Inscrições abertas para o Sisu de Inverno 2013

Enem, Sisu — Escrito por

Nesta segunda-feira, 10 de junho de 2013, o Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para a concorrência no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de Inverno. O sistema será destinado às vagas de meio de ano, para o segundo semestre.
A nota usada será a obtida na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012.

Inscrições

O processo de inscrição será realizado através do site do MEC, na página do Sisu, acessando o endereço eletrônico http://www.mec.gov.br/. O processo ficará aberto desde o dia 10 de junho até as 23h59 do dia 14 deste mesmo mês.
Só poderão realizar a inscrição os candidatos que fizeram a prova do Enem 2012 e não obtiveram nota zero na Redação.
Será possível selecionar duas opções de vaga, especificando a ordem de preferência, as opções de vaga na instituição em questão, o local da oferta, o curso e o turno do mesmo. Também deverá ser informada a modalidade de concorrência, que se divide entre as ações afirmativas (cotas e políticas particulares a cada instituição), a ampla concorrência e as vagas para estudantes do ensino médio da rede pública. As opções de vaga poderão ser alteradas pelo candidato, no mesmo local da inscrição, até o final do prazo (23h59 do dia 14 de junho).
Não será possível se inscrever em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso da mesma instituição e local de oferta.

Chamadas e Resultados

A primeira chamada para o Sisu 2013 de meio de ano será divulgada no dia 17 de junho, já a segunda chamada será no dia 1º de julho. Caso haja empate no resultado das notas finais, o desempate será feito seguindo a ordem das seguintes notas:

  • Redação;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Matrícula e Lista de Espera

A matrícula da primeira chamada será realizada nos dias 21, 24 e 25 de junho. Para a segunda chamada, será realizada nos dias 5, 8 e 9 de julho. A providência da documentação requerida pelas instituições caberá ao aluno.
Para participar da lista de espera o candidato deverá manifestar interesse, na mesma página de inscrição, no período do dia 1º de julho até as 23h59 do dia 12 deste mesmo mês.
Somente a primeira opção de vaga poderá ser colocada na lista de espera.
Os alunos que já tiverem sido selecionados para a primeira opção não poderão participar da lista de espera.

O Sisu de Inverno de 2013 oferece 39.724 vagas em 54 instituições e universidades federais. Quase 1.200 cursos estarão dispostos para concorrência.
Mais informações podem ser obtidas no Edital presente no site do MEC.

 

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , , , , , ,

Comente