Saiba quais faculdades aceitam a nota do Enem 2018

Enem — Escrito por

Vai fazer o Enem 2018? Então prepare-se para encontrar um universo imenso de opções de estudos assim que sair o resultado do exame.

Quer tentar entrar numa universidade pública? Mais de cem oferecem vagas para quem faz o Enem.

Prefere uma faculdade particular? Tem milhares de vagas em cursos presenciais e a distância de tudo quanto é área do conhecimento.

Quer conseguir uma bolsa de estudos? Fazer um financiamento estudantil? Tem também!

Dá até para entrar em muitas delas sem nem precisar fazer vestibular.

Se você quer conhecer quais faculdades aceitam a nota do Enem 2018, fique aqui com a gente que vamos mostrar algumas das mais interessantes! Além disso, vamos explicar como funcionam os processos seletivos que podem garantir sua vaga no ensino superior.

Vamos lá?

Faculdades públicas que aceitam a nota do Enem 2018

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) conta com a participação de cerca de 130 universidades públicas espalhadas por todo o país. Juntas, instituições federais, estaduais e municipais oferecem vagas em todos os cursos presenciais que você possa imaginar, de Artes a Zootecnia, de Administração a Turismo, de Medicina a Música.

Algumas oferecem todas as suas vagas pelo Sisu; outras, apenas um determinado percentual.

De qualquer forma, quem fizer o Enem 2018 e não zerar a redação poderá participar do Sisu 2019.

Conheça algumas das instituições participantes:

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)
  • Universidade de Brasília (UNB)
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMT)
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

A maior dificuldade do Sisu é realmente a concorrência. Cursos mais procurados, como Medicina, Direito, Odontologia e Engenharias podem ser bem difíceis de entrar.

O Sisu tem duas edições, no primeiro e no segundo semestre. Em qualquer uma delas, só pode participar quem tiver feito o Enem mais recente e não tiver zerado a redação.

Faculdades particulares que aceitam a nota do Enem 2018

É aqui que as opções se ampliam!

Nas faculdades particulares, o Enem é usado para distribuir vagas em diferentes processos seletivos. Vamos falar de pelo menos três deles mais adiante (os principais): o ProUni, o FIES e o ingresso direto.

O que você precisa saber de antemão é que a escolha da faculdade particular ideal deve passar por alguns critérios:

  1. A instituição deve ser reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC). Esse é o detalhe mais importante, que você precisa observar bem de perto. Porque somente com esse reconhecimento do MEC o seu diploma vai ser aceito e terá validade no mercado de trabalho.
  2. O curso precisa ser bem avaliado e também ter autorização para ser oferecido. O ideal é que tenha nota 3 para cima (até 5) junto ao MEC. É a garantia de que o ensino é de qualidade.
  3. A faculdade precisa oferecer o curso que você quer, na modalidade adequada às suas necessidades.
  4. Seja no curso presencial ou a distância, observe a infraestrutura básica oferecida pela faculdade: salas de aula (ou polos) e laboratórios, principalmente.

Para facilitar sua busca pela faculdade ideal, a gente separou algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem cursos presenciais e a distância. Elas estão disponíveis em praticamente todo o Brasil e contam com uma oferta impressionante de graduações. Ah, e todas elas aceitam o Enem 2018 como forma de ingresso.

Confira:

Como usar a nota do Enem 2018

Além do Sisu, que já descrevemos acima, existem outros três grandes processos seletivos que usam a nota do Enem 2018.

São eles:

ProUni – Distribui bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares por todo o país. Para concorrer ao benefício em 2019 será preciso ter feito o Enem 2018, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. O ProUni é restrito a candidatos que atendem a certos perfis de escolaridade e renda determinados pelo MEC. Somente faculdades bem avaliadas podem participar do programa. São duas edições por ano, no primeiro e no segundo semestre.

FIES – Com o FIES é possível financiar os estudos a juros baixos e ainda pagar a dívida com um prazo bem generoso. As parcelas só são cobradas depois da formatura. É um benefício e tanto para quem quer fazer faculdade mas está sem condições financeiras para isso. O financiamento, no entanto, é concedido mediante processo seletivo. Para participar o candidato precisa ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. É preciso ainda se encaixar em determinados critérios de renda. O FIES abre seleção duas vezes ao ano.

Ingresso direto – Essa é, se dúvida, a forma mais fácil de conseguir vaga com a sua nota no Enem 2018. Basta encontrar a faculdade onde você quer estudar, inscrever-se no processo seletivo, escolher o curso e buscar a opção “Ingresso com a nota do Enem”. Em seguida, é só informar a nota obtida em cada uma das provas e torcer: caso você tenha pontuação suficiente, já garante vaga na hora e pode fazer a matrícula. O ingresso direto normalmente aceita todas as edições do exame a partir de 2010.

Veja também:

Descubra que nota você precisa tirar no Enem 2018

Vai tentar vaga em qual faculdade com sua nota do Enem? Conte para a gente!

Comente