Veja o calendário do Fies e fique atento às datas
Desde 2001, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) tem ajudado milhares de estudantes a realizar o sonho de uma formação no ensino superior.
E mesmo com mudanças recentes em 2018, o Novo Fies ainda é a opção de muitos brasileiros para ingressar em uma faculdade particular.
Se você tem interesse nesse programa de incentivo oferecido pelo Ministério da Educação (MEC)l, fique atento às dicas!
Como funciona o FIES
Após modificações na gestão do fundo financeiro, o Novo Fies, em vigor desde 2018, oferece alternativas com juros baixos e em diferentes porcentagens, de acordo com a renda familiar e perfil do inscrito.
As parcelas do financiamento só são cobradas após a graduação e com longos prazos para pagamento. Isso permite que o recém-formado consiga se programar e, de maneira mais estável, dar início à quitação da dívida do FIES — sempre com valores baixos.
Quem pode participar do FIES 2019?
Atualmente, o programa está dividido em duas modalidades. O Fies conta com recursos dos Fundos Constitucionais de Desenvolvimento, além da participação de bancos privados.
- Modalidade FIES: oferece vagas com juros zero para os participantes com renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos.
- Modalidade P-FIES: atende aos candidatos ao programa com renda familiar bruta mensal per capita de até cinco salários mínimos.
Calendário FIES 2019
Assim como o ProUni e o Sisu, o FIES também acontece de forma padronizada e em dois ciclos anuais: no primeiro e no segundo semestre.
O calendário da primeira edição do FIES 2019 é o seguinte:
- Inscrições: de 7 a 14 de fevereiro
- Resultado: 25 de fevereiro
- Lista de espera: de 27 de fevereiro a 10 de abril
Qualquer faculdade particular aceita o FIES?
É importante lembrar que, para uso do programa de financiamento do governo, a instituição de ensino deve ser reconhecida pelo MEC em sua atuação. A partir daí, já é possível eliminar algumas faculdades.
Mesmo não sendo a maioria, há instituições que ainda não usufruem dos programas de incentivo. Portanto, verifique se a faculdade de seu interesse é parceira do MEC para bolsas e financiamentos.
Algumas universidades também oferecem financiamento próprio, que pode atender perfeitamente à necessidade financeira do aluno.
É possível utilizar o FIES em cursos EAD?
O benefício do Fundo de Financiamento Estudantil ainda não é estendido aos cursos de ensino a distância, mas as mensalidades de faculdades EAD são normalmente mais competitivas, como na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).
Além encontrar uma mensalidade mais barata, que pode descartar a necessidade do financiamento, você ainda tem mais flexibilidade para estudar e adaptar a faculdade à sua rotina e tempo livre.
Nesse formato de ensino, você já pode encontrar cursos de diferentes áreas de conhecimento e modalidades, como bacharelado, licenciatura e tecnológico.
Onde encontrar faculdades particulares reconhecidas pelo MEC?
Com uso do Fies ou não, para ter um diploma válido no mercado de trabalho, sempre busque por uma instituição de ensino séria e comprometida. Veja algumas das faculdades particulares que atendem aos requisitos do MEC em reconhecimento e validação de seus cursos presenciais e EAD:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Faculdade das Américas (FAM) — em São Paulo
Veja também:
Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade
Saiba quais são as melhores profissões para trabalhar
Decidido pelo Fies? Conte nos comentários qual curso deseja fazer!