Conheça as faculdades de Pedagogia que aceitam o Enem

Enem — Escrito por

Entre os cursos mais populares do país, Pedagogia pode ser encontrado em mais de 1.000 faculdades – a maioria na rede particular de ensino.

Quem está pensando em fazer esse curso não vai ter muita dificuldade de conseguir uma vaga com a nota do Enem. Além dos diversos processos seletivos disponíveis, há uma imensa quantidade de vagas distribuídas todos os anos.

O segredo para se dar bem é escolher uma boa faculdade, saber que nota é preciso pra entrar, e qual processo seletivo é o mais adequado para você.

Conheça a seguir algumas faculdades de Pedagogia que aceitam o Enem e garanta sua vaga!

Faculdades de Pedagogia que aceitam o Enem

Quem quiser entrar em Pedagogia com a nota do Enem terá pelo menos quatro chances de tentar uma vaga:

  1. Sisu, para quem quer estudar em instituições públicas.
  2. ProUni, para quem quer bolsa de estudos em faculdade particular.
  3. FIES, para quem busca uma forma facilitada de financiar os estudos.
  4. Ingresso direto, para quem quer garantir vaga de forma rápida e descomplicada em faculdade particular.

Neles, há centenas e centenas de faculdade à sua escolha, em todas as partes do Brasil – inclusive para quem quer estudar a distância.

Vamos conhecer algumas delas?

Faculdades públicas de Pedagogia que aceitam o Enem

Há um bom número de universidades públicas que oferecem vaga em Pedagogia pelo Sisu – a lista pode ser consultada no site oficial do programa, na época em que as inscrições estiverem abertas.

O desafio aqui é mesmo encarar a concorrência, que, por vezes, pode elevar a nota de corte a mais de 740 pontos em algumas instituições.

Mas o bom é que Pedagogia tem uma oferta de vagas tão grande que dá para entrar até com notas mais baixas. A média, por exemplo, é de 610 pontos no Enem, enquanto as menores ficam na casa dos 550 pontos.

Para participar do Sisu basta ter feito a edição mais recente do Enem e não ter zerado a redação. As vagas são apenas para cursos presenciais.

Faculdades privadas de Pedagogia que aceitam o Enem

As faculdades privadas dominam a oferta de vagas em Pedagogia no Brasil: cerca de 92% do total, pode acreditar!

Essa proporção não é muito diferente nos processos seletivos que usam a nota do Enem.

O candidato que quer estudar Pedagogia em faculdade privada optar pelo ProUni, pelo FIES ou pelo ingresso direto.

O ProUni, que distribui bolsas de estudos, exige que o candidato tenha feito o Enem mais recente e atenda às exigências de renda familiar, formação escolar e desempenho nas provas. A nota média para conseguir vaga no programa é de 570 pontos, com variações que podem ir de 450 (a mínima necessária) a mais de 720!

O FIES ajuda a financiar os estudos com juros baixos e um prazo generoso para pagar a dívida, que só começa a ser cobrada depois da formatura. Para participar é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e atender aos requisitos de desempenho e renda familiar. Para obter vaga em Pedagogia é necessário ter, em média, 550 pontos. Há faculdades que pedem menos, cerca de 450 pontos, e outras que exigem mais de 670. Tudo depende de onde você quer estudar.

Dos três, o ingresso direto é o processo mais sossegado. Além de ter notas de corte menores, não faz qualquer exigência de renda. O interessado só precisa informar a pontuação obtida no exame para conseguir vaga instantaneamente – só é preciso ter nota igual ou maior que a mínima exigida, claro.

Conheça algumas faculdades particulares de Pedagogia que aceitam o Enem:

Veja também:

Descubra que nota você precisa tirar no Enem pra passar em Pedagogia

O que achou dos processos seletivos, das notas de corte e das faculdades que oferecem Pedagogia pelo Enem? Conte para a gente!

Comente