Como pedir isenção da taxa do Enem 2016

Enem — Escrito por

As datas da edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram definidas. As inscrições abrem às 10h do dia 9 de maio e vão até as 23h59 do dia 20 de maio. São 11 dias para entrar na página do Exame e se cadastrar.

Mas o processo de inscrição do Exame não acaba por aí! É necessário imprimir um boleto e pagar uma taxa para confirmar sua participação. Só assim você poderá fazer a prova.

Esse procedimento vale para boa parte dos inscritos. O Inep, instituto ligado ao Ministério da Educação (MEC) que organiza o Exame, prevê apenas dois casos em que o candidato fica liberado de pagar a taxa de inscrição.

Descubra a seguir quem não precisa pagar a inscrição do Enem e o que você precisa fazer para pedir a isenção!

 

Quem não precisa pagar para fazer o Enem 2016?

Para muita gente, a taxa de inscrição do Enem pode pesar no orçamento doméstico. Por isso, o MEC libera o candidato de fazer esse pagamento nos seguintes casos:

1. Alunos de escola pública

Quem estiver matriculado no terceiro ano do ensino médio em uma escola pública, devidamente cadastrada no Censo Escolar da Educação Básica, está automaticamente isento de pagar para fazer o Enem. O importante é preencher corretamente os dados da escola no momento da inscrição. Não é necessário enviar qualquer documento nem solicitar isenção da taxa.

2. Pessoas de baixa renda

Para fins de isenção da taxa do Enem, o MEC considera quem tem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Neste caso, é obrigatório informar a condição na hora de se inscrever para o Exame, preenchendo a Declaração de Carência Socioeconômica. Não é necessário enviar documentos nessa hora, mas é bom tê-los à mão, pois o Inep pode solicitar comprovantes a qualquer momento. Depois de confirmar seu cadastro, acompanhe a situação de seu pedido na Página do Participante do Enem.

 

Quem já ganhou a isenção em 2015 pode fazer o Enem de graça em 2016?

Depende. Se você foi isento do pagamento no ano passado e compareceu para fazer as provas, está tudo certo. Caso cumpra os critérios de isenção e queira participar novamente do Enem em 2016, você pode.

Por outro lado, o participante que foi isento do pagamento da inscrição no ano passado, mas não fez a prova, precisa enviar uma justificativa ao MEC caso queira fazer o Enem 2016. Porém, se o motivo não for aceito, será necessário pagar a taxa para participar.

Lembre-se de acompanhar a situação do seu pedido na Página do Participante.

 

Quanto custa a inscrição do Enem 2016?

A taxa de inscrição do Enem 2016 é de R$ 68,00. Os candidatos que não se enquadrarem nos dois critérios de isenção devem imprimir o boleto ao concluírem o cadastro pelo site do Enem e pagar a taxa até 25 de maio.

 

Como fazer a inscrição do Enem 2016?

O processo de inscrição do Enem é bem simples. Basta seguir o passo a passo:

  1. Acessar o site oficial do Enem.
  2. Informar todos os dados solicitados: e-mail e telefone celular válidos, senha, CPF, RG, endereço completo, etc.
  3. Preencher as informações sobre sua escola.
  4. Selecionar qual prova de Língua Estrangeira você prefere fazer: Inglês ou Espanhol.
  5. Escolher a cidade onde você prefere fazer o Exame.
  6. Se for o caso, indicar se precisa de atendimento especializado, se fará a prova na condição de sabatista ou se vai fazer o Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio.
  7. Confirmar o cadastro.
  8. Imprimir o boleto e pagar a taxa de inscrição (caso não se enquadre nos critérios de isenção).

 

Quando vai ser a prova do Enem 2016?

As provas do Enem 2016 acontecem em dois dias:

Primeiro dia do Enem 2016 – 5 de novembro (sábado)

  • 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Duração: 4 horas e meia.

 

Segundo dia do Enem 2016 – 6 de novembro (sábado)

  • 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
  • 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Redação

Duração: 5 horas e meia.

 

Para fazer a prova do Enem, lembre-se de levar seu cartão de confirmação de inscrição e um documento oficial original válido e com foto.

O único material que você poderá usar é a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Leve mais de uma para garantir! Não é permitido usar lápis, borracha, canetas coloridas, marca-texto, régua, etc. Celulares, tablets e outros aparelhos eletrônicos estão proibidos, assim como o uso de bonés, óculos escuros, gorros, etc.

Você poderá levar lanches leves e bebida (água, suco) para consumir durante a prova.

Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13 horas (horário de Brasília). Lembre que nos dias do Enem o trânsito fica mais intenso perto dos endereços onde o Exame é aplicado. Por isso, faça o trajeto antes, planeje-se para chegar com bastante antecedência e evite atropelos!

 

Veja também:

Conheça 8 sites que te ajudam a estudar para o Enem

 

Vai se inscrever para o Enem 2016? Você se encaixa nos critérios de isenção ou vai ter que pagar a taxa? Conte para a gente nos comentários!

Comente