O ProUni é um programa do Governo Federal, que tem o objetivo de distribuir bolsas de estudos parciais e integrais em instituições de ensino superior privadas por todo o Brasil, voltado para estudantes de baixa renda e sem diploma de ensino superior.  

Se você é um dos milhares de estudantes que já realizaram o Enem e está só esperando a oportunidade de garantir uma bolsa de estudos para aquele curso que sempre sonhou, fique atento aos prazos do ProUni 2020.

Quer saber quando abrem as inscrições do programa? Então, fique ligado! Aqui você também vai saber como se inscrever e outras informações importantes sobre o processo seletivo.

Quando fazer a inscrição do ProUni 2020

As inscrições para a primeira edição do ProUni em 2020 acontecem entre os dias 28 e 31 de janeiro. A primeira chamada sai no dia 4 de fevereiro e a segunda chamada é divulgada no dia 18 de fevereiro. Quem quiser participar da lista de espera deve entrar no sistema do ProUni e se inscrever para a lista entre os dias 6 e 9 de março.

No segundo semestre, será realizada a segunda edição do ProUni 2020. As inscrições para essa etapa estão previstas para acontecer entre os dias 11 e 14 de junho.

Como se inscrever no ProUni 2020

As inscrições no ProUni devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do programa.

Confira o passo a passo de como fazer sua inscrição no ProUni 2020:

  1. Acesse o site oficial do ProUni;
  2. Na página inicial, clique em “Fazer inscrição”;
  3. Informe o número de inscrição e a senha do Enem;
  4. Preencha seus dados pessoais, questionário socioeconômico e grupo familiar;
  5. Escolha as duas opções de cursos para os quais deseja concorrer à bolsa de estudos;
  6. Por fim, clique em “Finalizar inscrição”.

Durante o período de inscrição, você pode acessar o portal do candidato ProUni 2020 para realizar qualquer alteração nas informações.

Critérios para participar do ProUni 2020

Para se inscrever no ProUni 2020, é preciso ter realizado o Enem 2019 e ter tido desempenho de pelo menos 450 pontos nas provas objetivas, sem ter zerado a redação.

Uma vez tendo cumprido as exigências iniciais de inscrição e atingido a nota de corte do curso desejado, também é preciso se enquadrar em pelo menos um dos requisitos abaixo para ter direito à bolsa:

  • Estudantes que tenham concluído todo o ensino médio na rede pública de ensino ou na rede particular, na condição de bolsista integral;
  • Pessoa com deficiência;
  • Professores da rede pública de ensino para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia. Nesse caso, não é necessário se enquadrar no critério de renda do programa.

Além disso, existe um limite de renda familiar para que a bolsa de estudos seja concedida:

  • Para bolsas parciais: o candidato deve ter uma renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
  • Para bolsas integrais: o candidato deve ter uma renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

O que fazer se não conseguir a aprovação no ProUni

Uma boa opção para quem não consegue vaga por meio do ProUni é o chamado ingresso direto.

Essa é a maneira mais fácil, atualmente, de iniciar uma nova graduação. Com a nota do Enem, o estudante pode ingressar no curso desejado sem precisar prestar o tradicional vestibular.

Isso sem contar que diversas faculdades oferecem bolsas de estudos de até 100% para os alunos que escolhem ingressar por meio dessa modalidade de seleção.

O ingresso direto também costuma ter notas de corte bem mais acessíveis. Em geral, uma pontuação acima de 300 pontos nas provas objetivas e uma nota acima de zero na redação já garantem vaga.

O processo de seleção também é bem menos burocrático. Caso atinja a pontuação mínima exigida para o curso escolhido, basta o estudante levar o boletim de desempenho individual junto com a documentação solicitada para efetuar a matrícula.

Confira, a seguir, uma lista de faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), onde você pode usar sua nota do Enem para ingressar direto e conseguir uma bolsa de estudos. Todas elas também participam do ProUni:

Veja também:

Saiba tudo sobre as regras do ProUni

Descubra como usar a nota do Enem no ProUni

Agora que você já sabe tudo sobre a inscrição do ProUni 2020, conte para a gente aqui nos comentários: para qual curso você pretende tentar uma bolsa por meio do programa?