Curioso para saber como se inscrever para o Encceja 2020? Então descubra agora!

Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ter as devidas qualificações está se tornando um componente essencial para ter uma boa base profissional.

Para isso, é importante estar disposto a terminar os estudos para ter um bom currículo, e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) pode ser ideal para esse objetivo.

Esse é o principal exame certificador do país neste momento. 

São milhares de pessoas que já fizeram as provas para terminar o Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Mas será que você sabe como fazer a inscrição para garantir o seu certificado de conclusão? Pois é sobre isso que falaremos neste artigo!

Mas antes de responder essa dúvida, é fundamental esclarecer o seguinte:

O que é o Encceja?

O Encceja funciona como uma “prova final” para as pessoas que não concluíram seus estudos na idade adequada, mas que querem fazer isso agora. 

Ele é uma iniciativa criada pelo governo federal e funciona com uma espécie de supletivo, que pode proporcionar às pessoas a chance de conquistar o certificado de ensino fundamental ou médio.

Os requisitos para conseguir esse diploma dependem do nível pretendido:

  • Fundamental: o candidato precisa ter no mínimo 15 anos até o momento da prova.
  • Médio: o candidato precisa ter pelo menos 18 anos até a data da prova.

É importante destacar que a participação no Encceja é voluntária e isenta de custos. A única exigência aos que tiverem prestado o exame é que tenham atingido a pontuação mínima exigida para conquistar o certificado desejado.

Se conseguir atingir a nota requerida em todas as matérias, o estudante recebe o diploma de conclusão (do ensino médio ou fundamental), que é expedido pela própria Secretária de Educação da sua cidade.

Caso o candidato não atinja a pontuação mínima, ele pode realizar a prova novamente no ano seguinte.

Como fazer a inscrição no Encceja

O Encceja é uma avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC) em todo o país. Voltada àqueles que buscam o diploma do ensino fundamental ou médio, sua inscrição é gratuita, bastando preencher um formulário eletrônico no site do Encceja Nacional, do Inep – Instituto de Estudos e Pesquisa.

Veja o passo-a-passo:

  • Acesse o site do Encceja 2020.
  • Clique no menu “inscrição” e insira seus dados pessoais.
  • Marque o nível de formação desejado.
  • Insira o local da prova e a instituição de ensino pela qual deseja obter a certificação.
  • Responda o questionário socioeconômico.
  • Informe uma senha.

Que nota preciso tirar para passar no Encceja?

Para saber qual nota você deve tirar, é preciso entender como funciona esse exame.

Para obter diploma do Ensino Fundamental, a avaliação terá 4 cadernos de prova com 30 questões cada (total de 120 questões objetivas) e 01 Redação. Veja as quais são as áreas do conhecimento abordadas:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação
  • Matemática
  • História e Geografia
  • Ciências Naturais

Para obter diploma do Ensino Médio, são 4 cadernos de prova com 30 questões cada (total de 120 questões objetivas) e 01 Redação. O candidato vai encontrar:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e uma proposta de Redação
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia)

Pontuação mínima necessária

Durante a etapa em que estiver planejando os seus estudos e após realizar a prova e conferir o resultado, tenha em mente que você precisa atingir a seguinte pontuação para obter o certificado:

  • Mínimo de 100 pontos nas áreas do conhecimento (em uma escala que varia de 60 a 180 pontos)
  • Mínimo de 5 pontos na Redação (em uma escala que varia de 0 a 10)

Caso o candidato não tenha tido a nota suficiente em todas as áreas, ele receberá o certificado parcial e, assim, na próxima edição do exame, pode fazer apenas as provas em que não tiver obtido a pontuação mínima.

Quando sai o gabarito do Encceja?

Não existe uma data específica em que os resultados são liberados, mas, geralmente, o gabarito costuma sair duas semanas após as provas, diretamente no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas).

Como o exame acontece na maioria das vezes em agosto, é comum que os resultados saiam até o mês de setembro.

O que fazer com o resultado do Encceja?

Conseguir o certificado de ensino por meio do Encceja permite que o aluno dê o próximo passo no que se refere à sua educação.

Por exemplo, para as pessoas que concluem o ensino médio, nada mais justo do que dar início aos estudos de um curso de graduação.

Isso é possível, pois graças ao certificado do Encceja, o aluno se torna apto a ingressar em qualquer instituição de ensino superior do Brasil.

Pensando nisso, listamos algumas opções de faculdades que você pode escolher, caso esse seja o momento em que você se encontra.

É importante destacar que todas são verificadas pelo MEC e contam com um sistema de ensino reconhecido e qualidade assegurada. Além disso, elas permitem que o aluno utilize sua nota do Enem para conquistar uma bolsa de estudo integral ou até 70% de desconto nos valores das mensalidades. Confira:

Veja também:

Descubra onde e como consultar sua nota do Enem

Saiba se tirar 600 na redação é uma boa nota

Preparado para fazer a inscrição do Encceja 2020? Conte para nós aqui nos comentários!