Veja se você está em lista de espera no FIES 2017

Fies — Escrito por

Saiu o resultado do FIES 2017! Desde o dia 13 de fevereiro tem gente comemorando a aprovação em primeira chamada e outros já roendo as unhas de ansiedade porque ficaram em lista de espera.

Quem estiver na lista precisa torcer para ocupar as chamadas “vagas remanescentes” do FIES, ou seja, todas aquelas que sobrarem.

Os candidatos que perderem os prazos, não apresentarem a documentação necessária ou desistirem do FIES cedem a vaga para o próximo da lista.

A espera vai até março e os candidatos podem ser chamados a qualquer instante. Veja se você está na lista de espera do FIES 2017 e o que é preciso fazer caso ganhe o financiamento!

 

Como saber se está na lista de espera do FIES 2017

A relação dos candidatos em lista de espera foi divulgada junto com os aprovados em primeira chamada, no dia 13 de fevereiro.

Para verificar se seu nome está lá, basta acessar o boletim de acompanhamento no site oficial do FIES.

Se o seu nome não estiver entre os convocados em primeira chamada nem na lista de espera, é sinal de que será preciso esperar até o semestre que vem para concorrer novamente.

Se estiver em lista, é preciso redobrar a atenção – entenda o porquê a seguir!

 

Datas e procedimentos para quem ficar em lista de espera do FIES 2017

Quem está em lista pode ser chamado a qualquer momento. Isso vale do dia 14 de fevereiro até o dia 3 de março, quando o processo seletivo encerra totalmente.

Se você tiver a sorte de ser chamado, tem que redobrar a atenção às datas e procedimentos. O processo será o seguinte:

  • Até cinco dias corridos depois da convocação: fazer o cadastro no SisFIES.
  •  Até dez dias corridos depois da inscrição no SisFIES: Dirigir-se à faculdade onde obteve financiamento para entregar a documentação necessária na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).
  • Até dez dias corridos após a validação na CPSA: Ir a uma das instituições bancárias credenciadas (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) para formalizar o financiamento.

Nossa dica é: economize o máximo de tempo possível. Já deixe toda documentação preparada e, se for chamado, faça todos os procedimentos acima logo nos primeiros dias. Lembre-se de que o MEC é implacável com datas e documentos. Quem pisar na bola vai ficar fora do FIES.

 

É possível se inscrever na lista de espera do FIES 2017?

Não. A lista é automática e definida logo no dia da divulgação dos resultados do FIES. Não tem como o candidato solicitar ingresso.

Só pode concorrer quem participou do processo seletivo regular do FIES 2017, que rolou entre os dias 7 e 10 de fevereiro.

Quem perdeu o prazo de seleção vai ter que esperar um pouco mais – até o semestre que vem, pelo menos, quando deve acontecer a segunda edição do FIES 2017.

 

Quais são as alternativas para quem ficou de fora da lista de espera do FIES 2017?

Quem não conseguiu entrar nesta edição do FIES 2017 não precisa necessariamente esperar até o semestre que vem para tentar financiar um curso superior. Existem outras opções interessantes no mercado, como:

  • Os financiamentos oferecidos pelas próprias faculdades – muitas, inclusive, têm programas de parcelamento de até 70% do valor do curso. Tudo com bem menos burocracia que o FIES. Informe-se sobre as opções disponíveis no local onde você gostaria de estudar.
  • Buscar uma bolsa parcial por programas como Quero Bolsa  e Educa Mais Brasil. Neles há uma gama imensa de opções de cursos com até 70% de desconto. E tudo é super fácil – geralmente basta clicar, fazer um cadastro e garantir o benefício. Tem ofertas no ar o ano todo.
  • Fazer cursos a distância, caso existam na área que você procura. Eles são muito mais baratos que os presenciais e a flexibilidade de tempo permite conciliar estudos e trabalho sem grandes dificuldades.

 

Onde estudar com crédito estudantil

Além de aceitarem o FIES, as faculdades a seguir são bem avaliadas pelo MEC e oferecem um leque bastante diversificado de opções de financiamentos, bolsas e facilidades de pagamento.

Conheça:

Veja também:

Veja o calendário do FIES 2017

 

Ficou na lista de espera do FIES? Conte para a gente como estão suas expectativas de receber o financiamento!

 

 

Comente