Descubra o que fazer depois do Enem

Enem — Escrito por

Assim que a gente termina o Enem, depois de tantos meses de expectativa, bate aquela vontade de ficar na preguiça o dia inteiro.

Nada mais justo, especialmente para quem passou o ano todo pegando firme nos estudos.

Mas o Enem é coisa séria, e quem está pensando em entrar numa faculdade não pode ficar desatento: é preciso se preparar, o quanto antes, para encarar os processos seletivos que estão por vir e garantir seu lugar numa faculdade de qualidade.

Quer saber o que fazer depois do Enem e o que espera por você nos próximos meses? Confira tudo isso aqui!

O que fazer depois do Enem

Depois de dar aquela descansada básica, começa o momento de preparação para os processos seletivos que abrem logo após a divulgação dos resultados oficiais do Enem, em janeiro.

Você terá pela frente o Sisu, o ProUni e o FIES – e todos eles impõem um desafio para quem está pensando em entrar numa faculdade pública ou particular.

Vamos entender melhor como funciona cada um? Dê uma espiada a seguir!

Depois do Enem, prepare-se para o Sisu

Assim que os resultados do Enem são divulgados, normalmente na primeira quinzena de janeiro, abrem as inscrições para um dos processos seletivos mais disputados do Brasil, o Sisu.

O programa concede vagas em universidades públicas e institutos federais de educação, ciência e tecnologia por todo o país, em tudo quanto é curso – até naqueles mais cobiçados, como Medicina, Direito e Psicologia.

Para participar basta ter feito o Enem mais recente e não ter zerado a redação.

Por que é importante se preparar para o Sisu com antecedência? Bom, devido à alta concorrência, os candidatos precisam ter uma boa noção dos cursos que irão aceitar a pontuação obtida no Enem.

Aqui, a nota média para conseguir vaga nos cursos mais tranquilos é de 670 pontos. Nos mais puxados, como Medicina, muitas vezes é preciso ter mais de 800 pontos. E tudo isso varia de instituição para instituição.

Fora isso, no Sisu, mesmo que você encontre um curso que aceite sua nota, é preciso ficar de olho na seleção o tempo inteiro, já que mais gente pode chegar, com pontuações mais altas, e fazer subir a nota de corte. É um exercício de paciência que dura quase uma semana inteira.

O programa permite que os candidatos façam duas opções de curso. Há vagas para cotas e ações afirmativas.

O Sisu tem duas edições todos os anos, no primeiro e no segundo semestre.

Depois do Enem, prepare-se para o ProUni

Se o seu lance é conseguir uma bolsa de estudos em faculdade particular, prepare-se para encarar o ProUni.

O programa, que abre inscrições logo após o encerramento do Sisu, também é bastante concorrido e irá exigir uma boa nota dos participantes.

As bolsas podem ser parciais ou integrais, dependendo do perfil socioeconômico do candidato.

A lógica é bastante similar à do Sisu: os candidatos assinalam duas opções de curso e precisam monitorar a nota de corte – que pode aumentar ou cair – no decorrer do processo seletivo.

O ProUni é o único programa do governo que oferece também vaga em cursos a distância.

Para se inscrever, você precisa atender a algumas exigências do MEC, que são:

  • Ter feito o Enem mais recente, sem ter tirado zero na redação.
  • Pontuação de pelo menos 450 na média das provas.
  • Ter feito o ensino médio em escola pública – ou em particular como bolsista.
  • Renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos per capita.

O programa também tem duas edições ao ano, no primeiro e no segundo semestre.

Depois do Enem, prepare-se para o FIES

Se não rolar vaga no Sisu ou no ProUni, você ainda terá a chance de tentar o FIES, o programa de crédito universitário do governo federal.

O FIES concede um financiamento estudantil cheio e facilidades: juros baixos, prazo longo e pagamento das parcelas só depois da formatura.

É um incentivo e tanto para quem sonha em fazer um curso superior.

A obtenção do financiamento, no entanto, acontece por meio de um processo seletivo razoavelmente concorrido. Pode participar todo candidato que fez qualquer Enem a partir de 2010, obteve pelo menos 450 pontos na média das provas, não tirou zero na redação e tem renda familiar mensal bruta de até cinco salários mínimos por pessoa.

A seleção ocorre duas vezes ao ano, geralmente depois do encerramento do ProUni. A distribuição das vagas é feita com base nas notas no Enem – quanto melhor o desempenho, maiores as chances de conseguir o benefício.

O programa financia até cursos mais caros, como Medicina e Odontologia.

Depois de tudo isso, ainda tem o ingresso direto!

O ingresso direto é uma forma rápida e descomplicada de entrar na faculdade.

O interessado só precisa apresentar as notas obtidas em qualquer edição do exame a partir de 2010 para conseguir a vaga desejada, caso alcance a pontuação solicitada pela faculdade. Funciona para a maioria dos cursos e não tem exigências de renda, formação escolar ou desempenho mínimo nas provas. É para quem gosta de praticidade.

A modalidade pode ser encontrada em diversas faculdades particulares pelo Brasil e serve tanto para cursos presenciais como a distância. Informe-se da disponibilidade na instituição do seu interesse (vamos indicar algumas a seguir).

Onde estudar depois do Enem

Se você vai tentar vaga em universidade pública, encontrará mais de cem opções de instituições no Sisu que, juntas, distribuem mais de 250 mil vagas pelo país anualmente.

Se a vontade é de estudar em uma faculdade particular, melhor ainda: o número de instituições é infinitamente maior.

Mas é bom se preparar com antecedência. O grande número de opções às vezes pode deixar o candidato sem saber para onde ir.

Pensando nisso, a gente separou algumas sugestões de faculdades bem avaliadas pelo MEC que participam do ProUni e do Sisu e ainda trabalham com o sistema de ingresso direto. Todas elas têm ainda seus próprios programas de incentivo, com descontos, bolsas e parcelamentos bem interessantes.

Conheça:

 

Veja também:

Como usar a nota do Enem pra entrar na faculdade

 

E aí, já começou a se preparar para os processos seletivos do Enem?  Conte para a gente em quais deles você vai participar!

Comente