Quer concluir o ensino fundamental ou médio? Então descubra como se inscrever no Encceja! 

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma prova gratuita que oferece certificados de conclusão do ensino fundamental e médio para quem não concluiu os estudos de forma regular.

Se esse é o seu caso, confira agora como fazer as inscrições para o Encceja e adquirir o seu certificado!

Como eu posso me inscrever no Encceja 

A primeira coisa que você deve verificar para se inscrever no Encceja é se sua idade está dentro dos critérios exigidos pelo exame. 

Para fazer o exame e concluir o ensino fundamental, o estudante deve ter no mínimo 15 anos, já para o ensino médio, ele deve ser maior de 18 anos.

Se você está dentro dos critérios de idade, é só acessar o site oficial do Encceja (enccejanacional.inep.gov.br), no período de inscrições, que acontece duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre e preencher todas as informações abaixo:

  • Informe seus dados pessoais com um número de telefone e e-mail válido.
  • Informe o nível de formação que deseja concluir. 
  • Preencha o local onde deseja realizar a prova (estado e cidade).
  • Informe qual instituição você deseja que emita o seu certificado.
  • Responda com atenção ao questionário socioeconômico.
  • Conclua a sua inscrição informando qual será a sua senha de acesso.

Pronto! Feita a inscrição, é só aguardar o cartão de confirmação que irá conter a instituição que você fará sua prova. Esse cartão deve ser emitido até duas semanas antes do exame. 

Lembrando que não é necessário já ter estudado para realizar o Encceja. Se você sabe ler e escrever e tem a idade mínima necessária, pode realizar a prova e concluir os seus estudos.

Se caso não tenha o diploma do ensino fundamental, mas já tem 18 anos, você poderá fazer a prova do ensino médio e obter a certificação completa sem precisar realizar as duas provas.

As inscrições para participar do Encceja abrem geralmente no final do mês de maio. O ideal é sempre está atento ao site oficial do exame (enccejanacional.inep.gov.br) para não perder nenhum prazo, pois caso perca só haverá uma nova oportunidade no próximo ano. 

Disciplinas que estão na prova do Encceja 

O Encceja é composto de quatro áreas de conhecimento, e cada uma delas possui um 30 questões de múltipla escolha. Portanto, ao todo, o exame possui 120 questões e uma redação. 

Cada área de conhecimento possui diversas disciplinas, elas irão variar de acordo com o tipo de certificação.

Para concluir o ensino fundamental:

  • Caderno 1- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação.
  • Caderno 2- Matemática.
  • Caderno 3- História e Geografia.
  • Caderno 4- Ciências Naturais.

Para concluir o ensino médio:

  • Caderno 1- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e uma proposta de Redação.
  • Caderno 2- Matemática e suas Tecnologias.
  • Caderno 3- Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
  • Caderno 4- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).

Somadas as 120 questões, elas valem 180 pontos, e o estudante deve obter no mínimo 100 pontos nas provas objetivas e 5 na redação para conseguir o certificado.

Se o candidato não conseguir nota suficiente em todas as áreas do conhecimento, ele receberá o certificado parcial e, assim, na próxima edição do Encceja, pode fazer apenas as provas em que não obteve a pontuação mínima para obter o certificado. 

O que fazer com o certificado do Encceja 

Se você vai fazer o Encceja para concluir o ensino fundamental, é possível, após receber o certificado, se inscrever em uma escola regular e realizar o ensino médio regularmente. 

Se escolher realizar esse exame para concluir o ensino médio, será possível dar um grande passo em sua carreira. 

Você poderá fazer o Enem, porém só no ano seguinte ao Encceja, pois as inscrições só abrem no início do ano. E pode até mesmo ingressar logo em uma faculdade para fazer um curso do seu interesse na modalidade presencial ou a distância. 

Todas as instituições de ensino superior devem aceitar o certificado do Encceja. Algumas delas ainda oferecem bolsas, descontos e financiamentos próprios, sem burocracia para ajudar esses novos estudantes a realizarem o seu sonho. Confira algumas ótimas opções:

Veja mais:

Saiba tudo sobre fazer uma graduação tecnológica

Conheça as faculdades que duram 2 anos 

Já sabe como vai usar o seu certificado do Encceja? Conte para a gente aqui nos comentários!