Descubra qual é o horário da prova do Enem 2019

Enem — Escrito por

Está se preparando para o Enem 2019? Então veja o horário do seu exame e evite transtornos!

O Enem é a maior avaliação do país e, em 2019, serão são mais de 6 milhões de estudantes inscritos para realizar esse exame. 

Quem está se preparando para o Enem precisa estar atento ao cronograma e aos horários, para se programar e evitar qualquer tipo de transtorno. 

Lembrando que o horário divulgado pelo exame está baseado no horário de Brasília. Quem mora em estados com fusos diferentes tem que ficar atento e seguir esse horário padrão.

Horário da prova do Enem 2019

Fique atento aos horários do Enem 2019, pois todos os anos muitos estudantes se atrasam e não conseguem realizar o exame. 

Para que não ocorram atrasos, vá ao local de prova antes da data, para escolher o melhor caminho e forma de chegar (carro, ônibus, metrô, a pé). Veja quanto tempo você demora para se locomover e lembre-se de que milhares de estudantes realizam o Enem, então é provável haja engarrafamento. 

Para calcular a melhor hora de sair de casa, fique de olho nos horários de aplicação do Enem 2019:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas 1º dia: 19h
  • Término das provas 2º dia: 18h30 

Data das provas do Enem 2019

O Enem 2019 será em dois domingos, dias 3 e 10 de novembro, mas caso você falte no primeiro, não poderá realizar as provas do segundo dia.

Veja as disciplinas que vão estar no Enem 2019 de acordo com o dia de aplicação: 

1º dia (03/11) – Áreas de conhecimento e suas respectivas disciplinas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e
    Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e
    Sociologia.

2º dia (10/11)-  Áreas de conhecimento e suas respectivas disciplinas:

  •  Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

O que levar no dia da prova do Enem 2019

No dia da prova do Enem você vai precisar  levar alguns itens:

  • Documento de identificação com foto: Vale de identidade a passaporte, mas deve ser oficial e estar na lista dos documentos aceitos pelo exame (disponível no site do Enem). 
  • Material para realizar a prova: Caneta esferográfica com tinta preta.
  • Lanche e água: O exame é muito desgastante, por isso é sempre bom levar algum lanche para comer e água para se hidratar, mas tenha bom senso e não leve alimentos que fazem muito barulho. 
  • Cartão de confirmação: Apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os candidatos imprimam e levem o seu cartão de confirmação para evitar possíveis transtornos. 

Onde usar a nota do Enem 2019

Além das tradicionais seleções (Sisu, ProUni e FIES), que ocorrem logo após o resultado do Enem, algumas faculdades aceitam a nota do exame para o ingresso na instituição. 

Isto é o que chamamos de ingresso direto, que permite que você inicie sua graduação sem realizar nenhuma outra prova nem pagar taxas, sendo necessário apenas realizar inscrição no site, acrescentando sua nota do Enem. 

Muitas instituições já possuem o Ingresso direto, por isso separamos para você algumas faculdades que são reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e ainda disponibilizam bolsas e financiamentos próprios, sem burocracia:

Veja mais:

Confira os possíveis temas de redação do Enem 2019

Saiba quais são os assuntos mais importantes do Enem 2019

Já sabe como usar a sua nota do Enem 2019? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente