Conheça as faculdades em SP que aceitam a nota do Enem

Enem — Escrito por

São Paulo é um estado de grandes números. Tem a capital mais populosa do Brasil, representa uma fatia superimportante na economia com o maior Produto Interno Bruto (PIB) do país e abriga nada menos que 22% de toda a população brasileira.

Na educação universitária não é diferente. São mais de 600 instituições de ensino superior espalhadas por todas as regiões paulistas.

Tem faculdade pública e privada, presencial e a distância, para todos os gostos, bolsos e desempenhos no Enem.

Isso mesmo: para quem quer fazer uma graduação estado de São Paulo com a nota do Enem, não vai faltar opção.

Conheça aqui o que você pode fazer com sua nota do Enem para estudar em SP e veja uma lista de faculdades reconhecidas e bem avaliadas onde você pode investir!

Como usar o Enem para estudar em SP

Vamos falar aqui de quatro processos seletivos que usam a nota do Enem. Todos eles oferecem vagas no estado de São Paulo e cada um tem uma característica específica. Sua escolha vai depender de uma combinação de necessidade, expectativa e desempenho no exame.

Para facilitar as coisas, a gente separou as possibilidades em quatro situações:

Para quem planeja estudar em universidade privada sem fazer vestibular

Sem estresse, sem burocracia e sem precisar se encaixar em um perfil muito específico, o ingresso direto é uma escolha bem interessante para quem quer cursar uma faculdade particular com a nota do Enem.

Em São Paulo essa modalidade está disponível em várias instituições de renome, como a Anhanguera, a UNIFRAN e a FAM, só para citar algumas.

O sistema não poderia ser mais simples: é só se inscrever (normalmente pela internet), apresentar a nota obtida no Enem e, caso atinja a pontuação necessária para entrar, efetuar a matrícula.

As regras e notas de corte variam entre cursos e instituições. Vale a pena entrar em contato com a faculdade do seu interesse para saber os detalhes.

Para quem planeja estudar em universidade pública sem fazer vestibular

Existe um processo seletivo nacional que usa a nota do Enem para classificar candidatos a vagas em universidades públicas. É o Sisu, do qual participam cerca de 100 instituições por todo o país. Sempre tem vaga no estado de São Paulo.

As inscrições para o Sisu acontecem duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre. Para participar basta ter feito o Enem mais recente, com nota acima de zero na redação. Dependo do curso e da instituição, as notas de corte aqui podem superar os 800 pontos.

Para quem busca uma bolsa de estudos

O ProUni usa a nota do Enem mais recente para distribuir bolsas de estudos em todos os estados brasileiros. Aqui, para se inscrever é preciso se enquadrar em requisitos socioeconômicos e apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas, com nota acima de zero no Enem mais recente.

As notas de corte do ProUni começam em pouco mais de 450 pontos. As bolsas podem ser parciais ou integrais e cobrem cursos presenciais e a distância.

Para quem precisa de ajuda para pagar a mensalidade

O FIES usa a nota do Enem mais recente para distribuir financiamento a juros baixos. Para concorrer ao benefício é preciso cumprir o requisito de renda familiar e ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

As notas de corte são semelhantes às do ProUni.

Boas faculdades de SP que aceitam o Enem

Como tem centenas de faculdades de SP que aceitam o Enem, você precisa ficar de antena ligada.

Escolha aquela que oferece o processo seletivo que você procura, com as condições que você pode cumprir. Ah, e não se esqueça de verificar se a instituição é reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC), pois é isso que garante a validade do diploma.

Veja a seguir uma seleção de faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que aceitam o Enem em SP. Todas elas trabalham com ingresso direto, ProUni, FIES e programas de incentivo variados (bolsas, descontos, financiamento, convênios):

 

Veja também:

Descubra que nota você precisa tirar no Enem para ganhar bolsa

Vai usar a nota do Enem para estudar em SP? Já decidiu a faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente