Mas que nota preciso tirar no ENEM?

Bolsas de Estudo, Ciência sem Fronteiras, Enem, Fies, Prouni, Sisu — Escrito por

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) que visa avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio em todo país. A partir do ano de 2009 esta prova ganhou mais importância, pois passou a classificar os estudantes egressos do ensino médio em programas do governo federal.

Através do resultado do ENEM é possível participar de diversos programas do governo para ingresso no ensino superior, seja público ou privado, são eles: Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), Certificado de Conclusão do Ensino Médio, Complemento de Nota nos Vestibulares e Ciência sem Fronteira (para bolsas de estudos no exterior).

Não existe uma nota perfeita no ENEM, o ideal é que o estudante busque a maior nota possível, pois é o critério utilizado para a classificação. O que acontece em cada um desses programas é que em cada caso há uma exigência diferente, principalmente no que diz respeito à nota mínima para participação.

Abaixo mostramos qual a nota deve ser alcançada em cada um dos processos de seleção para que o estudante possa participar e concorrer a uma vaga em um curso superior ou bolsa de estudo no exterior.

Sistema de Seleção Unificada

A regra no SiSU é que todos os candidatos que tenham participado do ENEM no ano anterior e que tenham nota superior a zero (0) na prova de redação estão aptos a participar do processo de seleção. Porém, as instituições participantes podem definir alguma pontuação mínima para cada curso.

Programa Universidade para Todos

Já o ProUni possui uma nota mínima para participação, além de nota superior a zero na prova de redação, que são 450 pontos de média geral do ENEM. Essa nota pode ser calculada somando as 5 notas do boletim individual e dividindo o resultado por 5.

Fundo de Financiamento Estudantil

Para solicitar a participação no FIES não é preciso ter atingido nenhuma nota mínima no ENEM. É exigido apenas que os estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 tenham realizado a prova a partir desta data. Ou seja, qualquer edição do ENEM após 2010 é válida para comprovação.

Certificado de Conclusão do Ensino Médio

Para solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio é necessário que o estudante alcance a nota mínima de 450 pontos em cada área de conhecimento da prova e 500 pontos na prova de redação.

Complemento de Nota nos Vestibulares

Já nos vestibulares tradicionais, não há uma nota mínima específica. O ideal é que a nota seja alta para que componha a nota e auxilie na aprovação do candidato no processo de seleção.

Ciência sem Fronteiras

O programa Ciência sem Fronteiras é específico para quem já está em um curso de graduação e deseja concorrer a bolsas de estudos no exterior. Nesse caso, a exigência é que a nota do estudante seja no mínimo igual a 600 pontos em provas realizadas a partir de 2009.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , , , , , , ,

Comente