Descubra como saber o local de sua prova do Encceja

Provas — Escrito por

Quer saber em qual local você vai fazer o Encceja? Saiba como descobrir e veja outras informações sobre a prova!

Se você se inscreveu para fazer a prova do Encceja é porque está buscando ter o seu diploma de Ensino Fundamental ou Médio, certo?

A sua decisão de se desafiar e correr atrás desse objetivo mostra que o primeiro passo já foi dado. Agora, resta se organizar para chegar no horário no dia da prova e colocar a cabeça para pensar no momento de fazer as questões e a redação.

Neste texto, você terá informações sobre como saber onde você fará a prova, sobre como ela é organizada e até mesmo quanto você precisa tirar para passar na avaliação.

Como consultar o local de prova do Encceja?

Para saber onde você fará sua prova, é muito simples. Você precisará acessar o seu cartão de confirmação (um documento como este da imagem abaixo), onde estará registrado o seu nome, o número da sua inscrição, a data, horário e local de prova, dentre outras informações.

Local de prova Encceja

 

O Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC) que é responsável pela aplicação da prova, orienta que o cartão de confirmação deva ser levado no dia da prova. Levar esse papel não é obrigatório, mas isso te ajudará a encontrar sua sala com mais facilidade no dia do exame.

Para acessar o cartão de confirmação, basta seguir o passo a passo que deixamos abaixo:

 

  • Preencha as informações solicitadas:

 

    1. Seu número de CPF
    2. A senha cadastrada no momento da sua inscrição

Página do Participante Encceja

Como é a prova do Encceja?

Vamos relembrar como é organizada e dividida a prova do Encceja?  

Primeiro, é preciso lembrar que as provas são aplicadas em um único dia. Por isso, prepare-se para fazer a primeira parte da prova durante a manhã (das 9h às 13h) e a segunda no período da tarde (15h30 às 20h30).

É importante que você se organize para levar um lanche caso fique com fome durante a prova. Além disso, entre uma prova e outra você terá um intervalo para o almoço, planeje como será seu almoço: veja se dará tempo de ir e voltar em casa, se é melhor levar uma comida ou mesmo separar um dinheiro para comer fora.

  • Ensino Fundamental: a prova terá 4 cadernos de provas com 30 questões cada (total de 120 questões objetivas) e 01 redação.

Manhã
Prova I: Ciências Naturais
Prova II: MatemáticaTarde

Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Redação
Prova IV: História e Geografia

  • Ensino Médio: a prova terá 4 cadernos de prova com 30 questões cada (total de 120 questões objetivas) e 01 redação.

Manhã
Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia)
Prova II: Matemática e suas Tecnologias

Tarde
Prova III: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias  (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e redação
Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias  (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)

Quanto é preciso tirar para passar na prova do Encceja?

Para conseguir o certificado de Ensino Fundamental ou Médio, você precisará alcançar as seguintes notas:

  • Mínimo de 100 pontos nas áreas do conhecimento (em uma escala que varia de 60 a 180 pontos)
  • Mínimo de 5 pontos na redação (em uma escala que varia de 0 a 10)

Atenção: se você não alcançar a nota suficiente em todas as áreas do conhecimento, receberá o certificado parcial das provas em que você passou e, assim, no próximo ano, poderá fazer apenas as provas em que não obteve a pontuação mínima.

É obrigatório ir no dia da prova do Encceja?

A partir do ano de 2018, o Inep estabeleceu a seguinte regra: “Os candidatos que não comparecerem no dia da aplicação da prova e não justificarem sua ausência no sistema online Encceja, deverão pagar uma taxa quando forem fazer a inscrição novamente.

Sendo assim, você não é obrigado a ir no dia da prova, mas, caso você falte, não poderá fazer a inscrição gratuita no ano seguinte. Por isso, vale a pena o esforço para comparecer no dia da prova.

Como entrar para faculdade depois de fazer Encceja?

Assim que você obtiver o certificado de Ensino Médio pelo Encceja, você poderá se inscrever no vestibular para um curso superior.

Para isso, é importante saber o curso ou ao menos ter uma ideia da área em que você gostaria de trabalhar. Após essa escolha, busque uma faculdade conceituada e comprometida para tentar um vestibular e começar sua faculdade.

Listamos aqui 5 universidades particulares que, além de serem credenciadas e autorizadas pelo MEC, oferecem tanto o ensino presencial quanto a distância, além de terem os melhores preços e condições facilitadas de pagamento, como bolsas de estudo, financiamento, descontos e outros:

 

 

Veja também:

Guia das profissões

Preciso fazer vestibular para ingressar em uma universidade online?

Agora que você já sabe tudo sobre o Encceja, já pensou em qual faculdade quer estudar? Compartilhe suas ideias e planos deixando um comentário aqui embaixo!

Comente