O Programa Universidade para Todos (ProUni) distribui bolsas de estudos integrais e parciais em faculdades privadas bem avaliadas pelo MEC.

Todos os anos são oferecidas duas oportunidades para a população de baixa renda fazer um curso superior de qualidade sem pagar nada ou bancando apenas metade da mensalidade.

A vantagem é que no ProUni tem tudo quanto é curso: Medicina, Direito, Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis, várias modalidades de Engenharia, Artes, Biologia, Nutrição, Odontologia e muito, muito mais.

Também há diversas modalidades de ensino e vagas para cotistas.

Se bateu aquele interesse pelo ProUni, fique de olho: vamos falar tudo sobre o programa e revelar quais faculdades oferecem o benefício!

Faculdades que aceitam o ProUni

O ProUni está presente em praticamente todas as faculdades privadas do Brasil – desde que, claro, sejam reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação.

Esse detalhe é importantíssimo, tanto para o aluno quanto para o próprio MEC: é a garantia de que o investimento, de ambas as partes, não será em vão.

Provavelmente na sua cidade existem várias faculdades que aceitam o ProUni. A relação de universidades participantes do processo seletivo muda a cada semestre. Por isso, só dá para saber quais são exatamente as instituições com vagas abertas um pouco antes do período de inscrições.

No entanto, separamos algumas opções de faculdades bem avaliadas que quase sempre têm vagas disponíveis no ProUni:

Posso usar o ProUni para fazer uma faculdade a distância?

Sim! Inclusive, o ProUni é o único programa do Governo Federal que dá bolsas em cursos a distância.

A oferta de bolsas para cursos EAD muda a cada edição. É preciso acessar o sistema do ProUni um pouco antes ou durante o processo seletivo (veja quando acontece a seguir) para saber exatamente quais opções estarão disponíveis na sua região ou em algum polo próximo à sua casa.

Além de todas as vantagens de um curso a distância (diploma reconhecido no mercado, flexibilidade de estudo, grande diversidade de graduações nesse formato, etc.), geralmente as vagas para EAD são menos concorridas. Conseguir uma delas torna-se mais fácil, na maioria dos casos.

Quando acontece o ProUni?

O ProUni é realizado duas vezes por ano, sempre no início de cada semestre letivo. Geralmente as inscrições abrem logo após a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem para preencher vagas em universidades públicas.

No primeiro semestre, normalmente, o ProUni acontece em janeiro (às vezes no começo de fevereiro). No segundo, entre junho e julho.

As datas só são divulgadas pouco antes do processo seletivo. Por isso é preciso ficar bem ligado para não perder as inscrições.

Quem pode participar do ProUni?

O ProUni é voltado para estudantes que se deram bem no Enem mas não têm condições de bancar uma faculdade privada.

Conheça a seguir todos os requisitos de participação:

  • Ter feito o Enem mais recente e atingido desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas. Também é preciso ter tirado acima de zero na redação.
  • Comprovar renda familiar mensal bruta de no máximo 1,5 salário mínimo por pessoa para disputar uma bolsa integral (que paga 100% da mensalidade) ou de no máximo 3 salários mínimos por pessoa para disputar uma bolsa parcial (que paga metade da mensalidade).
  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou ter estudado em escola particular na condição de bolsista integral.
  • Não ter diploma de nível superior.

Podem concorrer ainda aqueles que:

  • Têm deficiência física.
  • São professores da rede pública de ensino e estão exercendo a profissão regularmente. Nesse caso não há necessidade de cumprir o requisito de renda familiar

Como se inscrever no ProUni

Só é possível se inscrever no ProUni durante a abertura do processo seletivo. Geralmente, o MEC dá um prazo de quatro dias (de terça a sexta-feira) para os alunos ingressarem no sistema, encontrarem o curso e entrarem na disputa pela bolsa.

É preciso ficar de olho vivo nos prazos. Quem perder o período, por um minuto que seja, não vai poder concorrer naquele semestre.

O processo é totalmente informatizado e as inscrições são realizadas apenas no site do ProUni.  Os requisitos para acessar o sistema são o número de inscrição e a senha do Enem do ano anterior. Em seguida, será preciso incluir informações de renda e escolaridade (que mais tarde precisarão ser comprovadas na faculdade para a qual o estudante foi selecionado).

Cada participante pode escolher até duas opções de curso. Quanto maior for a nota no Enem, maiores são as chances de conseguir o benefício.

É fácil ganhar uma bolsa pelo ProUni?

Na grande maioria dos casos, a disputa por uma bolsa do ProUni é bastante acirrada. Precisa ter uma bela nota no Enem para garantir a bolsa.

Cursos muito procurados, como Medicina, Direito, Administração, Odontologia e Engenharia são os mais difíceis de entrar. A nota de corte para conseguir vaga aqui pode facilmente ultrapassar os 700 pontos.

Já aqueles mais tranquilos, ou que têm muitas vagas disponíveis, como Pedagogia, algumas graduações a distância ou cursos de tecnólogo, por exemplo, podem ser obtidos, em algumas faculdades menos procuradas, com pouco mais do que a nota mínima: 450 pontos.

A concorrência por cotas, ao contrário do que muita gente pensa, não é muito mais baixa que a geral – as notas para passar ficam muito próximas e às vezes são até maiores do que as da ampla concorrência.

Outro detalhe importante: os candidatos não concorrem com todos os interessados em um mesmo curso. A disputa acontece somente entre aqueles que escolheram exatamente as mesmas opções de curso, turno, faculdade, unidade e modalidade de concorrência.

O segredo para se dar bem no processo seletivo do ProUni é ficar de olho nas notas de corte parciais, que são divulgadas todos os dias durante o processo seletivo. Com isso, o candidato tem uma visão mais real se pode concorrer ou não em determinado curso. Caso a pontuação esteja maior do que a que ele tem, dá para mudar de opção quantas vezes for preciso, até o encerramento das inscrições.

Veja também:

Descubra quais os documentos necessários pra obter o ProUni

Está com vontade de participar do ProUni? Conte para a gente em qual faculdade e curso você gostaria de ganhar uma bolsa!