As dicas são do professor de Inglês do Eureka, Jomar Lima

Grau de dificuldade

O conteúdo na primeira fase não será aprofundado, garante o professor Jomar Lima. “Os textos serão de fácil compreensão e tópicos gramaticais serão aqueles mais importantes para a compreensão de um texto”, prevê.

O professor com mais de 25 anos de experiência no ensino da Língua Inglesa alega que a prova cobra mais a capacidade de leitura do aluno. ”É a competência mais importante para a língua inglesa, pois possibilita que qualquer texto em manuais, internet ou livro seja lido e compreendido e conseqüentemente a informação seja adquirida”, explica.

Temas

De acordo com o professor, em provas anteriores pelo menos um dos textos abordava um fato internacional importante acontecido no ano. Segundo Lima, o fato mais importante este ano foi o atentado ocorrido em um instituto tecnológico nos Estados Unidos por um de seus estudantes. “O fato gerou pânico em todas as escolas daquele país a ponto dos meios de comunicação cessarem a divulgação dos desdobramentos relacionados ao atentado, procurando desta forma diminuir o medo que se espalhou”, conta o professor.

O que ganha uma questão

As conjunções devem receber uma atenção especial, afirma o professor: “são várias e com muitos sinônimos. Os pronomes pessoais e possessivos também têm recebido atenção especial nas provas da Federal.“

Lembrete

Para Lima, tópicos gramaticais não estarão fora da prova. “Em anos anteriores eles foram cobrados responsavelmente, e os textos, possivelmente dois, serão a base para a maioria dos testes”, finaliza.