Fui aprovado no Sisutec. Como realizar a matrícula?

Sisutec — Escrito por

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SiSUTEC) registrou, na edição de 2014, mais de 1 milhão de inscrições em todo o país. Para esta demanda, foi disponibilizado pelo MEC (Ministério da Educação) um total de 293.738 vagas, distribuídas em 122 cursos técnicos, que são ofertados de forma gratuita em 937 unidades de ensino espalhadas pelo Brasil. A lista dos aprovados na primeira e segunda chamadas é relacionada no site da instituição e se o seu nome está nela: parabéns pela conquista! É preciso, agora, estar atento aos prazos e procedimentos para a realização da matrícula para não perder a vaga. Confira algumas dicas para efetivar a sua participação!

1° passo: Descubra a instituição em que você foi aprovado

Quando você realizou sua inscrição para o Sisutec, pôde optar por concorrer à vaga em até duas instituições. Como o sistema do programa é interligado, caso você tenha sido aprovado para a primeira opção, automaticamente a vaga remanescente – da segunda opção de curso – é destinada a outro candidato. Da mesma forma, em caso de não ter sido selecionado para a primeira oferta, você poderá ter sido selecionado para a segunda opção proposta. Para saber em que instituição você foi aprovado, é necessário acessar o site do programa tendo em mãos o número da inscrição e a senha utilizada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) doa no relacionado à concorrência – ex: candidatos ao Sisutec 2014 utilizam as notas e dados do Enem 2013. O candidato deve consultar o resultado na opção “ver meu boletim”. Também é possível acessar a lista geral de alunos aprovados através dos filtros da página: “instituição”, “local de oferta” , “curso” e “turno”.

2° passo: Vá até a instituição e realize a matrícula

Após descobrir em que curso foi aprovado, o aluno deve se dirigir pessoalmente à instituição para realizar os procedimentos da matrícula. Nessa fase, é preciso estar atento aos documentos exigidos para a efetivação do trâmite:

1) Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Histórico Escolar;

2) Certidão de Nascimento;

3) Carteira de Identidade;

4) CPF

5) Foto 3×4 recente;

6) Título de Eleitor e Comprovante de votação (para os candidatos maiores de 18 anos);

7) Certificado Militar (para candidatos maiores de 18 anos e do sexo masculino);

8 ) Comprovante de Residência;

9) Comprovante de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2013.

Não se esqueça de levar os originais e as fotocópias!

Fique atento aos prazos e não perca a oportunidade

É muito importante que o aluno esteja atento aos prazos estipulados para a efetivação da matrícula. Para quem não teve a oportunidade, não precisa desanimar! Existe ainda a possibilidade de ser convocado para a segunda chamada. Os resultados são divulgados, geralmente no mês de abril, mesma época em que as matrículas são abertas.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o Sisutec, confira outras publicações em nosso site. Aqui você confere todas as informações sobre o programa, encontra dicas para garantir a sua vaga e, assim, conquistar a carreira dos seus sonhos! Bons estudos.

Tags: , , ,

Comente