Descubra quando é a inscrição do Enem 2018

Enem — Escrito por

O Ministério da Educação (MEC) definiu o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018.

Se você está no terceiro ano do ensino médio, se vai fazer o exame como “treineiro” ou quer participar para tentar uma vaga na universidade, chegou a hora de anotar todas as datas para garantir sua inscrição.

Descubra a seguir quando acontecem as inscrições do Enem em 2018, qual o calendário geral das provas e onde estudar com a nota do exame!

Quando é a inscrição do Enem 2018?

O calendário do Enem 2018 segue mais ou menos o mesmo padrão dos anos anteriores.

As inscrições vão de 7 a 18 de maio.

Depois disso, não tem mais como participar. O MEC não aceita inscrições fora do prazo.

Quanto custa a inscrição do Enem 2018?

O MEC ainda não divulgou o valor da inscrição. Isso deve acontecer quando sair o edital do exame, previsto para o dia 21 de março.

Em 2017 foi de R$ 82, com um aumento de 20,5% em relação ao ano anterior (em 2016, custou R$ 68).

Vai ter isenção de taxa no Enem 2018?

Sim!

Como sempre, o MEC define um prazo, antes de abrirem as inscrições, para solicitar a isenção da taxa. Em 2018, esse período vai de 2 a 11 de abril.
Se você pediu isenção no Enem 2017, não compareceu às provas e quer pedir isenção novamente para fazer o exame em 2018, vai ter que se justificar para o MEC. O período para fazer isso é o mesmo – 2 a 11 de abril.

Estudantes de escola pública que estejam concluindo o ensino médio em 2018 ficam automaticamente liberados de pagar a taxa – não precisam solicitar isenção.

Onde fazer a inscrição do Enem 2018?

A inscrição do Enem 2018 só pode ser feita pela internet, no site oficial do Enem.

O processo de inscrição do Enem 2018 deve ser parecido com o dos anos anteriores.

A página do Enem é autoexplicativa. Para se inscrever, basta ir seguindo os passos indicados na tela.

Além de dados pessoais, documentos e informações sobre sua condição socioeconômica, você vai precisar informar um e-mail seu, pessoal, que você acesse com frequência. Mantenha seus dados atualizados, inclusive o número de celular.

Como fazer o pagamento da inscrição do Enem?

O MEC dá um prazo para pagar a taxa e assim concluir a inscrição do Enem. Normalmente esse período vai até mais ou menos cinco dias após o encerramento das inscrições.

O boleto (na verdade um Guia de Recolhimento da União – GRU) é gerado no momento da inscrição. Você pode baixar o documento em seu computador, imprimi-lo e fazer o pagamento da taxa em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios.

Consulte a Página do Participante do Enem alguns dias depois para ver se a confirmação do pagamento aparece no sistema.

Posso parcelar a inscrição do Enem 2018?

Não. O pagamento da taxa de inscrição do Enem só pode ser feito à vista.

E se eu desistir de fazer o Enem 2018? Posso receber o dinheiro de volta?

Não. O MEC não reembolsa a taxa de inscrição caso o candidato desista de fazer as provas.

Quando vai ser a prova do Enem 2018?

Seguindo o modelo adotado no ano anterior, em 2018 o Enem vai acontecer em dois domingos consecutivos, no mês de novembro.

Anote aí as datas:

  • 4 de novembro de 2018: Redação, Ciências Humanas e Linguagens
  • 11 de novembro de 2018: Matemática e Ciências da Natureza

Quando sai o resultado do Enem 2018?

O MEC ainda não informou a data de publicação dos resultados do Enem 2018.
Se tudo correr bem e se o exame seguir o padrão dos anos anteriores, espera-se que o resultado do Enem 2018 seja divulgado a partir de 15 de janeiro de 2019.

O que fazer com a nota do Enem 2018?

Você já deve ter ouvido falar que o Enem abre portas para o ensino superior. E é a mais pura verdade!
Com a nota do exame você pode concorrer a uma vaga em universidade pública, complementar a nota do vestibular, disputar uma bolsa de estudos bancada pelo governo federal, tentar um financiamento a juros baixíssimos para pagar a faculdade e até entrar direto no curso superior dos seus sonhos sem nenhuma complicação nem burocracia.

Conheça agora cada uma dessas possibilidades em detalhes:

Use o Enem 2018 para se inscrever no Sisu 2019

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usa a nota do Enem mais recente para classificar estudantes interessados em ocupar uma vaga em uma das mais 130 instituições públicas de ensino superior que participam do programa. Serão duas edições em 2019: no primeiro e no segundo semestre. Para se inscrever no Sisu 2019, basta ter feito o Enem 2018 e não ter zerado na redação. A concorrência é grande, então quanto mais alta for sua nota, maiores as chances de passar no Sisu.

Use o Enem 2018 para se inscrever no ProUni 2019

O Programa Universidade para Todos (ProUni) exige pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem mais recente, sem ter zerado a redação, além de ter requisitos de formação e renda familiar. O objetivo do ProUni é ajudar estudantes de baixa renda a cursarem o ensino superior por meio da distribuição de bolsas de estudos. Serão duas edições em 2019: no primeiro e no segundo semestre.

Use o Enem 2018 para complementar sua nota no Vestibular

Muitas universidades públicas e privadas aceitam a nota do Enem como uma espécie de bônus. É possível usar o desempenho no exame para turbinar a classificação no vestibular. As regras variam muito, o ideal é consultar o edital do concurso junto à universidade do seu interesse.

Use o Enem 2018 para se inscrever no FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo federal que ajuda a pagar a faculdade. Voltado à população de baixa renda, o financiamento tem juros baixos e prazo longo para quitar a dívida. É preciso se enquadrar nos critérios de renda familiar e desempenho no Enem (as regras podem variar a cada edição).

Use o Enem 2018 para entrar direto na faculdade, sem fazer vestibular

Aqui temos a cereja do bolo! Com a nota do Enem é possível entrar direto na faculdade, sem precisar fazer vestibular nem cumprir requisitos de renda. O modelo de ingresso direto é adotado por diversas universidades privadas de todo o Brasil. As regras variam bastante. Em geral, ficam de fora dessa modalidade os cursos de Medicina e Odontologia.

Faculdades que aceitam a nota do Enem 2018

Selecionamos para você algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode ingressar com sua nota do Enem 2018. Todas elas oferecem facilidades de pagamento (bolsas, descontos, convênios e financiamento sem burocracia):

Veja também:

Qual a nota mínima para passar no Enem?

Vai se inscrever no Enem 2018? Conte para a gente aqui nos comentários!

 

Comente