Conheça as faculdades particulares que aceitam nota do Enem

Enem — Escrito por

Quem enfrenta o perrengue do Enem ganha uma bela compensação lá na frente: a possibilidade de conquistar uma vaga no ensino superior.

Se a intenção é estudar na rede particular, então, as vantagens se multiplicam: dá para conseguir bolsa de estudos, financiamento facilitado e até ingresso direto, sem fazer vestibular.

Aqui a gente vai falar sobre tudo o que você pode fazer com sua nota do Enem para entrar em universidades privadas.

Ao final, preparamos uma lista com faculdades particulares que aceitam a nota do Enem!

Como posso usar a nota do Enem em faculdades particulares?

Se você fez o Enem e quer entrar em uma faculdade particular, tem um mundo de opções à disposição.

Dê uma olhada:

  • Ingresso direto, sem vestibular
  • Bolsa de Estudos Enem
  • Bolsa do ProUni
  • Financiamento FIES

Vamos detalhar cada uma delas a seguir

Como usar a nota do Enem para entrar direto em faculdade particular

Começamos pelo sistema mais simples de todos, o ingresso direto.

Adotado por muitas faculdades particulares, o ingresso direto aceita a nota do Enem para substituir o vestibular. O candidato que tiver pontuação suficiente só precisa fazer a matrícula.

O desempenho exigido para passar varia de acordo com o curso, o número de vagas disponíveis, o turno, a faculdade, a unidade e a modalidade de estudos (a distância ou presencial).

O benefício está disponível em instituições do porte da Anhanguera e da Pitágoras de Minas Gerais, por exemplo.

Dá para entrar em quase todos os cursos por esse sistema. A exceção fica para alguns cursos mais concorridos, principalmente da área da Saúde, como Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Enfermagem (dependendo da faculdade).

Como usar a nota do Enem para conseguir a “Bolsa de Estudos Enem” em faculdade particular

A Bolsa de Estudos Enem é uma das formas mais simples e desburocratizadas de conseguir estudar em uma ótima faculdade particular pagando menos.

O sistema funciona da seguinte forma: o candidato a uma vaga na faculdade apresenta a nota do Enem e, dependendo do seu desempenho, pode conseguir isenção da matrícula, descontos nas primeiras mensalidades, bolsa parcial e até bolsa integral durante todo o curso!

Nas faculdades da rede Cruzeiro do Sul Educacional, por exemplo, a partir de 300 pontos já dá para conseguir isenção de matrícula e quem fez a partir de 750 pontos no Enem ganha uma bolsa de 100% que vale para toda a duração do curso!

O benefício está disponível nas seguintes faculdades:

Como usar a nota do Enem para conseguir bolsa do ProUni em faculdade particular

Você já deve ter ouvido falar do Programa Universidade para Todos (ProUni). Ele foi criado em 2004 e, desde então, vem distribuindo bolsas de estudos em boas faculdades particulares pelo Brasil afora.

O ProUni vale para cursos presenciais e a distância e é destinado apenas a quem ainda não tem diploma de nível superior.

As bolsas podem ser parciais (50% da mensalidade) ou totais (100% da mensalidade), dependendo da renda familiar bruta mensal do candidato – três salários mínimos por pessoa para a bolsa parcial e um salário mínimo e meio por pessoa para a bolsa integral.

Além de ter um teto de renda familiar, o ProUni faz algumas exigências de formação. É preciso ter feito todo o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista integral de escola particular.

As inscrições abrem duas vezes por ano. Para concorrer ao benefício, além de se enquadrar nos requisitos de renda familiar e formação, é obrigatório ter feito o Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado na redação.

Quanto mais alta a nota do Enem, maiores as chances de passar.

Em edições recentes do ProUni, a nota para entrar tem ficado entre pouco mais de 450 pontos, em cursos menos concorridos, e cerca de 800 pontos, naqueles “campeões de audiência”, como Medicina, Direito e Engenharia.

A nota de corte do ProUni varia em função de uma combinação de faculdade, unidade, curso, turno e modalidade de concorrência.

Como usar a nota do Enem para conseguir financiamento do FIES em faculdade particular

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é outro programa do governo federal que tem ajudado muita gente a conquistar o sonho de cursar o ensino superior.

Com ele, o estudante financia o curso e só vai começar a quitar a dívida depois da formatura.

As exigências de participação podem variar a cada edição do processo seletivo (são duas por ano), mas geralmente envolvem renda familiar e desempenho no Enem.

As notas para conseguir o FIES são bem próximas às do ProUni, ficando entre 450 e 750 pontos, na maioria dos casos

Faculdades particulares que aceitam a nota do Enem

Conheça algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas que aceitam a nota do Enem para ingresso direto, FIES e ProUni, além de terem programas próprios de bolsas, financiamentos e descontos variados.

Veja também:

Descubra por quanto tempo vale a nota do Enem

 

Vai usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente