Saiba quais faculdades aceitam o Enem 2018

Enem — Escrito por

Não é à toa que o Enem vem sendo chamado de maior vestibular do país. A cada nova edição, mais faculdades aceitam as notas do exame como critério de seleção de novos alunos.

Em muitos casos, não precisa nem fazer vestibular. E quem se enquadra nos requisitos de participação pode optar por um dos programas do governo que dão acesso à faculdade. Dá até para conseguir bolsa de estudos ou financiamento!

Descubra agora mesmo quais são os caminhos para entrar na faculdade com a nota do Enem 2018 e conheça algumas instituições que aceitam o desempenho no exame!

 

Como usar o Enem 2018 para entrar na faculdade

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998. Inicialmente, seu objetivo era medir a qualidade do ensino médio no Brasil.

Hoje em dia ele continua servindo para isso, mas também para muito mais. Quem faz o Enem pode usar a nota para:

  • Conseguir acesso direto à faculdade particular, sem ter que fazer vestibular
  • Ganhar bolsa de estudos pelo ProUni
  • Obter financiamento pelo FIES
  • Passar para o curso dos sonhos em uma universidade pública pelo Sisu

Vamos dar uma olhada com mais detalhes em cada um desses casos.

Enem 2018 para acesso direto

As regras de uso do Enem mudam de acordo com cada instituição. Algumas pedem uma nota mínima geral e deixam de fora quem tenha zerado na redação.

Independentemente das regras específicas, é cada vez mais comum não precisar fazer o vestibular e poder tentar uma vaga usando nota do exame.

Um exemplo é a Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Além de aceitar o Enem como forma de ingresso, ela ainda dá descontos progressivos, que variam de 10% a 100% na mensalidade, conforme o desempenho no Enem.

Enem 2018 para conseguir vaga no ProUni

Com a nota do Enem você pode se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni). O desempenho mínimo para participar é de 450 pontos na média geral das provas. Quem zerou na redação fica de fora.

O ProUni distribui bolsas de estudo de 50% e 100%. Para se inscrever é necessário atender aos requisitos socioeconômicos solicitados pelo programa. O foco são estudantes de baixa renda.

Para participar das edições de 2019 (são duas ao ano), o candidato tem que ter feito o Enem 2018. Notas de edições anteriores não são aceitas no processo seletivo regular do ProUni – em alguns casos, podem ser usadas para concorrer a uma vaga remanescente.

Enem 2018 para conseguir vaga no FIES

No Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), você pode usar as notas de qualquer edição do Enem a partir de 2010.

Se for aprovado no programa, conquista um bom financiamento das mensalidades. A dívida pode ser quitada em várias parcelas, a juros baixos, e o pagamento só começa depois da conclusão do curso.

Além de se encaixar nos critérios socioeconômicos, para se inscrever é obrigatório apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média geral das provas do Enem e mais do que zero na redação.

O processo seletivo é concorrido, mas as notas de corte do FIES costumam ser mais baixas do que as do ProUni.

Enem 2018 para conseguir vaga no Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usa a nota do Enem para classificar candidatos a vagas em cursos presenciais de mais de uma centena de universidades públicas de todo o país. Entre elas, estão muitos Institutos Federais, Universidades Federais e Universidades Estaduais de grande tradição.

A exigência para conseguir uma vaga costuma ser alta quando comparada às notas de corte do FIES e do ProUni. Para ter sucesso no Sisu de 2019, você tem que ter arrasado no Enem de 2018, principalmente se o curso que você deseja estiver entre os mais concorridos, que chegam a ter notas de corte acima dos 800 pontos.

O processo seletivo acontece duas vezes ao ano, é gratuito e totalmente online. A rigor, a única exigência é não ter zerado na redação, embora algumas faculdades possam estabelecer regras próprias.

Quais faculdades aceitam o Enem 2018?

Preparamos uma pequena lista com faculdades que aceitam o Enem 2018 e reúnem características especiais.

Em primeiro lugar, todas elas trabalham com os programas FIES e ProUni, além de aceitarem as notas do Enem em substituição ao vestibular.

Outra coisa importantíssima é que são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e, mais do que isso, contam com boas avaliações, o que acaba valorizando o diploma.

Por fim, um ponto forte que todas essas faculdades têm em comum é que fazem parte de grandes redes educacionais, com enorme experiência no ensino universitário.

Anote agora nossas sugestões:

 

Veja também:

Conheça os conteúdos que caem mais frequentemente no Enem

 

Preparado para tirar um notão no Enem 2018 e conseguir sua vaga na faculdade? Deixe seus comentários para a gente!

Comente