O resultado do Enem é aguardadíssimo por quem busca uma vaga no ensino superior.

Em 2020, pode ter certeza, uma das preocupações mais comuns entre os participantes é como foi o seu desempenho com relação aos outros candidatos.

Será que vai ter listão esse ano?

A seguir, descubra se existe uma lista de aprovados do Enem 2020!

A lista de aprovados do Enem 2020

O resultado do Enem 2019 sai em janeiro de 2020. Já o resultado do Enem 2020, só em janeiro de 2021.

Em primeiro lugar, é importante saber que o Enem, por si só, não tem lista de aprovados. Quando sai o resultado, o participante consegue ver apenas a sua própria nota.

O que existem são formas de entrar na universidade com a nota do Enem – aí sim, há uma disputa por vaga e, consequentemente, a convocação dos aprovados.

Em todas elas, o sistema de divulgação dos nomes selecionados é bastante similar – especialmente nos três processos coordenados pelo governo federal.

Vamos entender melhor como funciona:

Lista de aprovados do Sisu 2020

O Sisu é, sem dúvidas, um dos processos seletivos mais aguardados de 2020. A partir de janeiro, pouco depois da divulgação dos resultados do Enem, quem tiver interesse em tentar vaga em universidade pública ou instituto federal de educação já pode se inscrever.

Durante pouco menos de uma semana, pode escolher dois cursos e mudar de opção quantas vezes for necessário, até encontrar um que aceite a nota apresentada nos exames.

Para participar do Sisu 2020 é obrigatório ter feito o Enem 2019 e obtido nota acima de zero na redação. Quem fizer o Enem em 2020 poderá participar do Sisu 2021.

Os aprovados são conhecidos dois dias após o encerramento da seleção. Para verificar se conseguiu ou não a vaga, o participante deve acessar o site oficial do Sisu com seu login e senha.

Não existe uma lista de aprovados, como nos vestibulares tradicionais. O resultado é individual.

O Sisu tem uma chamada e uma lista de espera.

Quem participar da lista de espera precisa verificar se conseguiu aprovação diretamente com a universidade de interesse.

Há uma segunda edição do Sisu prevista para o meio do ano. O processo de divulgação da lista de aprovados é exatamente o mesmo.

Lista de aprovados do ProUni 2020

O ProUni 2020 distribui milhares de bolsas de estudos em faculdades privadas pelo país.

É também um processo seletivo bastante esperado e concorrido.

Para concorrer ao benefício, o participante precisa ter uma bela nota no Enem 2019 (pelo menos 450 pontos na média das provas, com nota acima de zero na redação) e atender a critérios de formação escolar e renda familiar.

A seleção começa assim que o Sisu divulga os resultados.

O sistema também é parecido: o candidato escolhe duas opções de curso e pode mudar conforme as notas de corte vão aumentando.

O ProUni dá mais colheres de chá para quem não passar na primeira chamada. Além de uma segunda chamada, abre também uma lista de espera e, mais tarde, faz uma seleção específica para preencher as vagas remanescentes.

Para a primeira e segunda chamadas não há lista de aprovados. O candidato saberá individualmente se conseguiu a bolsa. Basta, para isso, checar o site oficial do ProUni depois do encerramento da seleção.

Para lista de espera e vagas remanescentes, a convocação virá diretamente da faculdade desejada.

O ProUni também tem uma segunda edição programada para o meio do ano.

Lista de aprovados do FIES 2020

O FIES é o programa do governo federal que permite financiar cursos superiores de forma facilitada.

Quem ganhar o benefício pode estudar sossegado, sabendo que só precisa começar a pagar o valor do financiamento depois de concluir o curso, com juros bem tranquilos e um prazo bastante generoso.

Para isso, no entanto, é preciso encarar um processo seletivo. A participação é aberta a quem fez qualquer Enem a partir de 2010 e obteve, numa mesma edição, pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. Tem também um critério de renda familiar mensal bruta a ser respeitado: até cinco salários mínimos por pessoa.

No FIES dá para escolher até três cursos dentre as opções disponíveis na plataforma de seleção.

Os resultados saem de forma similar ao do Sisu e do ProUni: o participante acessa o site oficial e confere individualmente se conseguiu ou não o financiamento no curso desejado. Não tem listão de aprovados.

Também dá para conferir diretamente com a faculdade envolvida.

O FIES tem duas edições: no começo e no meio do ano.

Lista de aprovados no ingresso direto 2020

O ingresso direto possibilita uma entrada rápida e descomplicada na faculdade privada.

O participante só precisa apresentar as notas obtidas em qualquer edição do Enem e atingir a pontuação determinada pela faculdade para se matricular diretamente em cursos presenciais e a distância por todo o país.

Esse sistema é mantido pelas próprias faculdades e difere bastante do Sisu, ProUni e FIES.

Nele, o estudante geralmente fica sabendo na hora se conseguiu ou não entrar no curso desejado. É instantâneo, não há processo seletivo envolvido (exceto em algumas faculdades, que podem aplicar uma prova posteriormente) nem lista de aprovados.

Esse sistema de ingresso está disponível em centenas de faculdades pelo país.

Onde estudar com a nota do Enem 2020

Com a nota do Enem 2020 você pode escolher estudar em uma das mais de cem universidades participantes do Sisu ou entre os milhares que aceitam ProUni, FIES e ingresso direto.

Por lei, o Sisu, FIES e ProUni só trabalham com instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, para garantir qualidade de ensino independentemente do processo seletivo escolhido.

Abaixo, a gente selecionou algumas ótimas faculdades onde você pode tentar sua vaga com a nota do Enem:

Veja também:

Saiba qual é a nota de corte do Enem 2020 e onde ver a sua

Preparado(a) para encarar os processos seletivos que usam a nota do Enem 2020? Conte para a gente nos comentários!