As inscrições para o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) começarão no dia 7 de janeiro. Você sente que seu futuro acadêmico pode estar cada vez mais próximo e ainda não sabe nada sobre o SiSU? Ou pelo menos não sabe  como se dá o processo de inscrição e de seleção? Tire suas dúvidas aqui:

O Sistema de Seleção Unificada é um sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) que serve de processo seletivo para os candidatos ingressarem nas Instituições Públicas que desejam estudar.

O SiSU tem apenas 1 etapa de inscrição, na qual o candidato escolhe concorrer às vagas destinadas às políticas afirmativas ou às vagas de concorrência ampla do curso que pretende ingressar. Apenas a última alteração na inscrição será válida.

Ao final desta etapa, os melhores classificados são selecionados automaticamente de acordo com suas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e ponderações. A cada chamada os candidatos tem um prazo para efetuar a matrícula na Instituição, para confirmar a ocupação da vaga.

Após a última das 3 chamadas, se houver vagas remanescentes, o SiSU disponibilizará uma lista de espera, a qual para fazer parte, o candidato deverá manifestar interesse até o prazo que estará especificado no cronograma.

Só é necessário o número de inscrição do Enem e a senha para acessar seu cadastro no SiSU,  caso o candidato tenha perdido seu número ou a senha, ele poderá recuperá-los no site do Enem. Não é cobrada nenhuma taxa para a inscrição.

Lembre-se que o Inep guarda os registros do Enem de cada candidato por até 2 anos, portanto, quem só fez o Enem em 2011 poderá se inscrever com seu número e senha do Enem de 2011.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]