Conheça as faculdades de Enfermagem que aceitam o Enem

Enem — Escrito por

Enfermagem está entre os cursos mais procurados pelos brasileiros.

De acordo com os dados mais recentes da Estatística da Educação Superior, essa graduação é oferecida por quase 800 faculdades, sendo que a maioria está na rede privada.

A gente sabe que, mesmo com tantas opções, a concorrência no vestibular de Enfermagem é alta. Mas você já pensou em usar a sua nota do Enem para entrar no curso?

Que tal começar agora mesmo a pesquisar os processos seletivos que têm o Enem como critério de classificação e descobrir boas faculdades que aceitam a nota do exame? Vem com a gente!

Como entrar em Enfermagem com a nota do Enem

Se você fez o Enem, vale muito a pena conhecer estes processos seletivos. Eles têm características, benefícios, níveis de concorrência e exigências diferentes, mas todos eles ajudam de alguma forma a conquistar o sonho de concluir uma graduação.

Aqui você vai ver um resumo, partindo da seleção mais tranquila para a mais disputada:

  • Ingresso Direto: é um jeito descomplicado de entrar na faculdade. Aqui, tudo o que você tem que fazer é informar suas notas o Enem. Muitas faculdades aceitam o desempenho de qualquer edição do exame a partir de 2010, enquanto outras exigem que o candidato tenha feito o Enem há três anos ou menos. O importante é saber que o processo é simples: se alcançar a nota solicitada pela faculdade, a vaga é sua. Confira junto à faculdade do seu interesse se ela está trabalhando com o ingresso direto para o curso de Enfermagem e qual a pontuação necessária para passar – elas variam muito, inclusive de um semestre para outro.
  • FIES: o legal do FIES é que ele ajuda a pagar a mensalidade (nem sempre muito baixa) durante todo o curso. A dívida só começa a ser cobrada depois da formatura. Para concorrer ao benefício precisa se enquadrar nos requisitos de renda familiar e apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero em qualquer edição do Enem a partir de 2010. Há vagas em todo o Brasil e as notas de corte ficam entre 455 e 670, com média nacional de 555 pontos.
  • ProUni: com o ProUni, dá para conseguir bolsa total ou parcial no curso de Enfermagem. Para se inscrever você vai ter que apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem mais recente, sem ter zerado a redação. É preciso atender a algumas exigências socioeconômicas. Aqui o processo seletivo aperta um pouco – as notas de corte vão de 525 a 720, aproximadamente, com média nacional de 620. Difícil, mas ainda bem possível, não é mesmo?
  • Sisu: essa seleção distribui vagas em universidades públicas conveniadas. Como você sabe, tem muito menos vaga para Enfermagem na rede pública, o que eleva – e muito – as notas de corte. Em edições recentes do Sisu ela tem ficado entre 650 e 810, com média nacional em torno de 690 pontos. O Sisu acontece duas vezes por ano e a única exigência para se inscrever é ter feito o Enem mais recente, sem ter zerado a redação.

Um lembrete…

Não é porque você viu um exemplo de nota de corte que vai se acomodar, combinado? A nota de corte é a mínima para conseguir vaga, então não arrisque! Vale a pena mirar mais alto e estudar para superar as notas que citamos aqui.

Faculdades de Enfermagem que aceitam o Enem

Viu como tem várias alternativas de cursar Enfermagem com o Enem? Já sabe em qual delas vai apostar?

E se a gente contar que tem faculdade de Enfermagem boa – reconhecida e bem avaliada pelo MEC – que trabalha com ingresso direto, ProUni, FIES e ainda oferece outros tipos de facilidade, como bolsas, financiamentos e descontos?

Parece bom demais para ser verdade, mas não é!

Confira a seguir algumas instituições onde você pode usar a sua nota do Enem para estudar Enfermagem:

Veja também:

Saiba em quais faculdades você pode estudar com o Enem

E aí, já escolheu onde vai estudar Enfermagem com a nota do Enem? Conte para a gente nos comentários!

Comente