O FIES (Financiamento Estudantil) é um processo seletivo criado em 1999 com o objetivo de ajudar aqueles estudantes que não podem arcar com mensalidades para poder concluir o seu curso de graduação.

Hoje, o FIES oferece financiamentos em diversas instituições do país, mas só pode ser utilizado para financiar cursos presenciais.

Para participar do processo seletivo, o estudante precisa ter realizado alguma edição do Enem, desde 2010, ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação.

Além disso, o FIES exige que o estudante comprove renda, de acordo com o tipo de financiamento escolhido. 

Ótimas faculdades que aceitam o FIES 

Para participar do FIES, a instituição precisa ser autorizada pelo MEC a oferecer cursos superiores. Além disso, ela precisa está bem pontuada nas avaliações do órgão. 

Confira a lista de algumas ótimas faculdades que aceitam o FIES e estão presentes em todo o país:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Fundada em 1994, a Anhanguera hoje faz parte do Grupo Kroton Educacional, o maior grupo educacional do país.

Essa instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e de extensão em diversas áreas do conhecimento.

Cruzeiro do Sul Educacional 

A Cruzeiro do Sul Educacional teve início em 1965, com o Colégio Cruzeiro do Sul, em São Paulo.

Hoje essa instituição funciona com cursos de graduação, pós-graduação e extensão nas modalidades presenciais, semipresenciais e a distância. 

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

A Unicid possui mais de quatro décadas no ramo educacional. Em 1992, ela foi reconhecida pelo MEC e iniciou os seus cursos de graduação.

Hoje, a Unicid está presente em diversos estados, oferecendo cursos de graduação em diversas modalidades. 

Universidade de Franca (UNIFRAN)

A Unifran foi fundada em 1970 com alguns cursos superiores, mas em 2013 a instituição foi marcada com um importante passo: a junção ao Grupo Cruzeiro do Sul, que é um dos maiores grupos educacionais do país.

Hoje, a Unifran está presente em alguns estados, abrigando mais de 500 docentes, sendo que 60% destes são mestres e doutores. 

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

A primeira Faculdade Pitágoras foi fundada em 2000, oferecendo apenas o curso de Administração. 

Hoje, a instituição oferece cursos superiores em todas as áreas de conhecimento, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. 

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

A Unopar foi fundada em 1972, na cidade de Londrina, no interior do Paraná. 

Essa instituição é uma das maiores do país, principalmente quando falamos de cursos superiores na modalidade a distância. 

A Unopar hoje oferece cursos em todas as modalidades e em todas as áreas de conhecimento, com polos de ensino bem equipados e sistema virtual atualizado. 

Universidade Anhembi Morumbi 

A Anhembi Morumbi foi criada em 1970 por um grupo de publicitários. Na época a faculdade só oferecia curso de Comunicação Social, mas depois foi expandindo o seu leque de graduação. 

Hoje a instituição possui diversos cursos de graduação e pós-graduação presencial e a distância e também está presente em diversas regiões do país. 

UniCesumar 

A Unicesumar é uma instituição que está presente em todos os estados do Brasil, com diversos polos de educação a distância e 4 campi presenciais nas cidades de Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba. 

A instituição já possui muitos anos no ramo educacional e hoje possui mais de 190 mil alunos matriculados. 

Universidade Paulista (UNIP)

A Unip iniciou as suas atividades no ramo educacional no ano de 1988. 

Em 2004 foi credenciada para oferecer cursos a distância, e a partir daí começou a espalhar seus polos em diversos estados. 

O que fazer se não conseguir uma vaga no FIES 

Por ser um processo seletivo concorrido, muitos estudantes não conseguem ingressar em uma faculdade por meio do FIES, porém existem outras formas de realizar um curso superior, como o ingresso direto pelo Enem.

O ingresso direto não exige que você tenha obtido uma nota mínima no Enem, exige apenas que você não tenha zerado nenhuma das provas, inclusive a redação.

Para ingressar em uma faculdade por meio desse processo, o estudante só precisa se inscrever no site da instituição que escolher e aguardar no máximo 24 horas para obter o resultado, que é dado por e-mail, telefone ou até mesmo diretamente na instituição. 

Com o ingresso direto, o estudante também concorre a bolsas e descontos diretamente com a instituição de ensino, além de poder financiar todo o seu curso sem nenhuma burocracia. 

Veja algumas instituições que oferecem essa forma de acesso para os seus novos estudantes:

Veja mais:

Descubra como usar a sua nota do Enem

Teste vocacional grátis 

Já sabe qual curso vai tentar com o FIES? Conte para a gente aqui nos comentários!