Entenda como fazer a inscrição do Encceja 2019

Enem — Escrito por

Não tem o diploma do ensino fundamental ou médio, mas gostaria de concluir os estudos? Então, descubra como fazer a inscrição do Encceja 2019 e conseguir o certificado de conclusão!

Diversos motivos levam o aluno a deixar de frequentar a escola. Dificuldades financeiras, morar longe, necessidade de trabalhar, dificuldade nos estudos ou reprovações. Porém, aos poucos o aluno que parou de estudar começa a perceber a dificuldade de não ter o diploma do ensino médio.

A importância do certificado do ensino médio

A maioria das empresas exige no mínimo o ensino médio completo para contratar um funcionário, boa parte dos concursos públicos também. Além disso, sem o certificado do ensino médio, não é possível fazer uma faculdade, nem mesmo cursos livres e de capacitação profissional. Para realizar esses cursos, as instituições também exigem o ensino médio completo.

Diante dessa situação, muitas pessoas pensam em voltar a estudar, mas a vida se torna ainda mais complicada depois dos 18. Afinal, com a maioridade, chegam as responsabilidades e, consequentemente, menos tempo para se dedicar aos estudos.

O supletivo e o EJA são as principais opções daqueles que precisam do certificado do ensino médio. Porém, trata-se de dois cursos longos, além de que o supletivo é pago e muitos não podem arcar com os custos. Mas, se você não tem tempo para fazer um curso extenso, que tal fazer o Encceja? Por meio dele também é possível obter o certificado.

Interessado? Então, confira abaixo como fazer a inscrição do Encceja 2019, mas antes vamos te explicar o que é o Encceja!

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova aplicada pelo Inep, mesmo órgão que aplica o Enem. Essa prova é composta por 30 questões.

Quem deseja obter o certificado do ensino fundamental deve fazer uma prova com questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, Matemática, História e Geografia e Ciências Naturais.

Já quem busca o certificado do ensino médio fará uma prova composta por questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Como fazer a inscrição Encceja 2019

As inscrições para o Encceja 2019 vão acontecer entre os dias 20 e 31 de maio. Para se inscrever, basta acessar o site do Inep, clicar no menu “educação básica” e em seguida “Encceja”.

Após a inscrição, é importante se preparar para a prova. Para ajudar o participante, o Inep disponibiliza apostilas com o conteúdo exigido. Para ter acesso a elas, basta seguir os mesmos passos da inscrição, mas, em vez de clicar em “inscrição 2019”, clique em “orientações ao participante”.

A prova será realizada em 25 de agosto, ou seja, se começar estudar agora, ainda dá tempo de passar no exame. Vale ressaltar que quem fez a inscrição no ano anterior e não compareceu deve justificar a ausência por meio do envio de documentos. A justificativa deve ser feita entre os dias 15 e 24 de abril.

O que fazer com o certificado do Encceja?

Quem passar no exame e conquistar o certificado do ensino médio poderá continuar os estudos, a fim de se destacar no mercado de trabalho. A melhor forma de fazer isso é iniciar um curso superior na faculdade.

Existem várias formas de iniciar o ensino superior. A mais comum é por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que oferece diversas possibilidades de ingresso.

Com a nota do Enem é possível tentar uma vaga na universidade pública pelo Sisu. Também tem a opção de usar a nota do exame para conquistar uma bolsa, na faculdade privada, de até 100% pelo ProUni.

E não para por aí: se com a nota do Enem não for possível conseguir uma vaga no Sisu ou no ProUni, há ainda o FIES. Trata-se de um programa de financiamento estudantil que também usa a nota do Enem para selecionar os candidatos.

Além disso, algumas faculdades privadas aceitam a nota do Enem para ingresso direto. Essa é a forma menos burocrática de iniciar o curso superior. Basta informar à faculdade a nota obtida no Enem, se for a mínima exigida pela instituição é só realizar a matrícula e iniciar o curso.

Faculdades que aceitam a nota do Enem para ingresso direto

Como o ingresso direto é a maneira mais prática de entrar no curso superior, vamos listar abaixo algumas instituições que aceitam a nota do Enem. Todas elas são reconhecidas pelo MEC, possuem mensalidades acessíveis e ainda oferecem programas, bolsas e descontos em mensalidades. Confira!

Apesar dessas faculdades aceitarem a nota do Enem como forma de ingresso, elas também aplicam vestibulares próprios. Portanto, se você não fez o Enem, não se preocupe, basta fazer a prova da faculdade para iniciar o curso.

Veja também:

Saiba como funciona a nota do Enem para entrar na faculdade

Saiba tudo sobre a prova do Encceja e veja onde estudar

Muitas oportunidades podem surgir depois de ter o certificado na mão. Então, quando as inscrições para a prova foram abertas, corra para fazer a inscrição do Encceja 2019. E comente abaixo o que pretende fazer quando conseguir o diploma do ensino médio.

Comente