O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou o sistema de cálculo das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), isto facilitou o entendimento dos estudantes e da sociedade quanto à metodologia dos cálculos feitos para a obtenção da nota do Enem. Esta iniciativa foi tomada pelo Ministro da Educação, em uma coletiva de imprensa realizada na sede do Ministério da Educação.

Através do sistema online, os candidatos poderão acessar os itens das provas, e ver as explicações sobre o cálculo da nota e compreender como são feitas. “O estudante terá acesso à descrição dos itens e saberá quais competências precisa melhorar”, citou o Ministro.

Os candidatos ainda poderão rever as habilidades que provavelmente já desenvolveram. O mapa dos itens associa as questões em uma escala de pontos que varia de 0 a 1000.

Com este sistema o candidato poderá verificar também o grau de dificuldade de cada questão.

Todos os itens mostrados no mapa, foram selecionados por uma banca de especialistas, com base nos acordos pedagógicos, para melhor representar o conjunto de habilidades e competências avaliadas na prova. “Este sistema permite uma visão pedagógica aos estudantes quanto às competências e habilidades que já adquiriram”, explicou o presidente do Inep.

Escolas

Durante a coletiva de imprensa do Ministro, também ressaltou que a partir do dia 25 de novembro de 2013, estará disponível no portal do Inep, o sistema de notas do Enem por Escolas em 2012. “Por meio deste sistema, a escola terá uma análise das notas para realizar intervenções. O nosso objetivo é pedagógico”, ressaltou o ministro.