Saiba onde ver o gabarito do primeiro dia do Enem 2019

Enem — Escrito por

Ao realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), muitos candidatos ficam ansiosos para saber qual foi seu desempenho.

O resultado oficial demora, normalmente, dois meses para sair. Porém, o gabarito do Enem é divulgado pouco tempo depois da prova.

Assim, o estudante já pode verificar quantas questões acertou, para ter uma ideia se a pontuação será suficiente para poder ingressar no curso que escolheu, por exemplo.

Neste artigo, você vai descobrir quando e onde será divulgado o gabarito do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2019.

Quando sai o gabarito do primeiro dia de provas do Enem

O gabarito não oficial do primeiro dia de provas do Enem será divulgado logo após o término da aplicação do exame, por volta das 21 horas.

Você poderá encontrá-lo aqui mesmo! Por isso, não esqueça de salvar o link deste artigo para acessar o gabarito após a divulgação. 

Já o gabarito oficial, será divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) alguns dias após a prova, em sua página na internet.

Mas também é possível que o gabarito já seja divulgado no dia seguinte ao primeiro dia do exame. Por isso, fique atento e de olho no site do Inep.

Lembre-se de que para levar o caderno de questões para casa, o candidato precisa permanecer até o final do exame. Com o documento em mãos, é possível conferir as respostas com mais facilidade.

Onde encontrar o gabarito do primeiro dia de provas do Enem

Para consultar o gabarito oficial do primeiro dia de provas do Enem, basta:

  • Acessar o link do portal do Enem: portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos.
  • Fazer o login com seu CPF e senha cadastrada no dia da inscrição para ter acesso ao gabarito das provas no prazo estipulado pelo Ministério da Educação (MEC).
  • Nesse mesmo portal, é possível acessar os gabaritos dos anos anteriores.

Você também poderá encontrar o gabarito não oficial aqui, neste mesmo artigo, algumas horas após o término da aplicação das provas do primeiro dia do exame (aproximadamente às 21 horas).

Salve o link deste texto para você poder acessar o gabarito, assim que ele for divulgado.

Quando é a prova do Enem

Desde 2017, o Enem é realizado em dois domingos consecutivos. Em 2019, as provas serão realizadas nos dois primeiros domingos de novembro: dias 3 e 10.

Confira os horários:

Primeiro dia de provas

  • 12h – Abertura dos portões
  • 13h – Fechamento dos portões
  • 13h às 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
  • 13h30 – Início das provas
  • 19h – Término das provas no primeiro dia
  • 21h – Horário aproximado de lançamento do gabarito não oficial

Segundo dia de provas

  • 12h – Abertura dos portões
  • 13h – Fechamento dos portões
  • 13h às 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
  • 13h30 – Início das provas
  • 18h30 – Término das provas no segundo dia
  • 21h – Horário aproximado de lançamento do gabarito não oficial

No primeiro dia, o candidato tem cinco horas e meia para responder às questões, preencher o gabarito, fazer a prova de Redação e passar para a folha de respostas. No segundo dia, a duração da prova é de cinco horas.

Onde estudar com a nota do Enem

Diversas instituições de ensino superior privadas aceitam a nota do Enem como método de ingresso, além de serem adeptas do ProUni e do Fies.

Caso sua pontuação nas provas objetivas seja igual ou superior a 450 pontos e a nota da Redação não tenha sido zero, você tem a possibilidade de utilizar a nota do Enem para estudar em diversas instituições de ensino privadas, dispensando o tradicional vestibular. Pode ainda conseguir uma bolsa pelo ProUni ou o financiamento do valor do curso pelo FIES.

Nós fizemos uma seleção de algumas instituições que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Além disso, todas elas são reconhecidas e têm uma boa pontuação por parte do MEC (Ministério da Educação). Confira:

 Em todas essas faculdades, é possível ao aluno obter algumas vantagens financeiras, tais como bolsas de estudos, descontos, convênios e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Entenda como saber onde você vai fazer a prova do Enem 2019

E aí, vai esperar sair o gabarito oficial do Inep ou deseja dar uma conferida no nosso gabarito logo após a prova? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente