Quer saber como participar do Enem sem pagar a taxa de inscrição? Veja aqui quem tem direito e como pedir a isenção da taxa!

Para participar do Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso Enem, é necessário pagar uma taxa de inscrição. Porém, também é possível se inscrever gratuitamente, obtendo a isenção do pagamento da taxa.

Desse modo, dá para aproveitar as diferentes possibilidades de acesso ao ensino superior que a nota do Enem oferece, como Sisu, ProUni, FIES e ingresso direto em faculdades privadas, sem gastar nada para fazer a prova.

Continue lendo para saber quem tem direito à isenção da taxa de inscrição do Enem e como solicitar o benefício passo a passo!

Quem tem direito à isenção da taxa do Enem

  • Estudantes de escolas públicas que estejam cursando a última série do ensino médio no ano de realização do Enem.
  • Candidatos com renda de até um salário mínimo e meio que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola particular.
  • Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que se declarem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Como solicitar a isenção da taxa do Enem

Veja agora o passo a passo de como solicitar a isenção da taxa do Enem:

  • Acesse o sistema de isenção do Enem, no site do exame.
  • Informe seu CPF e data de nascimento.
  • Confirme que você se enquadra nas situações que dão direito à isenção.
  • Confira se os dados pessoais apresentados estão corretos e confirme.
  • Forneça as informações solicitadas sobre o ensino médio.
  • Informe o número do NIS, caso possua, e confirme as informações.
  • Preencha o questionário socioeconômico.
  • Informe seus dados de contato.
  • Crie uma senha, que será utilizada para acompanhar seu pedido de isenção.
  • Caso tenha obtido a isenção na edição passada do Enem e não tenha comparecido aos dois dias de prova, justifique sua ausência.
  • Por último, confira o resumo das informações e clique em “Enviar”.

Quando solicitar a isenção do Enem

Geralmente o período para pedir a isenção da taxa do Enem ocorre no mês de abril, antes da abertura das inscrições.

Como ver o resultado da solicitação

O resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição pode ser consultado na “Página do Participante”, no site do Enem, utilizando a senha cadastrada no sistema.

Inscrição no Enem

Quem consegue a isenção da taxa precisa fazer a inscrição do Enem? Sim! Mesmo quem tem o pedido de isenção aceito precisa fazer a inscrição no Enem, dentro do prazo estipulado no edital.

Já os candidatos que têm o pedido de isenção negado também devem fazer a inscrição e pagar a taxa até a data limite informada no edital.

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Depois de solicitar a isenção, se inscrever no Enem, fazer as provas e consultar seu resultado, é hora de usar a nota do Enem para entrar na faculdade. Para isso, você tem quatro opções:

  • Participar do Sisu e concorrer a vagas em cursos presenciais de universidades públicas e institutos federais de todo o país.
  • Se inscrever no ProUni e concorrer a bolsas de estudo de 50% e 100% em cursos presenciais e EAD de faculdades particulares.
  • Se inscrever no FIES para tentar um financiamento em faculdade particular (somente cursos presenciais) a juros baixos.
  • Entrar direto em uma faculdade particular (ingresso direto), com direito a bolsas de estudo parciais e integrais.

Sisu

O Sisu é um sistema eletrônico, mantido pelo MEC (Ministério da Educação), pelo qual instituições públicas de ensino superior oferecem suas vagas, selecionando os candidatos pela nota do Enem.

Para participar do Sisu, é preciso ter feito a edição mais recente do Enem e ter alcançado nota maior que zero na redação.

Embora o Sisu não exija uma nota mínima do Enem para participar, a chamada nota de corte, que é a nota mínima no Enem para passar em determinado curso, pode ser bem alta, ultrapassando 800 pontos em alguns casos.

ProUni

O ProUni é um programa do MEC que oferece bolsas de estudo integrais e parciais a brasileiros sem diploma de nível superior.

Para se inscrever no ProUni, é necessário ter feito a edição mais recente do Enem e ter obtido nota média das provas igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação.

No ProUni, os candidatos são selecionados pela nota do Enem, portanto há notas de corte para cada curso. Além disso, é preciso preencher os requisitos socioeconômicos do programa para ter direito às bolsas.

FIES

O FIES é um programa do governo federal que permite financiar uma faculdade particular a juros baixos ou zero e começar a quitar a dívida somente após concluir o curso. E, assim como no Sisu e ProUni, a seleção dos contemplados é feita pela nota do Enem.

Para se inscrever no FIES, é obrigatório ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, ter alcançado nota média das provas igual ou maior que 450 pontos e não ter zerado a redação. 

Existem ainda limites de renda familiar mensal por pessoa para participar do FIES: até três salários mínimos ou até cinco salários mínimos, dependendo da modalidade de financiamento a ser contratada.

Ingresso direto

No ingresso direto, o candidato fica dispensado de fazer o vestibular interno da faculdade, pois utiliza a nota do Enem como processo seletivo.

Em geral, a nota mínima do Enem necessária para conseguir uma vaga fica em torno de 300 pontos, além de nota acima de zero na redação. Normalmente são aceitas notas do Enem a partir da edição de 2010.

Diversas faculdades particulares já aceitam a nota do Enem para ingresso direto e algumas oferecem bolsas de estudos de até 100% para quem escolha essa forma de seleção, tanto em cursos presenciais quanto a distância.

Onde estudar com a nota do Enem

Conheça agora algumas faculdades com cursos reconhecidos pelo MEC nas quais você pode entrar direto com a nota do Enem e ainda ganhar uma bolsa de estudo ou desconto especial na mensalidade:

Saiba mais:

Descubra o que é a nota de corte do Enem

Faculdades a distância que aceitam o Enem

Depois de saber como funciona a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem, conte para a gente nos comentários: como você vai usar a nota do Enem para entrar na faculdade?