Descubra qual é o local da sua prova do Enem

Enem — Escrito por

As informações sobre os locais de aplicação do exame costumam deixar muitas pessoas confusas. Algumas até mesmo perdem as provas ou comparecem nos locais errados. Portanto, saber como encontrar o local de prova do Enem é um ponto fundamental para qualquer inscrito.

Em linhas gerais, o organizador do exame, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), costuma liberar as informações dos locais por volta de um mês antes da prova, que ocorre em novembro.

Sendo assim, você precisa acompanhar todas as atualizações a partir de outubro se quiser garantir que não vai perder nenhuma informação importante.

Veja agora o que você precisa fazer para descobrir seu local de prova.

Como descobrir o seu local de prova do Enem

É por meio do site oficial que você pode verificar onde vai realizar a sua prova. Então, para ajudar a encontrar essa informação de um jeito rápido e simples, aqui está o que você precisa fazer:

  1.  Acesse o site oficial do Inep e clique em “Conheça seu local de prova”.
  2.  Selecione “página do participante” e faça seu login com CPF e senha.
  3.  Logo após o login, o próprio sistema apresentará o seu cartão de confirmação, que contém uma série de informações importantes, como seus dados pessoais, horários, instruções e, é claro, o local da prova.

É altamente recomendado que você imprima esse documento, já que ele pode facilitar a sua vida quando precisar encontrar alguma informação específica sobre a prova.

Vale a pena destacar que existe também um aplicativo de celular liberado pelo próprio Inep, que também permite a visualização dessas informações.

Como o local da prova é escolhido

Embora o candidato possa escolher a cidade onde deseja prestar a prova do Enem, são os próprios organizadores que determinam o local exato da aplicação da sua prova. 

Na maioria das vezes, as provas tendem a acontecer em escolas e instituições públicas.

Portanto, descobrir o quanto antes qual é o lugar correto pode evitar dores de cabeça futuras. Aproveite também para pesquisar qual é o trajeto mais adequado para sua locomoção.

Sobre os dias de prova

Normalmente aplicado nas primeiras semanas de novembro, o Enem é realizado em dois domingos consecutivos.

Nesses dois dias os portões se fecham às 13h, pelo horário de Brasília. Atenção para essa informação, já que, se você reside em um local com fuso horário diferente, precisa levar isso em consideração na hora de ir até o seu local de prova.

Vejas os horários de cada um dos dias:

  • Primeiro dia: A prova vai de 13h30 às 19h. Nesse dia, os temas abordados são: Linguagens, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Códigos e suas Tecnologias e Redação.
  • Segundo dia: A prova vai das 13h30 às 18h30. Nesse dia, os temas abordados são: Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O que fazer com a nota do Enem?

Depois de realizada a prova e divulgados os resultados, você pode usar essa informação de diversas formas diferentes. Veja duas delas:

  • Conseguir uma vaga para um curso superior: dependendo da instituição escolhida, é possível conquistar uma vaga apenas com os resultados do Enem, sem ter de passar pelo vestibular próprio da faculdade.
  • Ingressar em algum programa de bolsas ou financiamento: você pode usar as suas notas do Enem para tentar se candidatar a algum dos programas federais do governo que visam auxiliar as pessoas que querem cursar uma graduação, como por exemplo o ProUni e o FIES.

Onde estudar usando a nota do Enem?

Você pode usar suas notas do Enem para estudar nas mais diversas instituições do país, então existem opções aos montes. Porém, lembre-se de escolher um lugar credenciado pelo Ministério da Educação, caso contrário, seu diploma não terá validade e todo o tempo e esforço dedicados serão em vão.

Nesse caso, podemos indicar algumas faculdades que são referência de ensino e contam com o certificado de qualidade do MEC. Você ainda conta com a opção de usar a sua nota no Enem para conseguir uma bolsa de estudos integral ou até 100% de desconto no valor da mensalidade. Veja:

É hora de usar a sua nota do Enem e começar a sua tão sonhada graduação!

Veja também:

Como usar a nota do Enem pra entrar na faculdade

Veja o calendário completo do Prouni e conheça as faculdades

Já sabe o que vai fazer com a sua nota do Enem? Compartilhe conosco nos comentários!

Comente