Graduação a Distância

Dicas do Vestibular, Enem — Escrito por

Graduação a Distância

Estudar on-line está se tornando, cada vez mais, a realidade de muitos estudantes no Brasil. O Ensino a Distância (EAD) que se tornou popular nos Estados Unidos nos últimos anos está atraindo a cada ano milhares de estudantes interessados em um diploma em um curso superior sem precisar sair de casa.

Muito tem se falado sobre a graduação a distância, mas em meio a tantas notícias e informações surgem muitas dúvidas para quem quer estudar a distância no Brasil.

O Enem Virtual preparou o guia da Graduação a distância para que todos os estudantes esclareçam as suas dúvidas sobre a EAD no Brasil.

Graduação a Distância

Como funciona a Graduação a Distância no Brasil?

No ensino a distância a relação do professor com o aluno não é presencial e acontece através da utilização das mais modernas tecnologias da informação, possibilitando um ensino de qualidade sem a necessidade do estudante estar presente em uma sala de aula convencional. Esta relação no ensino a distância na maioria das vezes é feita através da internet e materiais de apoio digitais.

Como são realizadas as provas?

As avaliações dos alunos do ensino superior a distância são realizadas tanto a distância como presencialmente. Nestes exames serão avaliados os conhecimentos dos aluno sobre o conteúdo das disciplina. Na maioria das vezes a realização das provas é feita presencialmente, em um polo de apoio da instituição. Ao final do curso, o aluno recebe um diploma de ensino superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Como posso me matricular numa faculdade a distância?

Os procedimentos para matrículas em universidades a distância seguem o os mesmos procedimentos e critérios dos cursos presenciais, sendo necessária a aprovação no vestibular da faculdade ou no ENEM dependendo do modelo de ingresso adotado pela universidade.

Estudar on-line é mais barato?

Na maioria dos casos o ensino on-line possui um custo menor ao estudante do que o ensino presencial. Isso se deve ao fato de que o estudante não precisa fazer uso da estrutura física da universidade o que acaba aumentando o custo de um curso para a universidade.

Existe alguma diferença no curso de graduação a distância para o curso presencial?

A maior diferença do ensino on-line para o presencial é o método utilizado para a exposição das aulas. Enquanto no ensino presencial o estudante assiste as aulas em salas de aula convencionais, no ensino a distância estas aulas são gravadas para posteriormente serem reproduzidas pelo estudante. No desenvolvimento das aulas on-line a universidade tem o cuidado de preparar o material de modo que o estudante não tenha dúvidas em relação à matéria ministrada e consiga obter um excelente aproveitamento das aulas.

Meu diploma adquirido através da universidade on-line será diferente do aluno que estudar presencialmente?

Não. O diploma oferecido através do EAD na maioria das universidades não possui distinção alguma do diploma oferecido pelos cursos presenciais. A formação on-line é válida do mesmo modo que a formação presencial.

Existe financiamento para educação a distância?

Sim. A maioria dos programas de financiamentos disponíveis para universidades se estendem à educação a distância.

Vou aprender menos na graduação a distância?

De modo algum. De fato, muitos estudantes afirmam obter um desempenho maior através do ensino a distância do que através do ensino presencial.

Ensino Online

O Ensino a Distância no Brasil é confiável?

Para poder oferecer cursos superiores de graduação a distância, as faculdades ou universidades precisam ser credenciadas junto ao MEC.

Para avaliar os cursos de graduação on-line o Inep possui aproximadamente 9.000 (nove mil) avaliadores de cursos de graduação e 4.500 (quatro mil e quinhentos) avaliadores institucionais, exclusivamente para o ensino a distância. Os critérios de avaliação dos cursos superiores a distância seguem os mesmos padrões utilizados para os cursos presenciais para que seja possível garantir a emissão de diploma de graduação no ensino superior aos estudantes.

Desta forma é garantida não somente a confiabilidade dos cursos a distância como também a qualidade no ensino provido pela universidade.

Quais são as vantagens do ensino a Distância?

  • Estudar a qualquer hora e de qualquer lugar;
  • Definir seu próprio ritmo de estudos;
  • Possibilidade de trabalhar e estudar simultaneamente;
  • Possibilidade de cuidar de situações pessoais como filhos e ainda ter a possibilidade de estudar em uma universidade;
  • Evitar horas perdidas em trânsito ou para se locomover até a universidade;
  • Obter um diploma de ensino superior por um custo mais baixo;
  • Economia com transporte e moradia.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , , ,

Comente