Conheça ótimas faculdades que aceitam a nota do Enem

Enem — Escrito por

O Enem tem a incrível vantagem de ser aceito em milhares de faculdades brasileiras, das menores às maiores, de Norte a Sul do país.

Em muitas delas é só apresentar a nota das provas e já  conseguir a vaga desejada num instante, sem precisar passar pelo vestibular.

Com tantas alternativas à mão, às vezes a gente fica sem saber se aquela faculdade vale a pena.

Como resolver esse problema? É simples: conheça a seguir ótimas faculdades que aceitam a nota do Enem!

O Brasil tem ótimas faculdades que aceitam a nota do Enem

Escolher uma faculdade de qualidade é essencial para quem quer se dar bem na profissão escolhida.

O mercado de trabalho, ultracompetitivo, exige que os recém-formados tenham um perfil cada vez mais dinâmico, aliando conhecimentos gerais e específicos da área escolhida.

Somente as boas faculdades são capazes de oferecer uma base de conhecimento mais avançada, que realmente forma o tipo de profissional que o mercado procura.

E nem sempre essas faculdades são inacessíveis, caras ou concorridíssimas.

Algumas estão aí, ao seu alcance, numa unidade ou polo de apoio perto de sua casa.

Com a nota do Enem você pode garantir acesso a ótimas faculdades públicas e particulares. Basta, para isso, caprichar nas provas e conhecer a fundo todos os processos seletivos e programas que aceitam a nota do Enem!

Quer entender melhor essa história? Então cola no próximo tópico!

Como usar a nota do Enem para entrar nas melhores faculdades

O Enem oferece diferentes maneiras de entrar num curso superior. Três delas são mais comuns: Sisu, ProUni e ingresso direto –  todos com ótimas opções de faculdade.

A gente também vai falar do FIES, o programa de financiamento estudantil do governo federal.

Veja como funciona cada um:

Como entrar em ótimas faculdades pelo Sisu

Se você tirou uma boa nota no Enem, tem chances reais de conseguir vaga em universidades públicas ou institutos federais de educação pelo Sisu.

São milhares de vagas todos os semestres. O grande desafio desse processo seletivo é vencer a concorrência, dado que o Sisu é um dos processos seletivos mais procurados!

Como, no geral, as universidades públicas e IFs por todo o Brasil têm boa avaliação junto ao MEC, provavelmente você não vai ter problema de encontrar um ensino de qualidade pelo Brasil afora.

O Sisu oferece vagas apenas em cursos presenciais. Para tentar sua vaga é obrigatório ter feito a edição mais recente do Enem e não ter tirado zero na redação.

Como entrar em ótimas faculdades pelo ProUni

O ProUni é o programa do governo federal que distribui bolsas de estudos em faculdades privadas.

Os contemplados podem fazer todo o curso sem pagar nadinha de mensalidade, ou bancar apenas metade do valor.

Além disso, todas as faculdades participantes do ProUni precisam, obrigatoriamente, ter recebido uma boa avaliação junto ao MEC.

Lá, portanto, você só vai encontrar instituições com notas que variam de 3 a 5 (as notas do MEC vão de 1 a 5, no máximo).

Isso garante que o aluno bolsista vai fazer um curso de qualidade e entrar com tudo no mercado de trabalho.

Para tentar uma bolsa pelo ProUni é necessário ter feito o Enem mais recente, não ter zerado a redação e se encaixar nos perfis de renda familiar e formação escolar exigidos pelo MEC.

A seleção é pela nota no Enem. Quanto mais alta, mais chances. O programa é o único do governo a também oferecer vagas em cursos a distância.

Use a nota do Enem para financiar os estudos pelo FIES

O programa de financiamento do governo federal é muito procurado por quem precisa de uma ajudinha para fazer um curso superior.

O financiamento tem juros baixos e prazo longo para quitar a dívida. Assim como o ProUni, o governo só permite a participação de faculdades bem avaliadas, com notas de 3 a 5 junto ao MEC. Isso garante que o investimento feito pelo aluno será revertido positivamente no mercado de trabalho mais adiante.

Para participar é necessário ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e atender aos requisitos de renda. O programa só conta com cursos presenciais.

Como entrar em ótimas faculdades pelo ingresso direto

O ingresso direto é o único processo seletivo que usa a nota do Enem que exige uma atenção redobrada por parte dos interessados.

Como o modelo de seleção é usado por um número imenso de faculdades privadas, é preciso se certificar com antecedência de que a instituição escolhida tem boa avaliação junto ao MEC. Isso deve ser feito antes mesmo da inscrição.

Como fazer? O caminho mais seguro é por meio de uma pesquisa junto ao MEC. No site do e-MEC você pode ver o desempenho da faculdade escolhida, bem como o do curso que você tem em vista. É rápido, gratuito, e pode garantir um ensino de qualidade!

O ingresso direto permite que qualquer pessoa que fez o Enem entre na faculdade privada sem passar pelo vestibular. Vale para cursos presenciais e a distância.

Ótimas faculdades que aceitam a nota do Enem

Finalmente vamos a elas: as ótimas faculdades que aceitam a nota do Enem.

Por sorte, existem várias delas espalhadas pelo país.

Se você busca algumas dicas para começar, nós temos para você. São faculdades bem avaliadas que oferecem cursos em diversas áreas, presenciais ou a distância. E o melhor: todas contam também com programas próprios de bolsas, descontos e convênios que facilitam bastante o pagamento da mensalidade.

Conheça:

Veja também:

Conheça a prova do Enem e se prepare para ir bem na prova

Entendeu direitinho como encontrar as ótimas faculdades que aceitam a nota do Enem? Se tiver mais alguma dúvida, compartilhe com a gente nos comentários!

Comente