Descubra quais faculdades aceitam o Fies 2020

Fies — Escrito por

Veja em quais faculdades particulares você pode financiar seu curso superior pelo FIES 2020!

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), do governo federal, oferece financiamentos de cursos superiores presenciais em instituições particulares bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Trata-se de uma ótima oportunidade para quem não consegue uma vaga na universidade pública, nem bolsa pelo ProUni, e também não pode arcar com as mensalidades de uma faculdade privada.

Na prática, o estudante financia o curso a juros baixos — ou zero — e começa a quitar a dívida somente após se formar.

Quer saber em quais faculdades você pode fazer uma graduação pelo FIES 2020? Apresentaremos as principais opções a seguir! Aproveite para saber mais sobre o programa e conheça uma alternativa ao FIES para estudar pagando pouco ou mesmo de graça!

Faculdades participantes do FIES 2020

Precisamos deixar claro que a lista de faculdades participantes do FIES muda a cada edição do programa, e o edital do FIES 2020 ainda não foi divulgado pelo MEC. 

Porém, a partir de edições anteriores, podemos indicar algumas das principais faculdades que costumam aceitar o FIES para financiamentos de seus cursos presenciais. Confira a lista a seguir:

Quem pode participar do FIES 2020?

Para participar do FIES 2020, é preciso ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010 e alcançado média igual ou maior que 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação. 

Existe ainda limites de renda familiar mensal por pessoa, que pode ser de até três salários mínimos ou até cinco salários mínimos, dependendo da modalidade de financiamento à qual o estudante deseja concorrer.

Os candidatos são selecionados pela nota do Enem, e, dependo do curso, a nota mínima necessária para conseguir uma vaga (nota de corte) pode ultrapassar 800 pontos!

Como se inscrever no FIES 2020

As inscrições para o FIES 2020 são gratuitas e devem ser feitas pela internet, na página oficial do FIES. 

O cronograma de 2020 ainda não foi divulgado pelo MEC, mas, como em anos anteriores, é provável que ocorram duas edições: uma no primeiro e outra no segundo semestre.

As inscrições para a edição do primeiro semestre costumam ocorrer em fevereiro, e as do segundo semestre em junho, sempre após o ProUni.

O que fazer se não conseguir o FIES

Embora o FIES seja uma importante ferramenta de acesso ao ensino superior no Brasil, muitos estudantes acabam ficando de fora do programa porque não atingem a nota de corte necessária.

Além disso, o programa exige que os participantes passem por vários trâmites burocráticos para terem acesso aos financiamentos, além de valer somente para cursos presenciais, enquanto a demanda pelo ensino a distância só aumenta.

Uma alternativa para quem não conseguiu um financiamento pelo FIES, ou quer fazer uma faculdade a distância e não tem como arcar com as mensalidades, é o chamado ingresso direto com a nota do Enem.

Essa modalidade de seleção, oferecida por várias faculdades privadas em todo o país, permite que o candidato use a nota do Enem em vez de fazer a prova do vestibular interno. 

Em muitos casos, quem opta pelo ingresso direto recebe uma bolsa de estudos de até 100% ou descontos especiais nas mensalidades, tanto em cursos presenciais quanto EAD.

O processo costuma ser bem simples, já que a bolsa é concedida diretamente pela faculdade ao estudante, sem intermediários. A nota de corte do Enem para conseguir passar no ingresso direto costuma ficar em torno de 300 pontos na maioria dos cursos.

Onde estudar

Conheça agora sete faculdades autorizadas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode usar sua nota do Enem para entrar direto, sem vestibular, e ainda conseguir uma bolsa de estudos ou desconto na mensalidade.

Desse jeito, você consegue obter uma formação de qualidade, mesmo com um orçamento apertado, sem se endividar. Clique nos links abaixo para obter mais informações:

Veja também:

Posso pedir o FIES antes de entrar na faculdade? Descubra!

Fique por dentro das notas de corte do Enem 2020

Depois de saber quais são as principais faculdades participantes do FIES 2020 e conhecer uma alternativa para estudar pagando menos com a nota do Enem, responda nos comentários: você vai tentar o FIES 2020? Para qual curso?

Comente