Veja em que horário será realizado o Enem 2018

Enem — Escrito por

Fique de olho no horário do Enem para não se atrasar!

Mais de 6 milhões de inscritos no Enem 2018 estão se preparando para os dois dias de prova. E você, já se programou?

Este ano, mais do que em outras edições do exame, é imprescindível estar atento ao horário. Já sabe por quê? Acompanhe a seguir.

O Enem 2018

O Exame Nacional do Ensino Médio deste ano segue a nova regra estabelecida na última edição: as provas serão realizadas em dois domingos seguidos.

Em 04 e 11 de Novembro de 2018, milhões de brasileiros estarão na disputa dos testes de conhecimentos para subir um degrau  na vida.

Como são várias áreas de conhecimento, as datas da prova serão nos dias:

  • 04/11 – Provas objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Humanas e suas Tecnologias e redação.
  • 11/11 – Provas objetivas divididas em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.

Cada parte possui 45 questões de múltipla escolha. Já a redação, possui espaço máximo de 30 linhas com construção dissertativa-argumentativa.

Qual o tempo de duração das  provas?

Com uma pequena diferença,o primeiro dia de prova conta com período de 5 horas e meia. No segundo dia, o candidato terá 5 horas para finalizar o processo.

E qual é o horário do Enem 2018?

Nos dois dias de exame, o início das provas será às 13h30, com abertura dos portões às 12h, horário de Brasília. O fechamento será às 13h para dar tempo ao início das provas.

A dica “não se atrase” será usada como nunca antes nesse ano. Em 2018, os candidatos precisam ficar atentos ao relógio, pois, no mesmo dia do exame começará o horário de verão brasileiro.

Horário de verão e o Enem 2018

Mais de 3 milhões dos candidatos farão o exame nos 10 estados brasileiros que mudam para o horário de verão. Mesmo com muitos embates e, ao contrário do que aconteceu nas edições anteriores, o início do horário de verão foi mantido para o primeiro dia do exame.

Portanto, planeje seu descanso no dia anterior às provas e também fique de olho no relógio para não se atrasar nenhum segundo!

Dicas para quem está nos estados com horário de verão no Enem 2018

Se você está entre as regiões onde o horário muda entre 04 de novembro de 2018 e 17 de fevereiro de 2019, fique atento a essas dicas:

Estados com horário de verão

O horário oficial de Brasília, usado no Enem, será adequado ao horário de verão. Além do Distrito Federal, os estados das regiões Centro Oeste, Sudeste e Sul também entram na lista: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Não seja afetado pela mudança de horário

O dia que antecede a prova é sempre um dia de preparação. Estude menos, descanse mais; e neste ano, adiante o relógio antes de dormir.

Como as horas de sono são preciosas para este momento importante e de tanto preparo, o indicado é dormir uma hora antes para que não haja “perda” no descanso do candidato ao Enem. O stress e ansiedade já são motivos suficientes para o desgaste físico e mental, esteja com o sono em dia para melhor desempenho.

A nota do Enem 2018

Já sabe outras datas importantes do Enem, como publicação de gabarito e resultados oficiais? Fique atento:

  • 14/11/18 –  Publicação dos Gabaritos e dos Cadernos de Questões
  • 19/01/19 – Divulgação dos Resultados Individuais

O resultado do Enem pode ser usado como nota para os principais vestibulares do país, além de permitir a participação em programas como Sisu, Fies e ProUni. Conheça algumas das faculdades que já aceitam a nota do Enem e também participam dos programas de incentivo estudantil, além do financiamento direto da instituição:

Agora é só separar documento original com foto, cartão de confirmação de inscrição e caneta preta com tubo transparente e se dedicar ao Enem 2018 nos dias 04 e 11 de novembro!

Veja também:

Confira a cartilha do participante do Enem 2018

Conheça os conteúdos que caem mais frequentemente no Enem

Saiba qual é a nota máxima do Enem e como funcionam as notas

Preparado? Conte nos comentários qual graduação você deseja iniciar no próximo ano.

Comente