Saiba o horário do Enem 2015 para não chegar atrasado!

Enem — Escrito por

Você já deve ter visto uma cena parecida: alguns gritam, esperneiam, batem na grade. Outros se encostam no muro e vão escorregando com as mãos na cabeça, aos prantos, no melhor estilo novela mexicana.

 

São os atrasados do Enem, que todo ano aparecem no jornal, na TV e na internet. O drama não é para menos: depois de ter estudado o ano inteiro, perder a prova por causa de poucos segundos é de fazer qualquer um chorar.

 

Todo mundo sabe que o problema pode ser evitado na grande maioria dos casos. Basta ficar atento ao horário do Enem e se programar com antecedência, pois o trânsito complica nos dias da prova e a Lei de Murphy (aquela do “se algo tiver alguma chance de dar errado, dará!”) está aí para acabar com o sonho de muitos “Enemzeiros”.

 

Não seja você também um desses personagens tristes! Fique ligado no horário do Enem para não perder a prova!

 

 

Todos os horários do Enem 2015

São cinco os horários do Enem que você precisa saber:

  1. Abertura dos portões
  2. Fechamento dos portões
  3. Início das provas
  4. Saída do local de prova
  5. Término das provas

 

Horário de abertura dos locais de prova do Enem 2015

Este é o horário mais importante do Enem. Nos dois dias do Exame, os portões dos locais de prova abrem às 12h (horário de Brasília).

 

Não custa reforçar que os dias do Enem têm um aumento de trânsito perto dos locais de prova e que você deve sair de casa bem antes para chegar com folga ao endereço indicado em seu cartão de confirmação. Se possível, faça o trajeto uns dias antes e calcule um tempo a mais para driblar qualquer imprevisto.

 

Dizemos que o horário de abertura dos portões é o mais importante porque é nele que você deve focar: programe-se para chegar no local antes do meio-dia (horário de Brasília), entre no prédio assim que for permitido e aguarde tranquilamente para fazer sua prova.

 

Melhor esperar do que se desesperar, não é mesmo?

 

Horário de fechamento dos portões dos locais de prova do Enem 2015

Os portões dos locais de prova do Enem fecham pontualmente às 13h (horário de Brasília), tanto no primeiro quanto no segundo dia do Exame. Quem chegar um segundo depois disso já não poderá fazer a prova, pois a organização do Enem não tolera atrasos sob nenhuma hipótese. Não adianta espernear!

 

Por isso é tão importante entrar logo no local de prova assim que abrirem os portões.

 

 

Horário de início da prova do Enem 2015

O horário de início do Enem é o momento em que os participantes podem abrir o caderno de prova e começar a resolver as questões. É também o horário em que dispara o cronômetro para a duração do Exame.

 

A partir de 2015, o horário de início da prova do Enem mudou. Agora, o tempo começa a contar às 13h30 (horário de Brasília).

 

Entre o fechamento dos portões e o início das provas, a organização do Exame deixou meia hora para fazer procedimentos de segurança, como o uso de detectores de metais.

 

De qualquer forma, todos precisam estar dentro do local de prova às 13h e aguardar a liberação na sala do Exame.

 

Horário de saída do local de prova do Enem 2015

Para não ser eliminado automaticamente, você só poderá sair do local de prova duas horas após o início do exame, ou seja, a partir das 15h30 (horário de Brasília).

A gente acha difícil conseguir resolver as 90 questões e ainda preencher o cartão-resposta (no segundo dia ainda tem a redação!) antes de duas horas, mas se esse for o seu caso é melhor aguardar um pouquinho para sair da sala.

 

Quem quiser levar o caderno de prova para casa, deve esperar um pouco mais. A saída do local levando o material só é permitida meia hora antes do término oficial do Exame.

 

Horário de término da prova do Enem 2015

Pois é. A prova do Enem tem hora para acabar e para não ser eliminado você precisa entregar o cartão-resposta preenchido dentro do prazo determinado pela organização do Exame.

 

Confira o prazo pra cada dia do Enem:

 

Primeiro dia do Enem 2015 (sábado, 24 de outubro)

  • 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Duração: 4 horas e 30 minutos.

Término da prova: 18h (horário de Brasília).

 

Segundo dia do Enem 2015 (domingo, 25 de outubro)

  • 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
  • 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Redação

Duração: 5 horas e 30 minutos.

Término da prova: 19h (horário de Brasília).

 

Não esqueça de levar…

O cartão de confirmação de inscrição não é obrigatório para entrar no local de prova do Enem, mas é altamente recomendável que você leve seu cartão impresso para saber direitinho seu local e sala de prova.

 

Você não pode esquecer de dois itens essenciais para poder fazer a prova:

  • Documento de identidade original válido, com foto. Não pode levar fotocópia! São aceitos documentos oficiais, como RG, Carteira de Motorista e Passaporte, entre outros. Você pode consultar a lista completa no edital do Enem.
  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente é o único material permitido na hora do Exame. Leve mais de uma para garantir!

 

Veja também:

Qual a nota mínima para passar no Enem http://www.enemvirtual.com.br/qual-a-nota-minima-para-passar-no-enem/

 

E aí? Você quer aparecer na TV por ter perdido a prova ou por ter se dado muito bem no Enem? O que vai fazer para evitar atrasos no dia? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente