Milhares de estudantes se inscrevem todos os anos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para tentar uma vaga nas universidades credenciadas, entre públicas e particulares. É a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que os candidatos podem escolher duas opções de curso, nas instituições que quiserem, desde que integrantes da relação participante. Depois de preencherem o cadastro,basta aguardar a análise das notas e acompanhar os resultados.

Se você já passou por todo o processo e conseguiu a tão sonhada vaga – seja na primeira ou segunda chamada geralmente divulgadas em janeiro, ou na lista de espera, que costuma ocorrer no mês de fevereiro–, deve se preparar para efetuar a matrícula. Quer saber como proceder? Acompanhe todas as nossas dicas:

O contato com a universidade

Depois de ser selecionado, o aluno deverá entrar em contato com a universidade pela qual optou na inscrição. É lá que ele vai obter todas as informações como horário, dia e os documentos a serem apresentados para realização da matrícula, como os de identificação, o histórico escolar, conclusão de curso e comprovante de residência.

O prazo para a matrícula já é previamente definido no cronograma desenvolvido pelo Sisu, que pode ser acessado no site oficial do programa. É importante salientar que o aluno entrará no curso de sua opção e, por isso, é muito importante que ele tenha certeza da opção no ato da inscrição.

No caso de transferência, o aluno deve entrar em contato com a  instituição escolhida. Por isso também é imprescindível que o candidato tenha definido a universidade na qual gostaria de estudar.

Para saber se a universidade escolhida ainda conta com algum programa para facilitar moradia e direito a transporte, o estudante também precisará entrar em contato direto com a instituição.

A lista de espera

Se você se inscreveu no Sisu e não foi convocado nas primeiras chamadas, mas conseguiu a vaga pela lista de espera, os procedimentos para realizar a matrícula são os mesmos citados anteriormente.

É importante lembrar que a vaga na lista de espera só vale para a primeira opção de curso, manifestada na hora da inscrição. Será de responsabilidade das universidades a convocação.

Atenção aos prazos para quem foi selecionado pelo Enem 2013

Para os selecionados em 2013, os prazos para as primeiras chamadas já foram encerrados. Quem não entrou em contato com as universidades foi automaticamente excluído do Sisu.

Quem perdeu o prazo, agora deve esperar até o começo do segundo semestre, quando é realizada a segunda edição anual do Sisu. O importante é que o aluno utilize a nota do Enem mais recente. Em 2014, o resultado de 2013.

De olho na concorrência

De acordo com o MEC, o Sisu contou com mais de 2,5 mil inscrições em 2014. Em contrapartida, foram oferecidas mais de 171 mil vagas distribuídas em quase 5 mil cursos, nas 115 universidades participantes.

Se você foi um dos concorrentes aprovados, agora já sabe o que deve fazer para realizar a sua matrícula. É importante seguir todas as recomendações das universidades, pois muitas pessoas perdem a chance, por pouca coisa, como esquecer os documentos. Portanto, fique atento e não deixe essa grande oportunidade passar batida.