O Enem é o exame mais importante do ano, mas convenhamos: fazer a inscrição não é barato!

Em 2019, o valor cobrado foi de R$ 85. Para 2020 ainda não se sabe se esse montante vai ser mantido ou se vai aumentar.

De qualquer forma, muita gente tem o direito de fazer o Enem 2020 sem pagar nada.

A seguir, veja como você pode tentar a isenção do Enem 2020!

Como tentar a isenção do Enem 2020

Para tentar a isenção do Enem 2020 o interessado deve estar muito atento. O período para fazer essa solicitação vem mais de um mês antes da inscrição.

Algumas pessoas terão isenção praticamente automática, enquanto outras precisarão fazer o pedido. Todo mundo que quiser ser liberado da taxa, no entanto, deve fazer uma solicitação por meio de um sistema disponibilizado pelo Enem.

Veja abaixo como funciona.

Período para pedir isenção – Em 2020, o período para solicitar isenção da inscrição do Enem deve começar entre o final de março e o início de abril. As datas exatas só serão conhecidas quando for divulgado o edital do exame.

O processo dura aproximadamente dez dias e é todo feito pela internet, no site oficial do Enem.

Quem pode pedir isenção – O Ministério da Educação (MEC) permite pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2020 a quem atender a um dos três perfis abaixo:

  1. Está regularmente matriculado no último ano do ensino médio em escola da rede pública de ensino (a instituição precisa estar declarada no Censo Escolar).
  2. Fez todo o ensino médio em escola da rede pública ou estudou como bolsista integral na rede privada. Nesse caso a renda familiar bruta mensal não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo por pessoa.
  3. É membro de família de baixa renda e pode comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica. Aqui é preciso ter Número de Identificação Social (NIS), único e válido. A renda familiar bruta mensal deve ser de até meio salário mínimo por pessoa, ou total de até três salários mínimos.

Como é o pedido de solicitação de isenção do Enem 2020 – Dentro do período determinado, o interessado acessa o site oficial do Enem com seu CPF e senha, em seguida preenche todos os dados solicitados. Tudo precisa ser informado corretamente. Depois é só esperar a divulgação dos resultados.

Resultado da solicitação de isenção do Enem 2020 – O resultado da solicitação de isenção do Enem 2020 deve sair uma semana após o encerramento do período de inscrição. A informação pode ser consultada individualmente, no site oficial do Enem.

O próprio interessado precisa fazer essa consulta.

Mesmo que tenha conseguido a isenção, o candidato tem de aguardar o início do período de inscrições, em maio, e seguir todo os passos normalmente. Quem consegue a isenção não está automaticamente inscrito para fazer as provas, é obrigatório cumprir essa etapa para participar do exame.

Se a solicitação de isenção for negada, o candidato terá alguns dias para pedir revisão da decisão. Veja abaixo como funciona.

Recurso para quem teve a solicitação de isenção negada – Os candidatos que tiveram a isenção negada podem recorrer da decisão. Isso pode ser feito pelo próprio site do Enem. O período começa cerca de cinco ou seis dias após a divulgação dos resultados. O candidato terá de enviar, via sistema, os documentos solicitados para revisão da decisão.

Quem teve a solicitação aceita no ano passado e não apareceu para fazer as provas – Quem ganhou isenção para a edição de 2019 do Enem e não foi fazer as provas terá de justificar o motivo da ausência caso queira ganhar o benefício novamente em 2020. Isso pode ser feito pelo sistema do Enem, dentro do período regular de solicitação de isenção.

A justificativa só será aceita em casos como os listados abaixo:

  • Assalto/furto
  • Acidente automobilístico
  • Casamento
  • Nascimento de filho
  • Problemas de saúde (com atestado médico)
  • Prisão
  • Trabalho ou deslocamento a trabalho
  • Intercâmbio acadêmico
  • Atividade curricular

A organização exige que todos os documentos enviados sejam datados e assinados.

Como aproveitar o Enem 2020

Se você caprichar nos estudos a partir de agora, tem grandes chances de se dar bem no Enem 2020.

E com uma boa nota no Enem, você consegue traçar seu futuro de diversas formas. Por exemplo:

  • Conquistando uma vaga em universidade pública pelo Sisu.
  • Ganhando bolsa de estudos em faculdades privadas de alta qualidade com o ProUni.
  • Financiando os estudos a juros baixos e prazo longo com o FIES.
  • Entrando na graduação de uma faculdade privada sem precisar passar por vestibular.

O segredo para garantir um ensino de qualidade é escolher faculdades que sejam reconhecidas e muito bem avaliadas pelo MEC.

Abaixo, a gente separou algumas para você ter aí no seu radar. Elas aparecem com frequência em programas como ProUni, FIES e ingresso direto. Além disso, contam com seus próprios programas de financiamento e bolsas de estudos sem burocracia.

Clique e confira:

Veja também:

Descubra quando sai o edital do Enem 2020

Entendeu como pedir isenção do Enem 2020? Conte para a gente nos comentários!