Lista de espera Prouni

Prouni — Escrito por

O processo seletivo principal do Prouni ocorre por meio de duas chamadas. Nesse esquema, os estudantes são pré-selecionados em uma das opções de curso que indicou no momento em que fez a inscrição, conforme o limite de bolsas disponibilizadas pelas instituições de ensino superior e tecnológico que participam do programa. A partir daí, ocorre a primeira chamada: os candidatos checam na lista divulgada se seu nome está incluído nela e, se foram escolhidos, precisam comparecer às instituições de ensino, levando todos os documentos necessários para comprovar as informações prestadas em sua ficha de inscrição.

As perdas de prazo, as não comprovações das informações pelos candidatos pré-selecionados e algumas desistências fazem com que a segunda chamada convoque mais um bom número de candidatos. O procedimento que os candidatos têm que cumprir é o mesmo que aquele indicado na chamada anterior. Mas se você não entrou na triagem de nenhuma das duas chamadas, ainda resta a possibilidade de participar do Prouni através da chamada Lista de Espera. É aqui que muitos candidatos deixam passar uma grande oportunidade, por desconhecer o que é e como acontece esta fase. Você sabe do que se trata?

O que é a Lista de Espera do Prouni

A Lista de Espera nada mais é do que mais uma fase de classificação e seleção de candidatos, e que continua a obedecer a ordem de classificação segundo as pontuações obtidas no ENEM, do mesmo modo que é feito com as duas chamadas sucessivas do processo seletivo principal. Ou seja, a manifestação de interesse em inscrever-se na Lista de Espera assegura ao candidato apenas uma expectativa de direito de ter a bolsa concedida, já que sua aprovação deverá cumprir uma ordem de classificação e a adequação de seus documentos apresentados à instituição, nos mesmos moldes do que ocorre nas chamadas regulares.

Esse artifício é bastante vantajoso, porque é a última chance que o candidato tem para tentar ocupar as bolsas eventualmente não preenchidas na seleção principal.

O que se deve fazer para participar da Lista de Espera

Quando se esgota o prazo das duas chamadas de alunos pré-selecionados, o candidato poderá manifestar que tem interesse pela bolsa através de sua inscrição na Lista de Espera do programa. O estudante deve ficar atento, porque o sistema do portal do Prouni irá publicar uma data específica, logo após o período da segunda chamada, a partir do qual poderá se inscrever na Lista de Espera. Geralmente, são dois ou três dias. Portanto, o candidato deve entrar diariamente na página virtual do programa e, assim que perceber a abertura do prazo, confirmar seu interesse em se inscrever na Lista.

Quem pode se inscrever na Lista de Espera

Além dos alunos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares, a Lista de Espera é conveniente também para aqueles candidatos que foram pré-selecionados em sua primeira ou segunda opção de curso, mas não houve abertura de turma por falta de alunos suficientes ou outro problema da instituição de ensino. Essa nova relação de candidatos também poderá favorecer os alunos que não foram pré-selecionados por não haver bolsas disponíveis para suas primeiras opções de curso, indicadas na inscrição no programa.

Alcançada a data limite para inscrição, o sistema informatizado do Prouni divulga a relação de candidatos que participam da Lista de Espera, para que as instituições de ensino tenham conhecimento da ordem dos pré-selecionados. Neste momento, as instituições de ensino, obedecendo a sequência apontada na relação, realizam convocações dos candidatos inscritos na Lista de Espera do ProUni.

Os candidatos que forem convocados pela Lista de Espera deverão comparecer no período estipulado pela instituição e levar a relação de documentos para a comprovação de informações prestadas na inscrição. Esta etapa é a mesma que acontece nas chamadas anteriores. Se for este o seu caso, não deixe passar a oportunidade! Verifique muito bem quais os documentos que a instituição solicita, porque se a documentação estiver incompleta ela não será analisada.

 

Fique atento aos prazos, não deixe tudo para última hora e, se for selecionado, entregue os documentos o mais rapidamente possível! Sucesso em sua graduação.

Tags: , , , ,

Comente