Saiba tudo sobre o Fies 2019 e veja como estudar

Fies — Escrito por

Sabemos que muitos querem conseguir um diploma para ter uma vida profissional melhor, mas poucos possuem condições financeiras de manter uma faculdade, então que tal financiar os estudos?

O Fies é uma boa opção para quem deseja financiar a sua faculdade, além de que também existe há algum tempinho, mas desde 2018 vem sofrendo algumas alterações e para saber tudo sobre essas mudanças, bem como conseguir um financiamento com juros baixo, ou até mesmo juro zero, é só ler este artigo que preparamos para você.

Quais são as principais regras que valerão no FIES 2019

Com as novas regras, o FIES 2019 está um pouco mais complexo, mas sempre com a intenção de  atender um público maior, aumentando a acessibilidade para pessoas de renda baixa e para aquelas que possuem uma renda maior por mês.

Veja as principais alterações que valerão em 2019:

  • Renda Familiar: A renda familiar bruta mensal para participar do programa passou a ser de até cinco salários mínimos por pessoa.
  • Juros zero: Em 2018 cerca de 100 mil vagas no programa foi a juros zero e os demais juros variaram de  3% a 6,5%, aproximadamente. Em 2019 isso irá se manter e a quantidade de vagas a juros zero pode até aumentar.
  • Prazo para pagamento: A dívida começa a ser quitada em várias parcelas, logo após a formatura ou ingresso num emprego, mas o valor de cada prestação não deve extrapolar 10% do valor bruto do salário.
  • Limite de mensalidade: Antes o FIES tinha limite do valor da mensalidade financiada, dificultando o financiamento para quem deseja fazer Medicina, direito ou outros cursos com mensalidades mais altas, mas agora não tem mais e o estudante pode financiar qualquer curso presencial.

Categorias do FIES 2019

Com estas novas regras, também vieram as divisões do Fies.  São 2 categorias para os estudantes escolherem em qual melhor se encaixam, veja:

  • FIES – Esse é o financiamento com juros zero! Destinado aos estudantes que possuem a renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
  • P-FIES – Esta categoria tem juros baixos e é destinada a para estudantes com renda familiar bruta mensal de três até cinco salários mínimos por pessoa.

Exigências do FIES 2019

Veja as exigências para você se inscrever no Fies 2019:

  • Ter feito qualquer Enem a partir de 2010 e obtido, na mesma edição do Exame, pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
  • Ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa para disputar o FIES.
  • Ter renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa para disputar o P-FIES.
  • Não ter obtido o FIES antes.
  • Não ter em débito com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC).

Inscrições para o FIES 2019

As inscrições para o FIES ocorrem sempre duas vezes ao ano, e no primeiro semestre de 2019 o prazo vai de 7 a 14 de fevereiro.

O processo inicial é todo feito pela internet e no dia 25 de fevereiro os candidatos sabem o resultado e já são convocados para as etapas de contratação, veja quais são:

  • Cadastro no SisFIES – Nessa primeira etapa os candidatos terão 10 dias para preencher um questionário socioeconômico e fazer a comprovação de renda.
  • Apresentação dos documentos na CPSA – Feito o cadastro no SisFIES, o estudante deverá levar toda a documentação solicitada para a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade onde o ele obteve o financiamento. Lá, eles irão fazer a validação das informações e concederão a documentação necessária para obter o financiamento bancário.
  • Formalização do financiamento estudantil – Após as etapas do SisFIES e CPSA, o estudante terá um prazo para se dirigir a uma agência bancária conveniada ao FIES para dar prosseguimento ao financiamento. Ele terá que levar a documentação pessoal e as de um fiador, que pode ser uma pessoa, um grupo ou um fundo segurador.

Após cumprir todas essas etapas é só comemorar, pois o financiamento já estará ativado!

Onde estudar com o FIES 2019

Existem muitas faculdades no país, mas o governo federal só concede financiamentos em instituições com boas avaliações no MEC. O bom é que fica mais fácil para escolher uma boa faculdade para estudar com o Fies.

Para lhe ajudar, separamos as faculdades que são destaque no Fies e que possuem cursos em diversas áreas de conhecimento:

Você não se encaixa nas regras do Fies 2019? Ou não conseguiu uma vaga, porque além de ser muito concorrido, às vagas do Fies são limitadas? Não fique triste, pois as todas faculdades que citamos acima oferecem bolsas e financiamentos próprios e sem burocracia.

Agora veja todas formas de conseguir um financiamento estudantil, e descubra se alguma se encaixa no seu perfil:

Saiba como conseguir um financiamento estudantil

Veja mais:

Saiba tudo sobre o financiamento estudantil PEP Pitágoras

Vai fazer o Fies 2019? Então conte pra gente aqui nos comentários qual curso você deseja fazer!

Comente