Veja como saber qual é o local da prova do Enem 2018

Enem — Escrito por

Você mora em Oiapoque, no Amapá, e está preocupado se vai poder fazer o Enem aí? Mora em Bagé, no Rio Grande do Sul? Na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso? Em Itapipoca, no Ceará? Não se preocupe, pois o Enem será aplicado nas cinco regiões do Brasil, em centenas e centenas de cidades.

Na hora da inscrição, você mesmo escolhe o município em que deseja fazer a prova. Mesmo que a sua cidade não conste da lista, tenha a certeza de que haverá algum lugar mais próximo onde você vai poder prestar o Exame.

O Enem costuma ser aplicado em colégios ou instituições públicas. O endereço exato sai em outubro de 2018, e é bom você estar ligado nas datas mais importantes do cronograma.

Confira agora mesmo como fazer a escolha da cidade para prestar o Exame, saiba quando sai o local definitivo, conheça as principais datas do Enem 2018 e veja como será a prova!

 

Onde vou fazer o Enem 2018?

O Enem é aplicado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A lista completa dos municípios você pode ver no Edital do Enem 2018, que já foi publicado. A melhor maneira de acessar esse documento é pelo site oficial do Enem.

Como comentamos no início do texto, é o participante quem escolhe a cidade onde vai realizar as provas. Veja como fazer:

  • A escolha deve ser feita no momento da inscrição. O prazo vai de 7 a 18 de maio de 2018
  • Durante esse período, você deve entrar no site do Enem e se inscrever. O sistema solicitará informações como CPF, telefone e e-mail.
  • Essa é a hora em que você irá preencher também a cidade em que quer prestar o Exame, entre outros dados, como o idioma que prefere para a prova de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).
  • Então, você vai criar a sua senha e será gerado um número de inscrição. É a partir desse número e senha que você poderá acessar o andamento da sua inscrição na página do Enem.
  • Como esse mesmo número e senha você poderá, em outubro, em data a ser definida pelo MEC, acessar e imprimir o seu Cartão de Confirmação de Inscrição, onde constará o endereço da prova.

Durante o período de inscrições, você tem a oportunidade de alterar o município escolhido quantas vezes quiser. Uma vez encerradas as inscrições, não há mais como mudar.

Resumindo: você deve ficar atento ao período de inscrições (7 a 18 de maio) e, depois, terá que acompanhar pelo site a situação da sua inscrição para verificar, em outubro de 2018, o local exato da sua prova.

 

Quais os dias e horários das provas do Enem 2018?

Outras datas que você deve anotar são as das provas do Enem de 2018. Elas ocorrerão em dois domingos consecutivos, nos dias 4 e 11 de novembro.

A prova do primeiro dia vai das 13h30 às 19h e, a do segundo dia, das 13h30 às 18h30. Mas atenção: os portões para a entrada dos participantes ficam abertos das 12h às 13h (horário de Brasília). Saia de casa com antecedência, porque depois desse horário, ninguém mais entra!

 

Como serão as provas do Enem 2018?

As provas abordarão os conteúdos vistos durante o ensino médio. No dia 4 de novembro, as provas são de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação.

No dia 11 de novembro é a vez dos exames de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Você terá que resolver 180 questões ao todo – são 45 de cada área, em sistema de múltipla escolha.

Para a redação, é bom estar conectado com os acontecimentos mais importantes do Brasil e do mundo. Leia jornais e sites de notícias, assista a programas de debates e procure fontes de informação confiáveis para se atualizar.

O tema é surpresa e costuma envolver questões importantes para a sociedade. Sua missão será desenvolver um texto dissertativo em no máximo 30 linhas, expondo os seus argumentos sobre o assunto proposto.

No dia das provas, não se esqueça de levar uma caneta preta fabricada em material transparente e seu documento de identificação com foto (confira no edital do Enem a lista dos documentos permitidos). O documento tem que ser o original, fotocópias não serão aceitas! Leve também o seu cartão de inscrição.

 

Faculdades que aceitam as notas do Enem

Você já deve saber, mas não custa nada reforçar: o Enem, hoje em dia, é considerado o maior vestibular do país. Um bom desempenho no Exame pode garantir vaga em cursos superiores de todos os graus de formação (licenciatura, tecnológico, bacharelado, áreas do conhecimento (Humanas, Exatas, Saúde, Negócios, etc.) e modalidades (presencial, semipresencial, a distância).

Deixamos aqui alguns exemplos de faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que aceitam a nota do Enem:

O Enem também serve para entrar em programas como o ProUni e o FIES, que concedem, respectivamente, bolsas de estudo e financiamentos a estudantes de baixa renda.

Notas altas no Exame são fundamentais para que você tenha chances de conseguir esses benefícios do governo – e todas as universidades citadas acima também participam dessas iniciativas.

 

Veja também:

Quantas horas de prova tem o Enem? Entenda

 

Entendeu como faz para escolher seu local da prova? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente