Veja tudo que você vai precisar para se inscrever no Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, em 2020!

Com a prova do Encceja, milhares de pessoas podem comprovar que possuem conhecimentos referentes ao ensino fundamental ou médio.

Para quem não terminou os estudos básicos no tempo regular, isso pode fazer toda diferença, pois com ele as pessoas podem expandir seus estudos e chegar, quem sabe, a um curso de nível superior!

Por isso, se você está pensando em fazer o Encceja em 2020, a gente mostra o passo a passo completo do processo de inscrição, que começa daqui a pouco.

Veja a seguir!

Passo a passo da inscrição do Encceja 2020

As inscrições do Encceja estão previstas para acontecer em maio, a partir da segunda quinzena do mês.

Para conseguir participar das provas, todo mundo vai ter que fazer esse processo, não tem jeito.

Embora seja um tanto extensa, a inscrição é simples, totalmente gratuita e pode ser feita pela internet, no site oficial do Encceja.

Os candidatos devem separar pelo menos meia hora para tudo. A inscrição é feita em várias etapas. Veja o passo a passo a seguir:

Passo 1 — Acesse o site oficial de inscrição informe seu número de CPF e data de nascimento.

Passo 2 — O sistema identifica automaticamente o seu nome e o nome da sua mãe, de forma que você só precisa preencher dados como: documento de identidade, local de expedição, sexo, cor ou raça, estado civil e nacionalidade.

Passo 3 — Informe o CEP de sua residência no sistema. Automaticamente vai aparecer o nome da rua, o bairro e a cidade. Preencha apenas o número do imóvel e o complemento (apartamento, bloco ou lote, se for o caso).

Passo 4 — Se você tem algum tipo de deficiência física ou intelectual, está amamentando ou gestante, precisa de algum tipo de assistência médica constante, etc., precisa indicar todos os detalhes no sistema de inscrição.

Se não tiver qualquer solicitação especial, basta assinalar a opção e pular esse etapa.

Passo 5 — Indique o nível de certificação que você busca. No sistema há duas opções: certificação para o ensino fundamental e para o ensino médio.

Passo 6 — Escolha a cidade onde você vai fazer as provas do Encceja 2020 e qual instituição você quer que emita o seu certificado. Entre as opções disponíveis geralmente estão secretarias estaduais de educação e institutos federais de educação.

Passo 7 — Nesta etapa você encontra um extenso questionário com diversas questões de caráter socioeconômico, tipo renda familiar, nível de formação dos seus pais, emprego, situação de moradia, etc. Preencha tudo com cuidado. Essa é a parte mais extensa do processo de inscrição.

Passo 8 — Aqui basta informar seus números de telefone e informar um e-mail válido para que a organização do Encceja possa entrar em contato com você, se for o caso.

Passo 9 — Cadastre uma senha de acesso ao sistema do Encceja 2020 e guarde-a consigo em segurança, pois você vai precisar dela para acessar o cartão de confirmação da inscrição e verificar os resultados.

Passo 10 — Revise todas as informações mostradas na tela e, se estiver tudo correto, basta confirmar a inscrição. Se houver algum erro, dá para voltar e consertar.

Data das provas do Encceja 2020

É muito provável que as provas do Encceja 2020 sejam aplicadas em agosto.

Quem busca certificação do ensino fundamental terá de fazer provas de Língua Portuguesa (que abrange ainda Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física), Matemática, História Geografia, Ciências Naturais e Redação.

Quem quiser a certificação de ensino médio terá de fazer as provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação.

As provas para os dois níveis de escolaridade são aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino.

Cada prova objetiva tem 30 questões. A redação deve ser elaborada com um tema que é apresentado no dia da prova.

Os resultados devem sair no final de dezembro de 2020.

Do Encceja 2020 para a universidade: veja como fazer!

Com um certificado de conclusão do ensino médio irmãos, é hora de dar um passo adiante: participar do Enem, o maior exame de ensino médio do Brasil!

O Enem é maior e mais abrangente que o Encceja e oferece aos seus participantes diversas maneiras de entrar numa universidade pública ou privada.

Quem participar da edição mais recente e se der bem nas provas pode, por exemplo, disputar uma das mais de 250 mil vagas oferecidas em instituições públicas de ensino superior por todo Brasil, pelo Sisu.

Também pode tentar uma bolsa de estudos pelo ProUni, financiar os estudos em condições facilitadas pelo FIES ou, mais simples ainda, entrar direto em praticamente qualquer faculdade privada sem ter de passar por qualquer tipo de vestibular.

O Enem é aceito em algumas das melhores instituições de ensino superior do Brasil.

Como são milhares de opções, é sempre bom entrar nos processos seletivos com algumas faculdades em mente. A gente separou algumas para você conhecer a partir de agora:

Veja também:

Entenda que nota você precisa tirar para passar no Encceja

Anotou todos os passos da inscrição do Encceja 2020? Se ainda tiver alguma dúvida, compartilhe com a gente nos comentários!