Descubra quando sai o resultado do Fies 2020
O FIES é um dos programas do governo que mais vêm recebendo inscrições todos os anos. Isso porque ele auxilia milhares de jovens a conseguir a vaga tão sonhada no ensino superior, financiando seus estudos.
Todos os anos são realizadas duas edições do FIES, e, por isso, é muito importante ficar atento às datas. E é isso que nós vamos mostrar logo a seguir. Porém, mais do que isso, também explicaremos sobre as regras do processo seletivo e como se inscrever.
E se por um acaso você achar que dessa vez não dá para passar no FIES, não se preocupe. Nós também explicaremos a você o que pode fazer caso não consiga uma vaga no programa do governo. Confira!
Sobre o FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem o objetivo de conceder financiamento a estudantes em cursos ofertados em instituições de ensino superior privadas.
O FIES divide o programa em diferentes modalidades, tornando possível a aplicação de juros zero e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda do candidato.
- FIES: para estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando seu limite de renda.
- P-FIES: para estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Essa modalidade funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e, ainda, com os recursos dos bancos privados participantes.
Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa obter um desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas do Enem e não ter zerado a redação. Vale para qualquer edição a partir de 2010.
Quando sai o resultado do FIES 2020
No primeiro semestre de 2020, as inscrições do FIES acontecem entre os dias 5 e 12 de fevereiro. O resultado é divulgado no dia 26 de fevereiro.
Já o resultado da segunda edição do programa está previsto para sair próximo ao dia 9 de julho de 2020.
Mas lembre-se de que o FIES não emite qualquer tipo de mensagem aos candidatos informando que eles foram aprovados. É de total responsabilidade destes acessar o site oficial, entrar com seus dados e conferir se foi selecionado.
Como se inscrever no FIES 2020
Para se inscrever, em primeiro lugar, é preciso acessar o site do FIES, clicar na opção “Primeiro acesso” no menu esquerdo e preencher os campos solicitados para efetuar o cadastro – com seu CPF, data de nascimento, e-mail e endereço.
Em seguida, você deverá cadastrar uma senha para obter acesso ao sistema. Feito isso, a primeira parte do cadastro estará finalizada.
Agora será necessário acessar o site do FIES Seleção para dar continuidade ao processo. Nele, você deverá informar outros dados pessoais, o curso que pretende fazer e a instituição que deseja estudar. Feito isso, você deve aguardar o resultado da pré-seleção.
Se for aprovado na pré-seleção, você deverá acessar o SisFIES e confirmar a inscrição no processo seletivo.
Não deixe de consultar o edital do FIES ou o site oficial do programa para ficar por dentro de todos os prazos.
O que fazer se eu não conseguir vaga no FIES?
Se por algum motivo você não conseguir passar no FIES, não se preocupe. Você não precisará deixar o seu sonho de ingressar no ensino superior para o ano que vem.
Existe uma outra forma de conseguir financiar seus estudos. Melhor ainda: cursar uma faculdade sem ter que pagar por isso (ou pagar menos). Sabe como? Pelo ingresso direto!
Por meio dele, o estudante pode usar a nota do Enem para iniciar uma nova graduação sem prestar o tradicional vestibular.
Além disso, muitas instituições que aceitam essa modalidade de seleção oferecem bolsas de até 100% para alunos que decidem ingressar direto.
Em geral, as notas de corte do ingresso direto também são mais acessíveis do que o FIES. Um desempenho de 300 pontos na média geral das provas objetivas, sem zerar a redação, é suficiente para garantir vaga.
Se atingir a nota mínima do curso desejado, basta o candidato apresentar o boletim de desempenho individual com a documentação solicitada para efetuar a matrícula.
Conheça, a seguir, algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) onde você pode usar sua nota do Enem para ingressar direto e garantir uma bolsa de estudos de até 100%. Isso irá te poupar de precisar fazer o vestibular da instituição que você escolher.
Caso você opte por não ingressar direto, todas elas ainda possuem programas próprios de bolsas e descontos nas mensalidades:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Veja também:
Entenda como você pode fazer uma faculdade com o FIES
Agora que você já sabe quando sai o resultado do FIES 2020, responda aqui nos comentários: qual curso você pretende fazer?