Todos os semestres, o FIES disponibiliza milhares de vagas a quem pretende financiar um curso superior em condições inigualáveis no mercado.

Mesmo com a grande quantidade de vagas, conseguir um financiamento do FIES requer dedicação por parte do interessado. É preciso ter em mente qual curso quer fazer e, principalmente, onde estudar, já que são tantas as opções!

A seguir, conheça as faculdades que aceitam FIES 2021 e como localizar as melhores perto de você!

A situação do FIES em 2021

A pandemia de covid-19 virou o Brasil de cabeça pra baixo, e o calendário escolar não escapou ileso.

Como alternativa para aliviar os efeitos dessa crise na vida dos estudantes, governo resolveu lançar três edições do FIES em 2021.

A primeira acontece em janeiro, praticamente junto com o Enem 2020. No entanto, nesta edição serão aceitas as inscrições de quem fez qualquer Enem entre 2010 e 2019.

Quem pretende usar a nota do Enem 2020 no FIES terá de esperar até abril para concorrer. É que os resultados do exame estão previstos para sair somente no final de março. Seguindo a ordem regular dos processos seletivos governo federal, teremos primeiro o Sisu, depois o ProUni e só então o FIES. Ou seja, é provável que aconteça ali próximo da segunda quinzena de abril.

A terceira e última edição de 2021 acontece no segundo semestre, em data ainda a ser anunciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Em cada edição, o governo promete distribuir cerca de 93 mil vagas.

O FIES oferece crédito estudantil a juros baixos (dependendo do perfil de renda do aluno, pode até ser juro zero) e condições facilitadas de pagamento. As parcelas do financiamento só são cobradas após a formatura, com prazo de vários anos.

O programa movimenta milhares de instituições pelo país, inclusive algumas bem famosas. Mais adiante revelaremos algumas delas. Acompanhe!

Quem pode participar do FIES 2021

O FIES é destinado a quem prestou o Enem e tem interesse em fazer um curso superior em faculdade privada.

Para tanto, é preciso atender a alguns requisitos de desempenho nas provas e de renda familiar. Você pode descobrir se se encaixa nesses critérios lendo o edital do FIES do semestre em que pretende concorrer.

Como conseguir uma vaga no FIES 2021

Quando abrirem as inscrições para o FIES, os candidatos que se encaixam nos critérios de participação devem acessar o site oficial do programa com o seu número de usuário e senha.

Uma vez no sistema, é possível escolher até três opções de curso entre os disponíveis.

As inscrições normalmente ficam abertas por quatro dias, começando numa terça-feira e se estendendo até a sexta-feira. Os resultados costumam sair já na segunda-feira seguinte.

O programa oferece duas chances de entrar: pela primeira chamada e pela lista de espera.

A primeira chamada é destinada aos que são aprovados de imediato na seleção principal. Eles terão alguns dias para preencher dados adicionais no sistema do FIES, apresentar a documentação na faculdade escolhida e, por fim, fazer a papelada do financiamento em uma agência bancária.

Os participantes em lista de espera podem ser chamados a qualquer momento, já que uma parte das vagas destinadas à primeira chamada acabam não sendo ocupadas, por motivos diversos. A convocação pode ocorrer em até 45 dias após a divulgação dos resultados. Ao ser convocado, o candidato terá pouco tempo para preparar a documentação e levar à faculdade, por isso é importante ficar ligado o tempo todo no site oficial.

Quanto à seleção, é importante saber que o processo leva em conta as notas apresentadas pelo candidato. Por isso, quanto maior a pontuação, mais chances de passar.

Cursos muito concorridos, como Medicina ou Engenharia (que normalmente custam uma fortuna nas faculdades privadas) muitas vezes exigem nota superior a 750 pontos.

Os financiamentos para cursos menos concorridos, entre eles algumas licenciaturas e tecnólogos ou bacharelados com grande quantidade de vagas, podem ser obtidos com notas que variam entre 450 e 550 pontos.

Outras seleções além do FIES 2021

O FIES vai ter três edições em 2021 – ou seja, três chances de você conseguir o financiamento desejado.

Mas se ainda assim não rolar, não desanime. Há outros meios de estudar em faculdade privada pagando quase nada.

Você pode tentar, por exemplo, uma bolsa de estudo por meio de sites especializados, negociar um desconto com a faculdade (muitas oferecem bolsas parciais) ou quem sabe tentar vaga em universidade pública pelo Sisu ou uma bolsa de estudos integral pelo ProUni.

Fora isso, há uma série de financiamentos privados que oferecem condições interessantes e são bem menos burocráticos que o FIES. Confira as opções no local onde você quer estudar.

Faculdades que aceitam o FIES 2021

No FIES há faculdade para todos os gostos e todos os bolsos. Tem desde instituições já consagradas no Brasil até aquelas de menor porte.

Para o Ministério da Educação (MEC), o mais importante é que ofereçam ensino de qualidade – o que aumenta as chances de uma boa colocação no mercado e justificaria o investimento a longo prazo que o estudante irá fazer.

Por isso, por lei, só podem participar instituições e cursos que tenham uma boa avaliação junto ao MEC, com notas iguais ou superiores a três pontos (o máximo é cinco).

Assim sendo, espere encontrar no FIES faculdades como:

Veja também:

Descubra que notas você precisa tirar no ENEM em cada curso

O que achou das faculdades que aceitam o FIES? Conte para a gente onde você sonha em estudar!