Inscrições ENEM 2013

Enem — Escrito por

Nesta quinta-feira, dia 9 de maio de 2013, foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU) o edital referente ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2013. Neste edital estão todas as informações necessárias aos estudantes que pretendem realizar a prova, como o período de inscrições, aplicação das provas, deveres dos candidatos, entre outros.

Pela nota obtida no ENEM é possível ingressar em um curso superior em uma instituição pública pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou em uma instituição particular com bolsas oferecidas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni), conseguir um financiamento em uma instituição de ensino particular pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou ainda obter o certificado de conclusão do Ensino Médio.

Confira todas as informações sobre as inscrições para o ENEM 2013:

Calendário

Inscrições: das 10h do dia 13 de maio até às 23h59 do dia 27 de maio, horários de Brasília.
Pagamento: até o dia 29 de maio.
Aplicação das provas: nos dias 26 e 27 de outubro, às 13h, horário de Brasília.
Gabarito oficial: será divulgado até o dia 30 de outubro.
Resultado: ainda não divulgado.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, das 10h do dia 13 de maio até às 23h59 do dia 27 de maio, informando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do documento de identidade (RG), além de um e-mail válido, que pode ser utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para enviar informações sobre o ENEM ao candidato. A taxa de inscrição é de R$ 35,00 e deve ser paga apenas no Banco do Brasil, até o dia 29 de maio, por meio do Guia de Recolhimento da União (GRU).

Isenções

O estudante que for concluinte do Ensino Médio em uma instituição de ensino pública pode solicitar no momento da inscrição a isenção da taxa. Esse benefício é concedido também ao estudante que comprovar renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo.

Necessidades Especiais

Os candidatos com necessidades especiais devem informar a situação em um campo específico no momento da inscrição, para que a prova seja adequada ao candidato. Os candidatos que estiverem hospitalizados poderão solicitar a realização da prova no próprio hospital.

Conclusão do Ensino Médio

O candidato que pretende utilizar a prova do ENEM para obter o certificado do Ensino Médio deverá no momento da inscrição marcar a opção indicada. Para conseguir o certificado é preciso alcançar a nota mínima de 450 pontos nas quatro áreas do conhecimento e 500 pontos na prova de redação.

Confirmação do Pagamento

A confirmação do pagamento é de responsabilidade do estudante e pode ser consultado no próprio site onde a inscrição é realizada.

As Provas

A aplicação das provas está prevista para acontecer nos dias 26 e 27 de outubro, às 13h de Brasília. No primeiro dia serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia). Já no segundo dia acontecem as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), Matemática e suas Tecnologias (Matemática) e a prova de Redação.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

 

Tags: , , ,

Comente