Saiba onde fazer a inscrição do Enem 2019

Enem — Escrito por

Descubra como fazer a sua inscrição para o Enem 2019 e quais serão as datas das provas!

Quem pretende ingressar na faculdade no próximo ano já está preocupado em saber quando começam as inscrições para o Enem 2019.

Isso é compreensível, já que o estudante que perde o prazo precisa esperar a próxima edição do exame — que, nesse caso, só acontece em 2020. Aí é necessário adiar o sonho de entrar na faculdade ou conseguir uma bolsa pelo ProUni por mais um ano.

Então, se você pretende fazer o exame neste ano, precisa ficar atento ao período de abertura das inscrições. Para você não perder os prazos, criamos este post com informações sobre a data de abertura da matrícula e o período das provas do Enem 2019. Confira!

Quando posso fazer minha inscrição para o Enem 2019?

Como acontece todos os anos, as inscrições para o Enem 2019 acontecem no mês de maio, entre os dias 06 e 17.

É um prazo pequeno e quem não consegue se inscrever dentro desse período precisa esperar a edição do ano seguinte. Se você pretende fazer a prova neste ano, fique atento para não perder as datas.

Quem pode fazer o Enem 2019?

Qualquer pessoa que esteja cursando ou tenha concluído o ensino médio pode fazer a prova do Enem. Mas o objetivo do exame é democratizar o acesso ao ensino superior, pois as notas são utilizadas pelos estudantes para ingressar em faculdades públicas e concorrer a bolsas de estudos em instituições particulares.

Como fazer minha inscrição para o Enem 2019?

O processo de inscrição no Enem 2019 é bastante simples e acontece da mesma forma em todas as edições. As inscrições são feitas pela internet por meio do site do exame. Para iniciar o cadastro, o primeiro passo é informar o CPF e data de nascimento do candidato.

Além disso, ainda é preciso inserir um endereço de e-mail, número de celular válido e cidade onde deseja realizar a prova. O candidato também deve preencher o formulário socioeconômico para informar a situação dele e de sua família.

Para não perder tempo no processo e fazer tudo rapidinho, recomendamos que você leia o Edital do Enem 2019. Nele você encontra todas as informações necessárias sobre a edição do Exame, como datas das provas e outros detalhes importantes.

Eu preciso pagar para me inscrever no Enem 2019?

Para participar do Enem 2019 é preciso pagar uma taxa de R$ 82,00, mas há algumas exceções. Estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio são isentos do pagamento da taxa.

Há também outros casos nos quais os candidatos podem solicitar a isenção do pagamento de taxa perante ao MEC. Veja a seguir quais são eles:

  • aprovados no Encceja que conseguiram o certificado em 2018;
  • inscritos no CadÚnico para programas sociais do governo federal. Para conseguir o benefício, o candidato deve ter o Número de Identificação (NIS) válido, para que a consulta seja feita na Receita Federal;
  • estudantes que têm renda familiar de até 1 salário mínimo e meio por pessoa, que estudaram em escola pública ou foram bolsistas integrais em instituições particulares.

Mas atenção! Os pedidos de isenção são feitos antes do período da data de inscrição e ocorrem entre os dias 01 e 10 de abril. Caso o candidato não consiga a isenção da taxa, ele terá tempo para imprimir a guia e efetuar o pagamento.

No edital do Enem 2019 você confere informações completas sobre como proceder para pedir a isenção de taxa de inscrição.

Todos os candidatos terão até o dia 24 de maio para efetuar o pagamento da taxa. Quem esquecer o prazo terá que esperar a próxima edição do Enem.

Como consultar informações sobre dia, local e horário das provas?

No cartão de confirmação de inscrição, o candidato confere informações completas sobre o dia, local e horário onde fará suas provas. No entanto, esses dados só ficam disponíveis algumas semanas antes das provas.

Para ter acesso ao cartão de confirmação, é preciso acessar o site do INEP e consultar a Página do Participante, onde constam as informações da prova. No cartão, você encontra as seguintes informações:

  • nome completo do participante;
  • número de inscrição;
  • data e horário das provas;
  • endereço completo das provas;
  • tipo de atendimento especializado ou específico (se for o caso);
  • opção de prova de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).

Quando acontecem as provas do Enem 2019?

As provas do Enem 2019 acontecem em dois domingos consecutivos, nos dias 03 e 10 de dezembro. No primeiro dia, os candidatos realizam as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação.

Já o último dia do exame é destinado às provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Onde posso estudar utilizando a nota do Enem?

A nota do Enem pode ser utilizada para ingressar em uma faculdade pública por meio do Sisu ou tentar uma bolsa pelo ProUni em uma instituição particular. Algumas faculdades privadas ainda aceitam a nota do exame como forma de ingresso, sem a necessidade de fazer o vestibular.

Faculdades como o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) oferecem bolsas de estudo para estudantes que tiraram uma nota alta no exame. O valor do desconto depende da nota do candidato: quanto maior sua pontuação, maior a bolsa concedida.

Veja algumas faculdades particulares bem conceituadas pelo MEC as quais você pode ingressar com a nota do Enem ou tentar uma bolsa pelo ProUni.

Veja também

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Descubra quais podem ser os temas de redação do Enem 2019

Este post trouxe informações suficientes sobre as inscrições do Enem 2019? Deixe seu comentário!

Comente