Conheça as faculdades de Medicina que aceitam a nota do Enem

Enem — Escrito por

O candidato a uma vaga no curso de Medicina sabe que vai encarar uma pedreira pela frente. Essa graduação está sempre no topo das mais concorridas e exige um desempenho próximo da perfeição no vestibular.

Para aumentar as chances de conseguir uma vaga, tem gente que faz dois, três ou mais vestibulares, encarando uma maratona de arrancar os cabelos.

Mas você sabia que dá para tentar entrar em Medicina em várias faculdades fazendo apenas uma única prova?

Isso mesmo! É perfeitamente possível passar no curso mais concorrido do Brasil usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

Descubra como funciona e quais as faculdades de Medicina que aceitam a nota do Enem!

Como usar a nota do Enem para entrar em Medicina

Quem quiser entrar em uma faculdade de Medicina com a nota do Enem tem duas possibilidades:

  • Participar do Sisu para tentar vaga em universidade pública.
  • Participar do ProUni para tentar uma bolsa de estudos em faculdade particular.

Vamos entender melhor cada uma dessas opções.

Entrar em Medicina em faculdade pública com a nota do Enem

Se você fez o Enem mais recente e não zerou na redação, pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa do governo federal que classifica candidatos a vagas em universidades públicas por meio da nota do Enem.

O Sisu acontece duas vezes ao ano e é gratuito.

Apesar de não impor muitas exigências para a inscrição, o Sisu é mega concorrido. Conseguir uma vaga em Medicina aqui pode exigir de 780 a mais de 900 pontos no Enem!

Por isso, se você não está a fim de prestar vestibular, o negócio é investir pesado nos estudos para se dar muito bem no Enem.

No Sisu, a quantidade de vagas para Medicina e as faculdades participantes podem mudar a cada semestre. Em edições recentes, mais de cem universidades públicas abriram a possibilidade de ingresso via Sisu.

Conheça algumas instituições que participam desse processo seletivo:

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMG)

Entrar em Medicina em faculdade particular com a nota do Enem

Muitas faculdades particulares, para atrair mais alunos, aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. O sistema é simples e sem burocracia: basta apresentar o desempenho no Exame e, se tiver pontuação suficiente, fazer a matrícula. É o chamado ingresso direto.

Infelizmente, esse sistema não está disponível para Medicina. Na maioria das faculdades particulares, esse curso tem um vestibular à parte, um pouco mais complexo do que o vestibular geral.

Mas nada de desanimar!

Existe uma possibilidade de entrar em faculdade de Medicina particular só com a nota do Enem. E ela ainda traz um bônus e tanto!

Trata-se do Programa Universidade para Todos (ProUni), que usa a nota do Enem para distribuir bolsas de estudos parciais e integrais em cursos de todas as áreas, inclusive Medicina.

O ProUni também acontece duas vezes ao ano e tem inscrições gratuitas.

Para participar, o candidato não pode ter diploma universitário e tem que ter feito o Enem mais recente, com pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

Como o objetivo do programa é ajudar quem não tem grana para pagar a faculdade, o ProUni tem um teto de renda familiar. Para tentar uma bolsa integral, que cobre 100% da mensalidade, a renda familiar bruta mensal não pode ultrapassar um salário mínimo e meio por pessoa. Para tentar bolsa parcial, essa renda pode ser de até três salários mínimos por pessoa.

Quanto à pontuação para garantir uma vaga, dá para respirar um pouquinho. A média fica em pouco mais de 750 pontos, podendo chegar a 800 pontos nas faculdades mais concorridas.

Participam do ProUni faculdades de peso, como a Anhanguera, a UNICSUL,  a UNICID,  a UNIFRAN  e a Pitágoras de Minas Gerais.

Como usar a nota do Enem para financiar a faculdade de Medicina

Deixamos por último uma alternativa que não substitui o vestibular, mas usa a nota do Enem e é uma super ajuda para quem quer fazer Medicina mas está com o orçamento apertado.

Estamos falando do Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES. Com ele, dá para conseguir um crédito estudantil para ajudar a pagar as mensalidades do curso de Medicina e só começar a quitar a dívida depois da formatura.

As condições do financiamento do FIES são facilitadas e as inscrições para concorrer a uma vaga abrem duas vezes ao ano.

As notas de corte do FIES são próximas às do ProUni, com média por volta dos 750 pontos no Enem.

Faculdades de Medicina reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem

Fora as instituições públicas que participam do Sisu, centenas de faculdades particulares aceitam a nota do Enem para ingresso no curso de Medicina.

Aqui, o cuidado deve ser redobrado: só entre em uma faculdade reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC). Essa é a garantia de que todo o seu investimento será recompensado na forma de um diploma válido e aceito em todo o Brasil.

Selecionamos para você algumas faculdades de Medicina que aceitam a nota do Enem em programas como ProUni e FIES:

Todas elas também trabalham com facilidades como descontos, convênios e bolsas.

Veja também:

Veja a mensalidade das principais faculdades de Medicina

 

Vai usar sua nota do Enem para entrar na faculdade de Medicina? Já sabe em qual delas? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente