Fazer o pedido de isenção da taxa do Enem é simples e totalmente on-line. Saiba como fazer a solicitação!

O Enem se tornou a prova mais importante para quem deseja começar o ensino superior. Obrigatório para as universidades públicas, é também uma alternativa para conseguir bolsas e descontos em universidades privadas.

Todos os anos, o exame avalia milhões de alunos brasileiros e, com a sua pontuação, abre as portas para que o sonho de estudar e ter uma nova profissão seja realizado por muitos jovens.

No entanto, muitos deles só alcançam a universidade porque há a possibilidade de isenção da taxa de pagamento do Enem. Por isso, vamos explicar agora como fazer para garantir esse direito caso você realmente não tenha como pagar para fazer a prova.

Como pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem?

O pedido de isenção é feito totalmente on-line. O Enem tem um sistema próprio que faz desde o cadastro dos estudantes até a divulgação dos resultados.

Além disso, é esse sistema que mostra a sua pontuação na prova. Assim, você pode utilizá-la nos processos seletivos de faculdades em que concorrer.

Pedir a isenção é bem simples, já que o sistema é bastante intuitivo e direciona você em todos os passos que deve seguir. Basicamente, você precisa:

  • Fazer o cadastro no sistema do Enem, informando seu CPF e data de nascimento.
  • Preencher seus dados pessoais.
  • Escolher uma categoria para pedir a isenção, que não poderá ser mudada posteriormente.
  • Responder a um questionário socioeconômico com as suas condições financeiras e de moradia.
  • Aguardar a resposta do pedido.

É bom lembrar que o pedido deve ser feito em um prazo determinado, que é divulgado pelo edital do Enem. Não há outra maneira de pedir a isenção nem outras datas!

Quando fazer o pedido de isenção do Enem?

As datas do Enem 2020 ainda não foram definidas. Em 2019, estes foram os dias para o pedido de isenção:

  • Pedidos de isenção: entre 1º e 10 de abril 
  • Resultado do pedido de isenção: 17 de abril
  • Pedido de recursos para isenção: entre 22 e 26 de abril
  • Resultado final dos pedidos de isenção: 2 de maio

Você deve ter notado que esse é um processo que leva aproximadamente 15 dias, porque, apesar de haver algumas situações em que a isenção é aprovada automaticamente, como para alunos de escolas públicas cadastradas, todos os casos são analisados e correm o risco de serem negados.

Caso seu pedido seja negado, você ainda pode entrar com um recurso e pedir uma revisão dessa decisão. São cinco dias para recorrer e ter um novo parecer.

Após alguns dias, sai o resultado final. Se seu pedido não for aceito realmente, você terá que pagar para fazer a prova.

Quem pode solicitar a isenção da taxa do Enem?

O valor da taxa do Enem pode ser um pouco alto e pode pesar nas despesas de alguns candidatos, porém o benefício de não pagar é concedido apenas a quem realmente não tem condições de arcar com esse valor.

Veja quais são os casos e quem pode pedir a isenção:

  • Estudantes do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas.
  • Estudantes do terceiro ano do ensino médio com bolsa integral em escola particular e renda familiar comprovada de até 1,5 salário mínimo per capita.
  • Participantes inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até 3 salários mínimos.
  • Estudantes do Encceja que conseguiram a certificação do ensino médio.

Essas são as categorias que aparecerão no sistema do Enem. Você terá que escolher uma delas e, após a sua escolha, não há como mudar sua opção no pedido de isenção. 

Além disso, tudo precisa ser provado, sob pena de o candidato responder por falsidade ideológica, caso tente “enganar” a organização da prova.

Quando sai o resultado da isenção do Enem?

Os resultados finais do último ano saíram no dia 2 de maio. Após a divulgação, os candidatos que receberem pareceres favoráveis e desfavoráveis quanto ao benefício devem efetivar a inscrição para realizarem a prova.

A aprovação da isenção não inscreve o estudante automaticamente no Enem! 

Assim, em 2019, o período de inscrição foi do dia 8 a 17 de maio. Para efetivar a sua participação, é preciso entrar no sistema do Enem novamente.

Que dia é a prova do Enem?

O Enem acontece em dois domingos. Sua última edição foi em 3 e 10 de novembro. Cada dia é dedicado a duas áreas do conhecimento, das quatro no total, e à redação.

Com a nova modalidade do Enem em teste em 2020, há previsões de datas tanto para a prova digital quanto a presencial. Para a prova digital, as aplicações serão em 11 e 18 de outubro. Já o Enem convencional, presencial, acontecerá nos dias 1º e 8 de novembro.

Contudo, os detalhes só serão confirmados oficialmente quando o MEC liberar o edital oficial, que é publicado no começo do ano. Em 2019, o edital saiu em março. 

Quais faculdades particulares aceitam a nota do Enem?

Engana-se quem pensa que o Enem só serve para entrar em faculdades públicas. Sua pontuação pode ser de grande ajuda para entrar direto em uma universidade privada.

Mas fique atento, porque existem muitas ofertas de vagas e você deve pesquisar para saber se aquela instituição é reconhecida pelo MEC. Assim, seu diploma terá validade em todo território nacional.

Aceita uma sugestão? Veja abaixo as nossas indicações de excelentes faculdades, reconhecidas pelo MEC, que oferecem cursos presenciais e a distância:

Para concorrer às suas vagas e bolsas de estudo, entre em seus sites e busque o atendimento on-line ou, se preferir, vá até a sede ou polo mais próximo de sua casa. 

Não perca tempo. Tire todas as suas dúvidas e invista na carreira que mais combina com o seu perfil, começando a traçar o seu futuro agora!

Veja também:

Conheça a pontuação para entrar na faculdade EAD pelo Enem

Veja nossa tabela de pontos do Enem para cada curso em 2020

Vai solicitar a isenção da taxa do Enem em 2020? Comente aqui se agora está mais tranquilo e já sabe tudo que precisa para entrar com o pedido!