Com o ProUni é possível fazer um curso superior com bolsa de estudos!

O programa abrange um número imenso de faculdades particulares em todas as regiões do Brasil que, juntas, oferecem milhares de cursos presenciais e a distância.

Para garantir tamanho benefício é preciso investir na preparação e tirar uma boa nota no Enem.

A seguir, conheça as faculdades que aceitam o ProUni 2020 e descubra como garantir sua vaga!

Quem pode participar do ProUni 2020

Para tentar uma bolsa no ProUni, o candidato precisa ter feito o Enem 2019 e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas. Quem zerar a redação não pode participar.

O programa é direcionado a quem concluiu o ensino médio em escolas da rede pública e tem renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

São duas edições todos os anos.

A primeira ocorre poucas semanas após a divulgação dos resultados do Enem, em janeiro. É nesse momento que será distribuída a maior quantidade de bolsas.

A segunda edição é mais compacta e acontece no meio do ano. É utilizada por alunos que iniciarão os estudos no segundo semestre.

Dependendo do perfil socioeconômico do candidato, a bolsa obtida pode ser integral, que cobre 100% da mensalidade, ou parcial, que cobre metade do valor da mensalidade.

Você encontra todo tipo de curso no ProUni, de Artes Plásticas a Medicina.

É o único programa de acesso ao ensino superior do governo federal que também distribui vagas em cursos a distância!

Como funciona o ProUni 2020

Assim que as inscrições do ProUni abrirem, os candidatos que atenderem às exigências de participação podem se inscrever e escolher duas opções de curso.

Dá para disputar a vaga por meio de cotas ou pela ampla concorrência.

O critério de escolha é sempre a nota obtida no Enem.

Conforme a seleção vai rolando, mais gente vai entrando na disputa. Isso faz com que a nota mínima para entrar nos cursos disponíveis varie bastante ao longo do processo, para cima ou para baixo.

O programa permite que o candidato mude de curso ou faculdade quantas vezes quiser, para aumentar as chances de conseguir a bolsa.

Dá para fazer isso até o último minuto de seleção.

Os resultados do ProUni são divulgados dois dias após o encerramento do processo.

Depois disso, os participantes têm várias chances de conseguir a bolsa, mesmo que não tenham sido convocados na primeira chamada.

O ProUni tem ainda uma segunda chamada, uma lista de espera e, na sequência, uma nova seleção para as bolsas remanescentes.

Se não rolar vaga na primeira edição de 2020, o candidato pode tentar novamente na próxima, que acontece no meio do ano. Caso não consiga, será preciso fazer o Enem 2020 para tentar bolsa em 2021.

Outras alternativas ao ProUni 2020

O ProUni não é o único programa a usar a nota do Enem. Existem vários outros dos quais você pode participar para garantir vaga na faculdade em 2020.

Conheça os principais:

  • Sisu – O concorrido programa que distribui vagas em universidades públicas por todo o Brasil também tem duas edições anuais. Se você fez o Enem 2019 e não zerou a redação, não custa se inscrever e tentar vaga nas edições de 2020. O Sisu, no entanto, só trabalha com cursos presenciais.
  • FIES – Sua nota no Enem também pode render um financiamento estudantil facilitado, a juros baixos e com um prazo bem generoso para pagamento da dívida. O FIES é distribuído por meio de um processo seletivo muito semelhante ao do ProUni, só que menos concorrido, no geral. E ainda tem uma vantagem extra: os participantes podem usar a nota de qualquer edição a partir de 2010, desde que a pontuação de pelo menos 450 na média das provas, sem zero na redação.
  • Ingresso Direto – Para quem não quer entrar no estresse de uma disputa muito acirrada, o caminho é o ingresso direto. Com a nota de qualquer Enem a partir de 2010 já dá para concorrer a milhares de oportunidades em faculdades privadas por todo o país, em cursos presenciais e a distância. É, de todos, o sistema mais fácil e tranquilo de entrar: basta informar a pontuação obtida e correr para garantir a matrícula.

Faculdades que aceitam o ProUni 2020

Um dos grandes pontos positivos do ProUni é que o programa só trabalha com faculdades bem avaliadas junto ao Ministério da Educação (MEC).

Essa é uma bela garantia de que você vai encontrar um curso de qualidade reconhecida no mercado de trabalho e um diploma valorizado, com o qual poderá fazer concursos públicos, disputar vagas de emprego ou ampliar os estudos em pós-graduações.

Abaixo, a gente escolheu algumas boas faculdades onde você pode estudar com bolsa do ProUni, financiamento do FIES ou mesmo entrar pelo ingresso direto. Todas elas trabalham também com programas próprios de bolsas, descontos e financiamento, com muito menos burocracia do que os programas do governo.

Clique e conheça:

Veja também:

Saiba qual é a nota de corte do Enem 2020 e onde ver a sua

O que achou das faculdades que aceitam o ProUni 2020? Conte para a gente nos comentários!