Está aqui o que você precisa saber sobre as inscrições do ProUni 2020.2!

Quanta coisa já se passou em 2020, não é mesmo? Você recebeu a sua nota do Enem e já pôde participar de diversos processos seletivos como o Sisu, FIES e o ProUni.

Se ainda não conseguiu sua vaga na faculdade dos sonhos, é hora de esfriar a cabeça e começar a planejar como será o próximo semestre.

O ProUni é um dos programas que abrem vagas na metade do ano e as suas chances de fazer um curso superior ainda em 2020 estão aí, em sua frente.

Não deixe essa oportunidade passar por não saber como funcionam as inscrições! Confira agora todos os detalhes dessa etapa. 

O que é e como funciona o ProUni 2020.2?

O acesso ao ensino superior mudou muito desde a criação do ProUni. Estudantes de baixa renda hoje podem cursar uma faculdade particular com bolsa integral (100%) ou parcial (50%) subsidiadas pelo governo federal.

O programa está presente em muitas universidades e, em 2019, beneficiou apenas na primeira edição mais de 243 mil alunos. Na segunda edição, foram 169 mil alunos. 

Existem algumas exigências e comprovações para que o candidato possa concorrer às vagas em todo o país. Dentre as exigências, das quais ele deve se encaixar em pelo menos uma, estão: 

  • Ter estudado todo o ensino médio em escola pública ou apenas em escola particular, como bolsista integral.
  • Ter estudado uma parte do ensino médio em escola pública e outra em particular como bolsista integral nesta última. 
  • Ser portador de alguma deficiência.
  • Ser professor da rede pública em exercício, para concorrer a vagas em licenciatura (não há necessidade de comprovação de renda).

Excluindo-se os professores, os demais devem:

  • Comprovar renda máxima familiar de 1,5 salários mínimos per capita para concorrer à bolsa integral.
  • Comprovar renda máxima familiar de 3 salários mínimos per capita para concorrer à bolsa parcial.

Como a nota do Enem é o parâmetro de classificação, é preciso ter feito o exame no ano imediatamente anterior (2019), ter obtido uma pontuação mínima de 450 pontos nas questões objetivas e redação com nota acima de zero. 

Quando abrem as inscrições do ProUni 2020.2?

O edital do segundo semestre de 2020 ainda não saiu. Por isso, vamos falar de datas aproximadas, para que você fique atento ao site do ProUni nesses períodos e não perca nenhum prazo. 

A data da seleção do segundo semestre é conhecida após a publicação do edital, que costuma sair no final do mês de maio

Conhecendo todas as regras e exigências que estão nesse documento oficial, os candidatos podem fazer suas inscrições a partir da primeira semana de junho.

São 4 dias de seleção e, ao encerrar o prazo, o resultado é divulgado após mais 4 dias, o que caiu no ano passado, na segunda semana de junho.

Onde fazer a inscrição do ProUni 2020.2?

Toda seleção acontece pela internet, é preciso fazer o seu cadastro no site do ProUni, que fica dentro do portal do MEC. 

Caso o candidato não tenha acesso digital, todas as instituições participantes precisam disponibilizar um canal ou aparelho para que ele possa se inscrever gratuitamente.

Não há nenhuma taxa para quem deseja participar.

Como fazer a inscrição do ProUni 2020.2?

Os passos para se inscrever são bem simples: 

  • Entre no site do ProUni e clique em “Fazer Inscrição”.
  • Insira seu CPF.
  • Coloque o seu número de inscrição e a senha cadastrados no Enem de 2019.
  • Preencha todos os dados solicitados e responda ao questionário de situação socioeconômica. 
  • Procure pelas vagas e instituições que lhe interessam.
  • Escolha duas opções de curso, em ordem de prioridade.
  • Finalize e acompanhe o processo até saírem os resultados.

O acompanhamento de todas as etapas é de responsabilidade do candidato. As opções de curso podem ser mudadas a qualquer momento durante o período de inscrições, sendo válida apenas a última opção que foi alterada.

Todos os dias o sistema se atualiza com as classificações e notas de corte parciais, por isso, é bom ficar atento. Pode ser que não dê certo naquela faculdade que você queria, mas que sua pontuação seja suficiente para outra. 

Como sou avisado dos resultados do ProUni 2020.2?

Como já dissemos, toda responsabilidade de acompanhar o andamento do processo seletivo é do candidato. Se você deixar passar qualquer detalhe, pode perder a chance de ter a sua bolsa. 

Os resultados saem poucos dias depois de finalizadas as inscrições. No segundo semestre, costuma ser na segunda semana de junho.

Aí o candidato precisa comparecer à faculdade escolhida, no final de julho, em mais ou menos uma semana para efetuar a matrícula.

Quem perdeu o prazo e não acompanhou direito, passa a vaga para o próximo, em uma segunda chamada, que acontece na segunda semana de julho. Além desses casos, existem aquelas pessoas que não conseguiram comprovar a documentação exigida.

Após a matrícula da segunda chamada, ainda há uma esperança de ficar na lista de espera, que é divulgada na segunda semana de julho.

Não consegui uma vaga no ProUni 2020.2 e agora?

Só vai ficar sem a sua graduação se quiser! Porque, além das milhares de vagas do ProUni, existem outras milhares que podem ser conquistadas pelo ingresso direto em faculdades particulares como essas aqui:

Com apenas 300 pontos no Enem e redação com nota maior que zero, você não precisa prestar nenhuma prova ou fazer vestibular.

Elas oferecem cursos presenciais e a distância, todos reconhecidos pelo MEC.

E a melhor notícia: você pode concorrer a bolsas de estudos que chegam até 100%, iguaizinhas às do ProUni!

Pesquise e entre em contato com os polos ou sedes presenciais. Com certeza, você sairá de lá com a sua matrícula para 2020! 

Veja também:

Conheça as faculdades que participam do ProUni

Conheça as faculdades a distância que aceitam o ProUni

Vai tentar o ProUni no segundo semestre? Comente aqui qual será o curso escolhido e as táticas para conseguir sua bolsa.