Descubra o que é “Hora do Enem”

Enem — Escrito por

A Hora do Enem é uma das grandes novidades anunciadas recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) para facilitar a vida de quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio.

Trata-se de uma grande plataforma audiovisual gratuita e disponível na internet que ajuda os candidatos a ficarem por dentro de todos os conteúdos que podem cair nas provas e na redação do Enem.

Nela, é possível acompanhar os programas de TV, fazer simulados online, baixar vídeos e até criar um plano de estudos personalizado.

O melhor de tudo: é uma ferramenta criada por quem mais entende de Enem no Brasil – o próprio MEC!

Descubra o que é a Hora do Enem e tudo o que você pode fazer nesta ferramenta!

 

A Hora do Enem

Basicamente, a Hora do Enem é um conjunto de funcionalidades que ajudam os candidatos a melhorarem o desempenho nas provas. É formado por seis grandes áreas:

 

1. Programa de TV

O programa Hora do Enem tem 30 minutos de duração e vai ao ar na TV Escola. Cada episódio traz comentários, entrevistas, dicas, resoluções de exercícios e aulas com os assuntos das áreas de conhecimento cobradas no Exame.

O horário de exibição é de segunda a sexta às 7h, com reprise às 13h e às 18h. A programação é a seguinte:

  • Segunda-feira: Matemática e suas Tecnologias
  • Terça-feira: Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Quarta-feira: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Quinta-feira: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Sexta-feira: Redação

Sábado e domingo tem maratona com reprise dos episódios exibidos durante a semana, todos de uma só vez. Os horários são os seguintes:

  • Sábado: 15h
  • Domingo: 6h

Não gosta de acompanhar aula na TV? Os horários são ruins para você? Sem problemas. Dá para baixar ou assistir a todos os programas na internet, no site da TV Escola.

O MEC também disponibiliza um aplicativo da TV Escola (para os sistemas iOS e Android) no qual o aluno pode acessar esse material.

 

2. Plano de estudos

Pela Hora do Enem, o MEC oferece também a possibilidade de criar um plano personalizado de acordo com seu ritmo de estudos.

É simples: basta acessar o site oficial do Hora do Enem e clicar na opção Plataforma de Estudo.

O estudante será direcionado a outro site, onde terá que fazer um cadastro rápido. Quem for aluno concluinte do ensino médio (tanto faz se de escolas públicas ou particulares) tem mais vantagens, com acesso ilimitado ao conteúdo e a chance de desenvolver o plano de estudos completo.

Nele, o aluno informa em qual curso quer passar e quanto tempo vai dispor por dia (de 30 minutos a mais de 3 horas, por exemplo). O sistema faz um cálculo e oferece a melhor forma de estudar. Na plataforma há vários exercícios, videoaulas, simulados e resumos.

Quem não for aluno do terceiro ano do ensino médio também tem acesso aos conteúdos, mas com algumas restrições. Aqui a alternativa é fazer a assinatura mensal, bimestral ou anual – todas com valores bem acessíveis.

O sistema também fornece um sistema de acompanhamento e desempenho, listando os assuntos que o candidato ainda precisa estudar e aqueles em que é necessário se dedicar mais.

 

 

3. Simulados on-line

A Hora do Enem também disponibiliza simulados online para os candidatos. As provas seguem o mesmo formato do Enem e têm dia e hora marcados para acontecer. Consulte no site oficial a programação para os próximos meses.

O simulado é uma ferramenta útil para preparar o candidato, pois dá ritmo e ajuda a se familiarizar com o formato do Exame. Na Hora do Enem, embora os participantes estejam a distância, poderão vivenciar um pouco como é o esquema adotado pelo Enem.

Algo muito interessante é que os simulados da Hora do Enem vão utilizar o mesmo sistema de avaliação do Exame, a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Assim, o candidato pode ter uma nota mais aproximada do real e comparar os resultados com a nota necessária para passar no curso escolhido.

No momento, os simulados vão cobrir apenas as provas objetivas. Não há previsão de inclusão da prova de redação por enquanto.

Serão feitos quatro simulados até a data do Enem. Os três primeiros terão 20 questões por área do conhecimento, totalizando 80. O último terá a mesma quantidade do Enem: 45 em cada área, somando 180 questões.

 

4. Resolução de questões

A Hora do Enem também disponibiliza uma série de vídeos curtos, nos quais professores de diversos cursinhos resolvem questões relativas às provas ou às dúvidas mais frequentes dos candidatos. É o chamado X da Questão.

Todos os vídeos estão disponíveis no site, para assistir online ou baixar. Também é uma opção bacana para quem quer dicas rápidas.

 

5. MECFLIX

O nome faz referência ao famoso site de vídeos onde muitos de nós perdem horas e horas assistindo a séries e filmes. A ideia do MEC foi criar uma plataforma semelhante para os candidatos do Enem investirem seu tempo assistindo ao que realmente interessa nesse momento.

O MECFLIX tem centenas de vídeos, todos voltados aos conteúdos do Enem. A plataforma é alimentada por uma rede com centenas de parceiros avaliados pelo Ministério da Educação. A diferença é que, aqui, o acesso é totalmente gratuito.

Para acessar o material, basta entrar no site do MECFLIX. O ideal é fazer o cadastro, assim você poderá manter um registro de tudo o que já viu.

O acesso pode ser feito a qualquer hora do dia, pelo computador ou pelo smartphone.

 

6. Notícias do Enem

A Hora do Enem também traz notícias importantes para quem vai fazer o Exame, com tudo sobre datas, procedimentos, dicas de conteúdo e orientações voltadas aos estudantes. São vídeos de até dois minutos, de acesso gratuito, disponíveis no site oficial.

 

Veja também:

Conheça 8 sites que te ajudam a estudar para o Enem

 

Já conhece a Hora do Enem? Dê uma olhada e conte para a gente o que achou!

Comente