Inscrições Pronatec Senai

Sisutec — Escrito por

Com a intenção de aumentar a oferta de vagas nos cursos de formação profissional e tecnológica, o Governo Federal criou em 2011 o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

O projeto consiste em uma grande reformulação de diversas áreas da educação. Dentre as melhorias estão o avanço da qualidade do ensino médio, assim como da quantidade de recursos pedagógicos. Além disso, foram criadas mais oportunidades para os trabalhadores, através de cursos de formação inicial e continuada, de qualificação profissional, nas modalidades presencial e a distância. Isso prova que o Brasil não para de se desenvolver e, portanto, a necessidade de profissionais qualificados para atender a demanda desse crescimento em diversas áreas é cada vez maior.

Conheça um pouco mais sobre o SENAI PRONATEC e veja como ele é a alternativa perfeita para o acesso rápido ao ensino técnico de qualidade:

Saiba mais sobre o SENAI

Para quem não sabe, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, popularmente conhecido como SENAI, oferece cursos técnicos profissionalizantes para alunos com interesse em ingressar no setor industrial. Dessa forma, ele é a instituição ideal para quem quer aprender não apenas a teoria, mas vivenciar na prática uma rotina de trabalho.

Cabe ressaltar que a chance de um profissional que opta por um curso técnico conseguir um emprego logo quando termina o curso é muito grande. Inclusive, profissionais técnicos, com prática e vivência de mercado, estão em falta no mercado. Portanto, é bom ficar ligado e não deixar passar essa oportunidade.

O SENAI é uma instituição privada, mas sem fins lucrativos, que oferece bolsas de estudo através do PRONATEC. Esse benefício garante também lanche e auxílio-transporte, além de todo o material didático necessário para a realização do curso.

Quem pode se inscrever no PRONATEC SENAI?

Para se inscrever no programa é necessário cursar ou já ter finalizado o ensino médio em escolas da rede pública ou, em caso de instituições particulares, desfrutar do benefício de ser bolsista integral. Também podem se inscrever pessoas portadoras de deficiência, indígenas, agricultores, profissionais que estejam desempregados ou que foram dispensados do serviço militar, além daqueles que fazem parte de programas sociais do Governo Federal – estes se encaixam no Sisutec, Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos, que faz parte do programa Pronatec.

Onde é possível se inscrever?

No caso de quem ainda está estudando, as inscrições podem ser realizadas na secretaria da instituição de ensino onde o aluno está cursando o ensino médio. Para os soldados das Forças Armadas o cadastro pode ser feito no próprio quartel. Vale dizer também que trabalhadores e desempregados devem procurar o SINE, assim como beneficiários de programas sociais precisam ir até o centro de referência em Assistência mais próximo de sua casa. Contudo, de maneira geral, as inscrições podem ser feitas através do site do programa.

Quais os cursos oferecidos pelo programa?

Com mais de 1800 alunos formados, o Senai, em parceria com o PRONATEC, está sempre abrindo novos cursos profissionalizantes gratuitos, capazes de aliar a prática de conhecimentos técnico à criatividade. Outra vantagem é que o SENAI também oferece um leque de opções mais amplo e diferenciado em relação aos cursos ministrados em universidades. Para conhecer melhor os cursos oferecidos pelo PRONATEC basta acessar a área específica para consulta de vagas e oportunidades do site do programa.

O que é necessário para se inscrever?

Para se inscrever no PRONATEC SENAI é preciso ter em mãos tudo que será requisitado. Confira quais os documentos são necessários para cada grupo de candidatos:

Para os alunos que estão cursando o ensino médio:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de escolaridade;
  • Comprovante de inscrição ou carta de encaminhamento (impressa pelo demandante).

Para outros candidatos que já concluíram o ensino médio e se encaixam no Sisutec:

  • RG;
  • CPF;
  • Certificado de conclusão do ensino médio;
  • Histórico escolar;
  • Certificado de nascimento ou casamento;
  • Carteira de trabalho ou CNH;
  • Título de eleitor e comprovante de votação do primeiro e segundo turno;
  • Comprovante de residência;
  • Foto 3×4;
  • Para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos é necessário também o certificado militar.

Importante ressaltar que cada instituição de ensino pode definir suas próprias condições de inscrição e requisitar documentos diferentes. Por isso, fique de olho!

Você já separou os seus documentos? Se tiver mais alguma dúvida, escreva para a gente nos comentários que poderemos lhe ajudar. Para mais dicas sobre o PRONATEC SENAI e demais programas de educação do governo, continue acompanhando nosso portal.

Tags: , , ,

Comente